Ícone do site Cooky Receitas

7 receitas de ensopado para você saborear no inverno

Receitas de ensopado para o inverno

Tem aquelas receitas que aquecem o coração, que trazem aconchego e combinam muito bem com dias frios, e o ensopado é uma delas. Esse prato que é tão prático e consiste basicamente em preparar alguma carne, com pouca água e muitos temperos, além de ser bem conhecido.

Você pode fazer ensopado de carne, peixe, frango e legumes e para te ensinar como preparar esse prato delicioso que pode ser saboreado tanto sozinho, como com outros acompanhamentos, neste post, você vai encontrar 7 receitas de ensopado que vão te deixar com água na boca.

Vamos lá!

Ensopado de músculo com um toque de limão

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Corte o músculo em cubos de cerca de 4 cm, descartando os excessos de gordura. Mantenha a carne em temperatura ambiente enquanto prepara o restante dos ingredientes – ela não pode estar gelada na hora de ir para a panela.
  2. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, descasque e corte os tomates ao meio; descarte as sementes e corte as metades em cubinhos. Leve uma chaleira com um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para aquecer.
  3. Leve a panela de pressão (sem a tampa) ao fogo médio. Quando aquecer, regue a panela com 1 colher (sopa) de azeite e acrescente a carne em etapas  – se colocar tudo de uma só vez, a carne vai cozinhar no vapor em vez de dourar. Tempere a carne com sal e deixe dourar bem por cerca de 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira para uma travessa e repita com o restante da carne, regando a panela com azeite e temperando com sal a cada leva.
  4. Mantenha a panela em fogo médio, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o tomate, o alho, o tomilho e refogue por mais 3 minutos – raspe bem o fundo da panela com a espátula para dissolver os queimadinhos da carne no refogado.
  5. Volte a carne dourada para a panela e misture bem. Regue com 2 xícaras (chá) da água quente e misture bem. Adicione o caldo de limão e tempere com 1 colher (chá) de sal. Tampe a panela e aumente o fogo. Quando começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos.
  6. Desligue o fogo e atenção: deixe todo o vapor sair antes de abrir a tampa. Enquanto isso, leve uma frigideira com a manteiga ao fogo médio. Junte a farinha e mexa bem até ficar dourada – a farinha ajuda a engrossar o molho.
  7. Adicione uma concha do caldo do ensopado à frigideira e misture com o batedor de arame para dissolver os gruminhos de farinha. Junte essa mistura ao ensopado e volte a panela (sem a tampa) ao fogo alto. Deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo de vez quando, até o molho encorpar. Finalize com as raspas de limão e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Ensopado de abobrinha com cuscuz marroquino

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

Ensopado

Cuscuz

Modo de preparo

Ensopado

  1. Com uma escovinha para legumes lave bem a casca das abobrinhas sob água corrente. Corte e descarte as pontas, em seguida, corte cada uma em quatro pedaços, no sentido da largura, formando oito toletes.
  2. Descasque e pique fino os dentes de alho. No liquidificador, bata o tomate pelado (com o líquido) até ficar liso (se preferir, amasse os tomates com um amassador de batatas ou bata com o mixer na panela).
  3. Leve uma panela média ao fogo médio. Quando aquecer, regue com o azeite e refogue o alho por um minuto apenas para perfumar. Junte o tomilho e mexa bem. Adicione o tomate batido e tempere com 1 colher (chá) de sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – o sal vai temperar o molho e também as abobrinhas. Mantenha a panela em fogo médio até o molho começar a ferver.
  4. Assim que o molho ferver, coloque os pedaços de abobrinha em pé, um ao lado do outro. Abaixe o fogo, tampe parcialmente a panela e deixe cozinhar por cerca de 25 minutos, até as abobrinhas ficarem macias e o molho encorpado. Enquanto isso, prepare o cuscuz marroquino.

