Pão italiano de fermentação natural

Pães

Imprimir
  • Ingredientes: 4
  • Duração
  • Rendimento 3 - 4 pessoas
  • Dificuldade Médio
  • Comentários 0
  • Avaliação desta receita
    1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhuma Avaliação)
    Votando...Votando...
Publicou 26 receitas

Sou cozinheira no dia a dia, adoro preparar meu próprio alimento. Acredito que cozinhar seja uma manifestação cultural e um ato político. Costumo criar pratos mais saudáveis, mas não nego minha queda por doces.

Sobre esta receita

Que tal fazer um pão italiano fresquinho para comer com uma sopa ou em um sanduíche? Com esse passo a passo você pode fazer um delicioso pão com poucos equipamentos!

Ingredientes
  • Farinha de Trigo Branca 360 g
  • Água gelada 240 g
  • Fermento natural ativo (já alimentado) 90 g
  • Sal 7 g
Modo de preparo

Alimentar o fermento

Pegue o fermento guardado, separe 50 gramas e misture com 100 ml de água e 150 gramas de farinha de trigo. Coloque em um pote transparente e tampe com um pano. Deixe em um lugar mais quentinho, por exemplo, dentro do microondas. O fermento poderá ser utilizado a partir do momento que dobrar de tamanho, leva entre 4 e 8 horas.

1

Autólise

Depois de preparar o fermento e guardar num lugar quentinho, misture toda a farinha e água, apenas incorpore, tampe com um plástico e deixe na geladeira até o fermento crescer.

2

Mistura do pão

Com o fermento crescido, misture a mistura da geladeira com 90 gramas do fermento e o sal, incorpore bem e tampe o pote com plástico por 30 min a 1 hora, pode deixar em temperatura ambiente.

3

Dobras

A cada meia hora, destampe o pote e faça quadro dobras, tampe novamente e espere, faça isso 4 vezes, uma a cada meia hora.

4

Pré-modelagem

Coloque a massa em uma base enfarinhada e faça uma bolinha, tentando deslizar a massa para a parte de baixo, deixando a superfície da bolinha lisa e esticada. Coloque um pano molhado na bolinha e aguarde 30 minutos.

5

Modelagem final

Faça 4 dobras na bolinha e boleie novamente, para deixar ela bem tensa, com a superficie lisa, coloque em um potinho enfarinhado com pano, de cabeça pra baixo (a parte lisinha fica escondida). Dê umas costuradinhas para fechar bem a massa, coloque em um saco plástico, feche e deixe na geladeira por pelo menos 12 horas

6

Assar

Pré-aqueça o forno na temperatura máxima com a panela dentro, por 30 minutos. Enquanto isso, desenforme o pão em um papel anti-aderente e faça um corte.

Com o forno aquecido, tire a tampa e coloque o pão, jogue spray de água na tampa e coloque de novo no forno.

Deixe assar por 15 minutos, tire a tampa e asse por mais 10 minutos ou até dourar.

7

Descanso

Tire o pão da panela e coloque em uma tela ou na grade do fogão. Espere 1 hora até abrir, é muito importante esperar, antes vai estragar o pão (ele ainda está assando).

Agora é só comer!

8

9

Receitas Relacionadas

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cooky © 2014-2021. Todos os direitos reservados.