Dica de culinária: como congelar as sobras dos alimentos?

Receitas

Você sabe como congelar as sobras dos alimentos de forma correta? Não? Neste post, você vai conferir dicas úteis para congelar as sobras dos alimentos de uma maneira que preserve o sabor e os nutrientes dos alimentos que serão congelados.

Estas dicas são ideais para quem costuma preparar uma série de marmitas para facilitar o seu dia a dia ou para aqueles que uma vez ou outra exageram na quantidade de comida preparada e precisam congelar as sobras. 

Separe pequenas porções

Antes de congelar os alimentos, é importante que você separe em pequenas porções. Desta forma, você não precisará descongelar uma grande quantidade de alimento. Isso evitará o desperdício.

Escolha bem as embalagens

Na hora de congelar as sobras ou as suas marmitas, é essencial que você escolha bem as embalagens. Este cuidado ajudará na preservação dos sabores e nutrientes. Ao embalar os alimentos, opte por recipientes próprios para ir ao micro-ondas, pois isto facilitará o descongelamento. As embalagens não devem permitir que o alimento entre em contato com o ar frio e seco do freezer e evitar a passagem de outros aromas. Além disso, a embalagem não deve rasgar com facilidade.

Coloque etiquetas

Depois de embalar todos os alimentos que deseja congelar, é hora de etiquetá-los. Na etiqueta deve conter o nome do alimento e a data em que foi congelado. Assim, mesmo que se passe alguns dias, você ainda saberá o que tem em cada embalagem e se o alimento ainda está dentro do prazo de validade.

Espere esfriar

Isso mesmo, antes de colocar as porções no congelador, você deve esperar os alimentos esfriarem. Este processo evitará o armazenamento de água junto ao alimento, além de economizar energia.

Use a geladeira para descongelar

Acabou de retirar os alimentos do congelador, mas não pretender comer o alimento neste momento? Deixe a embalagem na geladeira, assim o alimento vai descongelar de forma segura, evitando a proliferação das bactérias.

Cozinhe imediatamente após descongelar

Para garantir a preservação do sabor e dos nutrientes, você deve cozinhar ou esquentar os alimentos congelados assim que eles estiverem descongelados.

Gostou destas dicas? Você já seguiu algumas destas dicas? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Aproveite e compartilhe este post com seus amigos para que mais pessoas possam acertar na hora de congelar os alimentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooky © 2020. Todos os direitos reservados.