Cuscuz

  1. Leve uma chaleira com um pouco mais de 1 xícara (chá) de água ao fogo alto para ferver.
  2. Numa tigela média, coloque o cuscuz marroquino junte 1 colher (sopa) de azeite e tempere com uma pitada de sal – lembre-se que as alcaparras são salgadas, se necessário ajuste o sal depois de misturar o refogado ao cuscuz. Regue o cuscuz com 1 xícara (chá) da água fervente, misture e tampe com um prato. Deixe abafado por 5 minutos para hidratar.
  3. Enquanto isso, descasque e corte a cebola em cubos pequenos, de cerca de 0,5 cm.
  4. Leve uma frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite restante, junte a cebola e tempere com uma pitada de sal. Refogue por cerca de 2 minutos até murchar. Acrescente as alcaparras, as amêndoas e mexa bem por 1 minuto para incorporar os sabores. Desligue o fogo e misture as raspas de limão.
  5. Solte o cuscuz marroquino com um garfo, junte o refogado e misture delicadamente.
  6. Assim que estiverem cozidas, transfira as abobrinhas com o molho para uma travessa e sirva a seguir com o cuscuz marroquino.

Fonte: Panelinha

Ensopado Cearense

Foto: Divulgação/Claudia

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Em uma panela de pressão aqueça a margarina e doure o bacon.
  2. Acrescente a cebola, o tomate e a carne.
  3. Tempere com o sal e a pimenta.
  4. Junte o caldo de legumes e o molho de tomate.
  5. Leve ao fogo com a tampa e cozinhe no fogo brando (160 ºC), durante 20 minutos após o início da pressão.
  6. Deixe sair a pressão, abra a panela, acrescente a linguiça e cozinhe por mais 15 minutos sem pressão.
  7. Polvilhe a salsa e a cebolinha.
  8. Sirva em seguida. 

Fonte: Claudia

Ensopado Vegetariano

Foto: Divulgação/Boa forma

Ingredientes

Modo de preparo

  1. Faça o pré-preparo: descarte as folhas e corte a couve-flor em floretes, do tamanho de um bocado. Transfira para uma tigela e lave bem sob água corrente. Descasque e pique fino a cebola e o alho. Retire a pele dos tomates, corte cada um ao meio, descarte as sementes e corte as metades em cubos de 0,5 cm. Descasque a abóbora, descarte as sementes e corte a polpa em cubos de 1,5 cm. Descasque e corte a batata-doce em cubos de 1,5 cm. Lave e seque os ramos de coentro; pique fino os talos e a raiz e reserve as folhas para servir. 
  2. Leve uma panela grande ao fogo baixo para aquecer. Enquanto isso, quebre as sementes de coentro e cominho no pilão (se preferir, pique fino com a faca). Coloque o óleo na panela, adicione as sementes e mexa por alguns segundos apenas para liberar os aromas. 
  3. Acrescente a cebola e os talos e a raiz do coentro, tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar. Junte o restante das especiarias e misture bem – essa é a base de sabor do ensopado. Acrescente o tomate picado, o alho, tempere novamente com sal e refogue até formar uma pastinha.
  4. Regue com a água e o leite de coco, misture raspando bem o fundo da panela com a espátula para dissolver todo o sabor do refogado. Aumente o fogo, adicione a couve-flor, a abóbora e a batata-doce e deixe cozinhar até ferver. 
  5. Assim que ferver, abaixe o fogo novamente e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar por 15 minutos, até os legumes ficarem macios – mexa de vez em quando, apertando alguns cubos de abóbora para desmanchar e engrossar o caldo.
  6. Numa peneira, escorra o grão-de-bico e misture aos legumes cozidos. Deixe cozinhar por mais 5 minutos. Desligue o fogo e sirva a seguir com as folhas de coentro e naan (pão indiano).

Fonte: Panelinha

Se você prefere aprender novos pratos assistindo vídeos, assista esses aqui embaixo, porque é um ensopado melhor que o outro!

Ensopado de peixe

Ingredientes

Frango ensopado com legumes

Ingredientes

Porco ensopado na cerveja preta

Ingredientes

Conclusão

Ensopado é um prato muito saboroso e que vale muito apena aprender a fazer, porque mesmo sendo uma receita perfeita para o frio, ela pode ser feita no dia a dia e pode ter vários acompanhamentos.

Escolhe uma dessas receitas e aproveita para fazer ainda hoje, tenho certeza que você vai amar, assim como os seus amigos vão amar receber todas essas receitas. Compartilha com eles, porque receita boa, a gente compartilha!

E se você ama as comidinhas de inverno, aproveite para ler antes este post: 10 receitas ideais para os dias frios.

Até a próxima!

Sair da versão mobile