Um molho de tomate diferente de tudo que você já provou! 🍅✨
Com cenoura e beterraba, essa receita fica cremosa, nutritiva e cheia de cor.
Fácil de fazer, rende várias porções e transforma qualquer prato do dia a dia em uma refeição especial. Aproveite para usar molho de tomate para preparar um delicioso macarrão com almôndegas bem suculento.
Leia agora e descubra como preparar esse molho caseiro turbinado!
Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.
Ingredientes
- 1kg de tomate maduro
- 1 beterraba (opcional)
- 1 cebola roxa ou branca
- 1 cenoura
- 1 colher de sopa de sal
- 1 colher de sopa de páprica doce
- 3 dentes de alho
- 1 colher de orégano
- 1 fio de azeite
- Manjericão
Modo de preparo
Higienize e pique seus legumes
O processo para a criação de um molho de tomate saboroso começa na higienização e separação de todos os ingredientes. Aproveite esse momento para higienizar os tomates, remover o resto da raiz e descascar a cebola, a cenoura, a beterraba e o alho. Separe também os temperos de sua preferência.
Pique todos os legumes
Para o molho de tomate, você vai precisar picar em pedaços grosseiros o tomate e a cebola. Já a cenoura e a beterraba que são ingredientes mais duros, a orientação é que você pique em cubos menores para que eles possam chegar ao ponto de cozimento ideal ao mesmo tempo que os demais ingredientes. Pique também a cebola, o alho e o manjericão. Coloque todos os ingredientes em uma forma ou tabuleiro que possa ir ao forno e misture com o auxílio de uma colher.
Tempere os legumes e leve pro forno
Com tudo misturado, é hora de acrescentar os temperos, o sal e o azeite. Misture novamente e leve para o forno para assar por 1h30 a 200º.
Processando o molho
Assim que tudo estiver assado, retire os legumes do forno e reserve até que tudo fique morno. Com os legumes mornos, leve tudo para o liquidificador. Faça esse processo em etapas, caso o seu liquidificador não comporte todos os legumes. Se sentir que o liquidificador apresenta dificuldade para bater os legumes, acrescente um pouco de água. Neste momento, você pode escolher se prefere o molho mais líquido ou com pedaços dos legumes.
Dicas extras
Assim que o molho ficar pronto, você pode porcioná-lo e colocar em embalagens próprias para o freezer assim como mostramos no vídeo. Desta forma, sempre que precisar de molho, é só descongelar. A beterraba deixa a cor do molho mais intenso, por isso se você costuma fazer receitas com carnes brancas, a proteína pode ficar com uma cor mais rosada. Caso você não goste deste aspecto, saiba que a beterraba utilizada na receita é opcional.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado