Sobremesa: 5 receitas incríveis para preparar em 15 minutos

Sabe aquela vontade de doce que surge logo após o almoço? Neste post, você confere 5 receitas incríveis de sobremesa que podem ser feitas em apenas 15 minutos!

Bolos e tortas doces

Atualizado em 23/05/2022

Sobremesas: receitas que podem ser feitas em 15 minutos

Em datas especiais, o cardápio é mais elaborado, composto por uma entrada, prato principal e para fechar com chave de ouro, uma sobremesa. Às vezes o grande auge do jantar ou do almoço é a sobremesa, adultos e principalmente crianças ficam esperando para descobrir qual vai ser o doce da vez.

Temos um cardápio de sobremesa tão vasto quanto o cardápio de pratos principais, cada local possui seus doces típicos e existem alguns muito elaborados e outros muito simples. E que bom, que há essas receitas mais simples, porque nem sempre há tempo e prática suficiente para fazer algo mais criativo.

Quem nunca ficou com vontade de provar um docinho depois do almoço e são sabia o que fazer, ou achou que era muito complicado preparar algo na hora?

Essa vontade é universal e aqui no Brasil a sobremesa é tão especial que até dia nacional ela ganhou, dia 09 de outubro.

Para mostrar que você não precisa ficar na vontade e dá sim para fazer sobremesas deliciosas de forma rápida, neste post, você confere algumas receitas que irão adoçar sua semana.

Vamos lá!

Brigadeiro de micro-ondas com chocolate amargo

Brigadeiro de micro-ondas
Foto: Divulgação/Jornal Florense

Ingredientes

  • ½ lata de leite condensado
  • 25 g de chocolate amargo 70% cacau (cerca de 2 colheres de sopa)
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Numa tigela média de vidro que comporte pelo menos 1,5 litro (ou outro recipiente refratário que possa ir ao micro-ondas), coloque todos os ingredientes. Atenção: a tigela pode parecer grande para a quantidade de ingredientes, mas o leite condensado espuma ao cozinhar.
  2. Leve a tigela ao micro-ondas por 1 minuto em potência alta. Com cuidado para não se queimar, usando um pano de prato, retire a tigela do micro-ondas e misture vigorosamente com um batedor de arame. 
  3. Volte a tigela ao micro-ondas em sessões de 30 segundos, mexendo a cada etapa, até ficar cremoso. Geralmente duas sessões são suficientes – as potências dos micro-ondas podem variar, por isso é melhor ir aos poucos até você descobrir qual é o tempo ideal no seu aparelho. Após o tempo de cozimento, a massa de brigadeiro fica com aparência talhada – não se preocupe, é assim mesmo. Mexa vigorosamente com o batedor de arame para ficar lisa – esse é o segredo para deixar o brigadeiro de micro-ondas bem cremoso. 

Fonte: Panelinha

Gomos de laranja com licor de amêndoas

Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • 2 laranjas-bahia
  • 1 colher (sopa) de licor de amêndoas (ou outro de sua preferência)
  • amêndoas laminadas torradas a gosto
  • sorvete de baunilha para servir

Modo de preparo

  1. Com uma faca de chef bem afiada, corte e descarte as pontas das laranjas. Apoie uma das bases da laranja na tábua e corte a casca e a película branca, de cima para baixo, bem rente à curva da fruta para descascar. 
  2. Para cortar a laranja em gomos: sobre uma tigela, segure a laranja com a palma de uma das mãos; com a outra, corte um V bem rente às membranas (linhas brancas) que separam os gomos — deixe o gomo e o caldo escorrer sobre a tigela e repita o processo até cortar todos os gomos das duas frutas. 
  3. Sobre a mesma tigela, esprema os miolos das laranjas para extrair todo o caldo e misture o licor de amêndoas. Transfira para um prato, polvilhe com amêndoas e sirva a seguir acompanhado de sorvete de baunilha.

Fonte: Panelinha

Bicho de pé

Foto: Divulgação/Receita Maneira

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1/2 pacote de gelatina de morango
  • 1 colher (sopa) de manteiga

Modo de preparo

  1. Em uma panela, misture bem o leite condensado, o meio pacotinho de gelatina de morango e a manteiga.
  2. Leve a panela ao fogo (baixo) e mexa sem parar, por aproximadamente 5 minutos. Quando começar a soltar do fundo da panela, desligue o fogo!
  3. A gelatina vai endurecer a mistura um pouco mais rápido, portanto é preciso ficar atento à textura. Nem tão líquido (calda) e nem tão rígido (a ponto de enrolar).
  4. Despeje a mistura nos copinhos ainda quente, caso contrário a mistura endurecerá e você não vai conseguir encher os copos com o doce.
  5. Quando esfriar, decore com confeito miçanga, açúcar cristal, raspas de chocolate branco ou o que você preferir!

Fonte: Raquelicias

Brownie de micro-ondas

Brownie de micro-ondas
Foto: Divulgação/Tudo Gostoso

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 2 colheres de sopa de chocolate em pó
  • 1 e ½ colher de sopa de manteiga derretida (sem sal)
  • 2 colheres de sopa de leite
  • Amendoim ou nozes a gosto

Modo de preparo

  1. Reúna todos os ingredientes.
  2. Em uma vasilha, coloque a farinha, o açúcar, o chocolate e misture.
  3. Acrescente a manteiga, o leite e misture bem.
  4. Por último adicione as nozes (ou o amendoim), misture bem e transfira para algum recipiente que possa ir ao micro-ondas.
  5. Leve ao micro-ondas em potência alta por cerca de 1 minuto.
  6. Agora é só servir. Bom apetite.

Fonte: Receiteria

Creme de papaia

Creme de papaia
Foto: Divulgação/Receitas Nestlé

Ingredientes

  • 2 mamões papaias
  • 6 bolas de sorvete de creme
  • Licor de cassis a gosto

Modo de preparo

  1. Descasque o mamão e retire as sementes, pique e coloque no copo do liquidificador. Acrescente as bolas de sorvete e bata bem. 
  2. Divida o creme em taças e regue com o licor. Sirva imediatamente.

Fonte: Guia da semana

Conclusão

Viu como é fácil e rápido fazer uma boa sobremesa?

Com essas 5 opções, você vai conseguir saciar a vontade de comer doce mesmo nos dias mais corridos.

Mas se por acaso você tiver um tempinho a mais e quiser preparar algo diferente, você pode aproveitar para ver a nossa lista com 6 receitas com sorvete saborosas e refrescantes ou ainda se tiver algumas bananas em casa que estão quase passando do ponto, experimente preparar uma dessas 5 receitas de sobremesa com banana.

Procurando por algo delicioso para um jantar romântico? Você pode ver essa lista com 5 receitas fáceis que escolhemos para o Dia do Namorados, mas que podem ser feitas a qualquer momento, porque afinal ser romântico é ótimo!

Gostou deste post? Compartilhe com os seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta