06 receitas fáceis e gostosas que são feitas com tapioca

A tapioca é uma das iguarias da culinária brasileira. Ela pode ser usada no preparo de pratos doces e salgados. Clique aqui e confira 06 receitas que levam tapioca no preparo

Receitas Rápidas

Atualizado em 22/01/2021

Receitas feitas com tapioca

A tapioca é uma das iguarias típicas do Brasil, que foi descoberta pelos índios em Pernambuco no século XVI. A tapioca também conhecida como beiju é a fécula extraída da mandioca.

Ela pode ser consumida de formas variadas em pratos doces e salgados. Além disso, ela é uma ótima opção de prato para ser servido no café da manhã ou lanche da tarde.

Portanto, neste post, você vai conferir 06 receitas fáceis e gostosas que são feitas usando a tapioca.

Benefícios da tapioca à saúde

A tapioca não contém glúten, por isso, ela é uma excelente opção de farinha para quem é intolerante ao glúten.

Esta iguaria possui baixo teor de sódio, por isso, se torna ideal para quem precisa seguir um cardápio que deve ser preparado com menos sal. Outra vantagem deste ingrediente, é que ele não precisa de adição de óleo ou gordura em seu preparo.

Além disso, a tapioca é rica em cálcio e também possui magnésio.

Como preparar a tapioca?

Depois de conferir os benefícios da tapioca à saúde, vamos aprender como preparar uma bela tapioca? Neste vídeo, você aprenderá o passo a passo preparar uma tapioca no ponto perfeito!

Vamos às receitas?

Pãozinho de tapioca

A primeira receita deste post é o pãozinho de tapioca. Fácil de fazer, vai ser impossível comer um só. Para fazer esta receita, você vai precisar de ingredientes simples, como leite e manteiga, além da goma de tapioca, que é o ingrediente que dará o toque especial para este pãozinho que leva queijo e presunto no recheio.

Tapioca recheada com queijo e presunto

Uma bela tapioca pode deixar o seu café da manhã ainda mais saboroso. Neste vídeo, você aprenderá como preparar uma deliciosa tapioca recheada com queijo e presunto. Se preferir, você pode utilizar outros ingredientes para criar novos recheios cheios de sabor, como morango e chocolate, por exemplo.

Tapiovo

A tapioca é uma excelente fonte de energia, por isso, ela pode ser consumida como pré-treino para quem possui uma rotina de exercícios físicos. Para deixar ela ainda mais nutritiva, você pode acrescentar ovos. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar uma tapiovo, que combina tapioca com ovo na mesma receita.

Bolo de tapioca

A quarta receita veio para mostrar que a tapioca pode ser utilizada no preparo de pratos doces. Neste vídeo, a cozinheira Isamara Amâncio ensina a preparar um delicioso bolo de tapioca granulada, que não leva ovos no preparo. Para acompanhar este prato, nada melhor do que um café passado, não é mesmo?

Dadinho de tapioca

O dadinho de tapioca pode ser servido como entrada, petisco ou acompanhamento. Simples de fazer, você pode preparar o dadinho utilizando a fritadeira sem óleo, por exemplo. Neste vídeo, o Mohamad Hindi explica como preparar o dadinho de tapioca com um belo molho feito com limão, pimenta e melaço de cana.

Pizza de tapioca

A última receita deste post é a pizza de tapioca. Este prato é ideal para aquele momento em que você não quer perder tempo cozinhando, mas não quer abrir a mão de degustar um prato delicioso. Prática e rápida de fazer, esta massa não precisa sovar. Depois de pré-assar a massa, é só rechear com seus ingredientes favoritos, como frango desfiado, por exemplo.

Conclusão

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 06 receitas fáceis e saborosas que são feitas utilizando a tapioca. Uma das vantagens destas receitas, é que na maioria delas, você pode utilizar novos ingredientes para criar novos e saborosos recheios, como é o caso da pizza, do pãozinho e da tapioca recheada.

Já o dadinho de tapioca, você também pode preparar em grande quantidade e congelar. Assim, quando a fome bater, é só descongelar e fritar. Assim, tudo fica mais prático, não é mesmo? Mas lembre-se, antes de congelar, é importante que você etiquete as embalagens com o nome do produto e a data em que foi para o congelador.

Mas, e você, costuma preparar receitas com tapioca em sua casa? Conte para a gente nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta