Aprenda a preparar sushi em casa com 6 receitas

Você é do time que ama um bom sushi? Aprenda a preparar sushi em casa com 6 deliciosas receitas, que vão desde o preparo do arroz até a montagem!

Receitas Rápidas

Atualizado em 30/11/2021

Aprenda a preparar sushi em casa

Você pode ser aquela pessoa que nunca foi em um restaurante de comida japonesa, nunca provou e nem sabe o que é guioza, hot roll e temaki, mas provavelmente você já viu e até já provou sushi. 

Isso porque o sushi é um dos pratos mais famosos da comida japonesa aqui no Brasil e você acaba achando não só em restaurantes típicos, mas também em self service e até em churrascarias.

O Brasil e o Japão possuem uma longa história juntos, depois da Segunda Guerra Mundial muitos japoneses saíram da sua terra natal em busca de novas oportunidades, o Brasil foi um dos destinos e hoje é o lugar com a maior população japonesa depois do próprio Japão.

Não é atoa que achamos sushi na churrascaria, não é mesmo? E por ser um prato que tem ganhado cada vez mais adeptos. Por isso, a partir de agora, aprenda a preparar sushi em casa com 6 deliciosas receitas, que vão desde o preparo do arroz até a montagem! Vamos colocar a mão na massa?

Como preparar o arroz para o sushi

O primeiro passo para um bom sushi é o arroz! Sem ele, fica difícil preparar um bom niguiri ou um temaki, por exemplo. Por isso, neste vídeo, o chef de cozinha Mohamad Hindi vai te ensinar como preparar o arroz perfeito para o seu sushi.

Aprenda a preparar sushi em casa com deliciosas receitas

Agora que você já sabe como preparar um arroz delicioso e no ponto certo, é hora de se aventurar nas receitas, não é mesmo?

Hossomaki (Sushi tradicional)

Receita de hossomaki

Ingredientes

  • Arroz para sushi
  • Folhas de nori (10cm x 19cm)
  • Salmão, atum ou pepino tipo “japonês”
  • Molho de soja tipo shoyu
  • Wasabi em pasta (raiz forte)

Modo de preparo

  1. Corte o salmão, atum ou o pepino em filetes de 1cm a 1,5cm de espessura e comprimento até 19cm. Reserve;
  2. Coloque a folha de nori sobre a esteira de sushi com o lado brilhante para baixo. Caso seja necessário corte com uma tesoura a folha de nori até o tamanho desejado;
  3. Distribua com a ajuda de uma colher ou espátula o arroz de sushi sobre a folha de nori até formar uma camada de aproximadamente 0,5cm;
  4. Deixe 2cm ao longo de uma das extremidades sem cobertura. Ela será a porção final no momento de enrolar o Hossomaki;
  5. No centro da porção de arroz coloque o filete de sua escolha (atum, salmão ou pepino);
  6. Comece a enrolar a esteira com os polegares e com os demais dedos pressione o recheio. Siga enrolando com firmeza até o final da folha de nori;
  7. Retire a esteira e pressionando acomode o arroz das laterais;
  8. Depois de pronto, corte em seis pedaços.

Fonte: Versatille

Temaki

Receita de temaki
Foto: Divulgação/Receitas Band

Ingredientes

  • Arroz para sushi
  • 10 folhas de alga nori cortadas ao meio
  • Pasta de wasabi (raiz forte)
  • Molho de soja tipo shoyu
  • 100g de filé de peixe sem pele (por pessoa)

