Bolo de milho com fubá fino

Essa receita é super fácil de preparar e vai deixar o seu café da manhã ou lanche da tarde ainda mais gostoso. E mais, ela não leva adição de farinha de trigo ou seja e por isso, é uma excelente opção de receita de bolo sem glúten.

Ingredientes

  • 03 ovos
  • 1 xícara de chá de leite integral
  • 1/2 xícara de chá de óleo
  • 1/2 xícara de chá de açúcar demerara ou branco refinado
  • 2 xícaras de chá de fubá fino
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo

Preparando o bolo

O primeiro passo para preparar esse bolo delicioso é ligar o forno a 180º para que ele possa pré-aquecer. Em seguida, separe os ingredientes. Em um recipiente, coloque os ovos, o leite integral, o óleo e o açúcar. Com o auxílio de um fouet ou garfo, misture bem os ingredientes. Em seguida, vá colocando a farinha de milho aos poucos e mexendo para que a farinha incorpore aos demais ingredientes. Repita o processo até que toda a farinha tenha sido utilizada. Por último, acrescente o fermento, mexa delicadamente até obter uma mistura homogênea.

Untando a forma

Agora é hora de untar a forma, é aí, que tenho uma dica para deixar a crostinha do seu bolo ainda mais gostosa. Para untar, coloque um fio de óleo em uma forma de tamanho 27x15. Em seguida, com o auxílio de um pincel culinário ou guardanapo, espalhe o óleo por toda forma. Depois, salpique uma colher de sopa de açúcar e uma colher de sopa de farinha de milho. Para que os ingredientes secos possam grudar em toda a forma, você precisa dar leve batidas na parte externa da forma. Repita o processo até que toda a forma fique bem untada. Retire o excesso da farinha e o açúcar se houver e pronto, você já pode se preparar para assar o bolo.

Assando o bolo

Com a forma devidamente untada, despeje a massa e leve para o forno. Deixe assar por 30 a 35 minutos a 180º. O tempo vai depender da potência do seu forno. Para evitar problemas, basta espetar um palito assim que completar os primeiros 30 minutos. Se o palito estiver limpo após espetar, você já pode se deliciar com um belo bolo de milho.

Cozinhar é uma das minhas paixões desde a adolescência. Cozinhar é mais do que misturar ingredientes e acertar no tempero, mas para mim é mais uma forma de demonstrar amor. Um bom prato de comida eterniza momentos!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 3 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carolina Liebert
criada por: Ana Carolina Liebert
Avaliação da receita
(3 votos, média 5)
Rendimento 3 - 4 pessoas
Duração 1h
Dificuldade Fácil