Fazer pães sempre foi um desafio para mim. Os bolos eu dominava, mas os pães nunca ficavam bons, ou ficavam pesados, ou com gosto de fermento, sempre deixavam a desejar, até que eu resolvi estudar e descobrir onde eu estava errando, afinal certamente havia um truque para resolver isso. 

E tinha mesmo!

Em uma pesquisa rápida descobri diversos melhoradores de farinhas, aceleradores de fermento, e diversos artifícios para fazer meu pão ficar melhor. Mas poxa, eu queria um pão caseiro gostoso e sem aditivos. 

Tive que usar todo o meu conhecimento de nutrição para entender o papel de cada ingrediente na receita, como as gemas que substituem a lecitina de soja na massa. 

Entender que dobrar de volume é mais importante que o tempo de fermentação e que a umidade da massa faz toda a diferença para deixar a massa do panetone desfiando como os melhores do mercado. 

Foram muitas tentativas até chegar nessa receita, que foi comercializada durante alguns anos em uma brigaderia famosa de São Paulo, recheados com brigadeiro gourmet e cobertos com uma casquinha de chocolate belga. 

Essa receita rende: 10 panetones de 500 gramas

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Ingredientes

Para a esponja

  • 5 sachês de fermento biológico
  • 5 xícaras chá de leite morno
  • 300g de açúcar
  • 700g de farinha de trigo

Para o panetone

  • Aroma de panetone
  • 150ml de óleo ou 150 g de manteiga
  • 15 gemas
  • 1 pitada de sal
  • 1,5kg de farinha de trigo aos poucos, deixe a massa bem úmida e ainda grudando nas mãos, ou na pá da batedeira.

Modo de preparo

Para começar, prepare a esponja com os ingredientes acima. Na sequência, deixe crescer até dobrar de volume. Assim que dobrar de volume, acrescente os demais ingredientes. Misture bem e deixe crescer até triplicar o volume. Espalhe a massa na mesa enfarinhada e recheie a gosto, com mais ou menos 1kg de chocolate ou frutas cristalizadas a gosto.

Cuidado com a quantidade de farinha adicionada na manipulação da massa para não secar demais e deixar o panetone duro depois de pronto, a farinha usada é somente para impermeabilização da massa.

Enrole e divida em porções de 350g para cada panetone. Se não tiver uma balança, faça bolas que ocupem ¾ da forma. Faça bolas e deixe crescer novamente nas formas.

Faça bolas e deixe crescer novamente nas formas. Leve ao forno quente, muito quente, por mais ou menos 10 minutos, ou até dourar a superfície e passar pelo teste do palito.

*Para diminuir a receita divida por 5 e multiplique por 3, ou faça apenas uma unidade que irá render um panetone de um quilo ou dois de 500 gramas.

Use brigadeiros de diversos sabores para rechear, cubra com ganaches de chocolate e decore com frutas de natal e bombons.

Como ele é uma receita caseira, tem uma validade curta também, de 3 a 5 dias, mas pode ser congelado por até 3 meses com ou sem recheio.

No Cooky, você encontra as melhores receitas para deixar o seu cardápio do dia a dia ainda mais saboroso!

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4.3 3 votes
Avaliação da Receita
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
yoghadmin
criada por: yoghadmin
Avaliação da receita
(3 votos, média 4.3)
Rendimento 7 - 8 pessoas
Duração 2 horas
Dificuldade Médio