Ícone do site Cooky Receitas

Amendoim: 5 receitas para você sair do comum

Amendoim: 05 receitas para você sair do comum

O amendoim pode ser consumido tanto doce como salgado, e é muito utilizado em receitas tradicionais como paçoca e pé de moleque. Além de ser servido até mesmo como aperitivo. Com a sua imensa versatilidade é possível incluí-lo em diversas receitas, doces ou salgadas.

Por isso, hoje, o Cooky preparou uma lista com 5 receitas com amendoim para você sair do comum. Vá além da paçoca e pé de moleque, por meio dessas receitas com amendoim que são deliciosas, práticas e fáceis de fazer!

Vamos às receitas?

1. Frango com molho de amendoim

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as coxinhas temperadas com sal e pimenta em uma fôrma e leve ao forno alto, preaquecido, por 20 minutos. Aqueça uma panela, em fogo médio, com o óleo e refogue a cebola e o alho por 3 minutos. Acrescente o amendoim, a pimenta e a salsa e refogue 2 minutos. Tempere com sal e pimenta. Bata no liquidificador com a água até formar uma pasta. Despeje o molho sobre frango e misture com uma colher. Volte o frango ao forno baixo por mais 20 minutos ou até dourar. Polvilhe com salsa e sirva em seguida.

Fonte: Guia da Cozinha

2. Pudim de amendoim

Imagem: Sococo

Ingredientes

Calda

Modo de preparo

Para a calda, dissolva o açúcar na água, despeje em uma panela e leve ao fogo baixo, sem mexer, por 12 minutos ou até obter um caramelo dourado. Despeje em uma fôrma redonda média de buraco no meio, gire para untar por igual e reserve. No liquidificador, coloque o leite condensado, o leite, os ovos, o amendoim e bata até que fique uniforme. Desligue e despeje na fôrma. Leve ao forno médio, preaquecido, em banho-maria, por 45 minutos ou até firmar. Retire do forno, deixe esfriar e leve à geladeira por 6 horas. Retire, desenforme e sirva.

Fonte: Guia da Cozinha

3. Camafeu de amendoim

Ingredientes

Glacê

Modo de preparo

Em uma panela, misture o leite condensado, a manteiga, o amendoim e o doce de leite. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre, e cozinhe por 3 minutos depois de iniciada a fervura ou até soltar do fundo da panela. Despeje em um prato untado e deixe esfriar. Para a cobertura, em uma vasilha, misture o açúcar, o limão e despeje o leite, aos poucos, mexendo até obter consistência de mingau. Leve ao banho-maria, mexendo até dissolver o açúcar. Com as mãos ligeiramente untadas, modele o camafeu deixando-o alongado. Com ajuda de um garfo, banhe o camafeu na cobertura e escorra o excesso. Coloque em uma fôrma untada e decore com uma metade de amendoim sem casca. Deixe secar e coloque em forminhas para servir.

Fonte: Guia da Cozinha

4. Peixe grelhado com purê de amendoim

Foto: Santa Helena

Ingredientes

Purê

Modo de preparo

Misture o suco de limão, o dente de alho e o shoyu. Jogue o molho por cima dos filés e deixe marinando por no máximo 20 minutos. Descasque e pique um pedacinho de gengibre e um dente de alho bem miudinho, faça o mesmo uma pimenta dedo de moça pequena. Não esqueça de tirar a semente! Refogue meia cebola média picada em uma panela com uma colher de sopa de azeite de oliva. Enquanto a cebola refoga, processar 300gr de amendoim torrado sem pele e sem sal. Junte o alho, o gengibre e a pimenta na panela. Adicione 200ml de leite de coco e em seguida o amendoim. Coloque sal a gosto e 1/4 de xícara de água. Desligue o fogo e finalize o cozimento no calor da panela. Coloque um fio de azeite na frigideira e adicione o peixe para grelhar. Depois de pronto, é só montar o prato, finalizar com um pouquinho de coentro picado e comer essa delícia!

Fonte: Santa Helena

5. Salada de repolho roxo com maçã e amendoim

Foto: Cantinho Vegetariano

Ingredientes

Molho

Modo de preparo

Fatie o repolho, a maçã e o pepino em fatias, em seguida coloque-os em uma saladeira. Misture os ingredientes do molho em um recipiente e despeje na salada. Por fim, polvilhe o milho cozido e o amendoim por cima. 

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 5 receitas com amendoim para você sair do comum. Com elas, você pode variar o cardápio das suas refeições. 

Fonte: Aqui na Cozinha

Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas receitas? Já provou? Deixe sua resposta nos comentários! 

Aproveite este momento para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!

Sair da versão mobile