Pizza marguerita com fermentação longa

Se você está buscando uma receitas de massa de pizza saborosa, leve e com muita qualidade, você está no lugar certo! O processo de maturação da massa é bem lento, sendo que você poderá usar um fermento natural (levain) ou ainda um fermento biológico seco (daqueles pacotinhos que vendem no supermercado).

Esta receita rende 2 massas de 30cm.

Recomendado para esta receita: balança para pesar os ingredientes, forno com grill com pedra refratária ou forno à lenha de pizza.

Dica: compre uma farinha de qualidade para esta receita!

Ingredientes

Para a massa

  • 400 g Farinha de trigo
  • 250 g Água filtrada ou mineral
  • 2 g Fermento biológico seco
  • 120 g Levain (fermento natural)
  • 8 g Sal
  • 10 g Azeite

Para o recheio

  • 2 conchas (de feijão) Molho de tomate
  • 360 g Mussarela ralada
  • 24 Tomates cereja
  • A gosto Folhas de manjericão
  • 100 g Parmesão ralado
  • a gosto Sêmola ou fubá fino para abrir a massa
  • a gosto Orégano

Modo de preparo

Preparo do fermento

Para fermento natural (levain): em uma bacia, dissolva o fermento natural já ativado na água. Adicione o sal e o azeite. Misture bem e vá colocando a farinha aos poucos. Para fermento seco: em uma bacia, dissolva o fermento seco na água com uma colher de chá de açúcar, para alimentar o fermento. Adicione o sal e o azeite. Misture bem e vá colocando a farinha aos poucos.

Sova da massa

Incorpore bem a massa com as mãos e leve para uma bancada de pedra ou madeira para sovar. Se precisar, adicione um pouquinho de farinha aos poucos e sove por aproximadamente 10min até começar a soltar das mãos e ficar lisa. Cubra com um pano ou plástico para não ressecar e leve para descansar até dobrar de tamanho. O tempo pode variar de acordo com o tipo de fermento e a temperatura ambiente.

Fermentação longa

Após a massa dobrar de tamanho, divida a massa em duas partes iguais (pode usar a balança para conferir). Coloque um fio de azeite em 2 potes redondos e cubra com plástico filme ou saco plástico bem fechado. Deixe a massa repousar na geladeira por 2 dias. Se você quiser fazer no mesmo dia, deixe fermentar por pelo menos 8 horas fora da geladeira, mas com mais tempo, o resultado é bem melhor. Tire a massa da geladeira pelo menos umas 04 horas antes do preparo final (se estiver muito frio, abaixo de 12º C, pode tirar com pelo menos 06 horas).

Para o recheio

Pré-aqueça seu forno no máximo por 45min com a pedra refratária, no caso de forno com grill, deixe ele ligado também. Os ingredientes do recheio, foram calculados para 2 pizzas, então use a metade em cada pizza. Numa bancada de pedra, coloque bastante sêmola ou fubá para abrir as massas. Dica: abra cada massa somente na hora de montar a pizza e levá-la ao forno. Coloque a massa delicamente na bancada e pressione levemente do centro até as bordas, mantendo as bordas intactas. Faça movimentos circulares até a massa chegar no tamanho desejado. Esse peso de massa é indicado para 30 cm aproximadamente. Coloque um pouco de fubá ou sêmola na pá de pizza e coloque a massa por cima. Espalhe o molho (sem exageros), coloque a mussarela, os tomates cereja, parmesão e orégano. Leve ao forno quando estiver bem quente e vire umas 2 ou 3 vezes sobre a pedra, para que fique bem assado embaixo e nas bordas. O tempo varia muito de forno para forno. No meu forno elétrico com grill, leva em torno de 6min para a pizza ficar completamente assada e com as bordas bem crocantes. Finalize com um fio de azeite e as folhas de manjericão!

Apaixonado por culinária doméstica, gordices e receitas de família. Adora experimentar receitas (ogras) que envolvam massas, carnes e lanches. Não dispensa também um bom churrasco.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

4.7 12 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas Carvalho
criada por: Lucas Carvalho
Avaliação da receita
(12 votos, média 4.7)
Rendimento 4 pessoas
Duração 48 horas
Dificuldade Médio