Pizza 3 queijos com massa de fermentação natural

A leveza da fermentação natural que é muito conhecida nos pães, cai muito bem também para massa de pizza. Para esta receita você precisará ter seu fermento natural em casa, também conhecido como levain ou pasta madre.

Este vídeo explica bem como fazer seu próprio fermento natural: Como fazer Fermento Natural

Ingredientes

  • 2 xícaras Farinha de trigo tipo 00
  • 100g Fermento natural refrescado
  • 1 colher de sopa Azeite
  • 1 colher de chá Sal
  • 1 xícara Água filtrada ou mineral
  • 150g Mussarela
  • 100g Gorgonzola
  • 150g Requeijão cremoso (catupiry)
  • 1 xícara Molho de tomate
  • (a gosto) Orégano

Modo de preparo

Antes de iniciar, deixe uma mesa ou bancada higienizada para fazer a sova da massa. Numa bacia dissolva o fermento natural na água. Acrescente a farinha, sal e azeite e comece a trabalhar a massa com as mãos. Quando todos os ingredientes estiverem bem incorporados, passe para uma bancada ou mesa onde você possa sovar a massa. Sove a massa por aproximadamente 10 minutos, ou até sentir que a massa está bem elástica. Obs: polvilhe um pouco de farinha durante o processo para não grudar na mesa. Molde uma bola com as duas mãos e reserve numa vasilha untada com azeite. Cubra com um pano umedecido e deixe descansar por aproxidamente 6 horas.

Antes de começar a abrir a massa, já ligue seu forno para pré-aquecer em temperatura máxima por pelo menos 20 minutos. Após a fermentação da massa, ela deverá ter dobrado ou triplicado de tamanho. Na bancada enfarinhada, coloque a massa cuidadosamente e comece a abrir com as mãos, pressionando levemente do centro para as bordas, fazendo movimento circulares. Leve numa forma para montar o recheio e levar ao forno.

Adicione molho de tomate deixando pelo menos 1 dedo na borda sem molho. Adicione a mussarela, os pedaços de gorgonzola e coloque gotas de requeijão cremoso tipo catupiry por cima da pizza. Finalize com orégano e leve no forno a 250º por aproxidamente 20 min. Abaixe a temperatura do forno para 200º e ligue o modo grill se seu forno tiver esta opção por mais 10 minutos. Obs: o tempo pode variar de acordo com seu forno, mas você saberá quando estiver pronto pela aparência!

Apaixonado por culinária doméstica, gordices e receitas de família. Adora experimentar receitas (ogras) que envolvam massas, carnes e lanches. Não dispensa também um bom churrasco.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

0 0 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Carvalho
criada por: Lucas Carvalho
Avaliação da receita
(0 votos, média 0)
Rendimento 2 pessoas
Dificuldade Médio