Modo de preparo

  1. Calcule cerca de 100g de filé de peixe sem pele por pessoa; O ideal é usar pelo menos dois tipos de peixe; Atum, salmão, robalo e camarão ficam perfeitos como recheio;
  2. Os filés de peixe limpos devem ser cortados em tiras da espessura de um lápis;
  3. Os camarões devem ser fervidos em água, com a casca e a cabeça, mas para que não fiquem curvados, faça assim: segure o camarão com a barriga virada para cima e espete um palito no sentido do comprimento, ao longo de toda a barriga, ou seja, da base da cabeça até o começo do rabo. Não perfure a carne, o palito deve ficar entre a casca e a carne. Coloque em água fervente por aproximadamente 2 minutos, não deixe cozinhar muito, para não ficar “borrachudo”. Retire da água, arranque a cabeça e o rabo e descasque o camarão. Corte ao meio para retirar o fio preto das costas;
  4. Calcule cerca de 100g de legumes por pessoa; Legumes que acompanham um bom temaki em geral são: pepino, cenoura, vagens escaldadas, broto de agrião ou kaiware (broto de nabo), broto de alfafa ou aspargos;
  5. Se optar por servir cenouras em tiras ou aspargos, passe-os por uma leve fervura para perder a rigidez, mas tomando o cuidado de não deixá-los moles demais e quebradiços;
  6. Os legumes também devem ter a espessura de um lápis e 5 a 6 cm de comprimento;
  7. Não se esqueça das frutas cortadas em tiras. As melhores são abacate e manga; Outros acompanhamentos que dão um toque mais sofisticado ou saboroso são: folhas de shiso, alface, gergelim preto e branco, maionese, conserva de nabo, ovas de salmão ou de peixe-voador (tobiko) e omelete japonesa grossa;
  8. Você pode fatiar as cenouras (cruas) e os pepinos usando os fatiadores benriner profissionais, que fazem tiras bem finas e delicadas, que deixam o temaki com aparência linda. Nesse caso, colocam-se várias tiras do legume em cada temaki, como um “tufo”;
  9. As quantidades de recheio sugeridas não são exatas, mas prefira errar na generosidade do que correr o risco de ficar sem ingredientes.

Fonte: Versatille

Hot Roll

Receita de hot roll

Ingredientes para o recheio

  •  1 tigela de água fria (para molhar os dedos durante a preparação)
  •  ½ xícara de arroz para sushi
  •  20g de salmão cru (por unidade)
  •  1 colher de sopa de cream cheese
  •  ½ folha de nori (alga)

Ingredientes para a massa

  •  1 xícara de farinha de trigo (140 gramas)
  •  ½ xícara de água gelada
  •  Farinha panko (a gosto)
  •  Óleo para fritar

Modo de preparo

  1. Para começar a fazer seu hot roll com cream cheese, terá que possuir uma esteira para enrolar sushi (sudarê) ou substituir por algo que acredite que faça a mesma função. Sobre a esteira coloque a nori (que deve estar na horizontal e com o lado opaco virado para cima).
  2. Chegou a hora de usar a tigela com água para molhar as pontas dos dedos, isso é para espalhar o arroz para sushi em cima da alga, sem que ele grude nos seus dedos. Deixe um espaço de um centímetro na parte de cima.
  3. Corte o salmão em tiras e coloque no meio na horizontal (um pouco para baixo) e o cream cheese.
  4. Enrole com ajuda da esteira e, na pontinha que deixou na parte superior, molhe com um pouco de água fria para ajudar a fechar. Reserve.
  5. A massa é simples. Misture a farinha e a água em uma tigela, molhe o rolinho pronto na farinha panko e coloque no óleo bem quente até começar dourar. O hot roll com cream cheese frita bem rápido!
  6. Agora é só cortar em rodelas e servir! A medida da receita, é por unidade do hot roll com cream cheese que, dependendo da grossura que cortar, vai render em torno de 5 unidades. Quando for servir, pode acrescentar molho teriyaki e gergelim, ou até mesmo outros molhos agridoces, de sua preferência.

Fonte: Tudo receitas

Niguiri

Ingredientes

  •  1 xícara de arroz de sushi
  •  1 unidade de cream cheese (opcional)
  •  1 frasco de molho teriyaki
  •  1 unidade de alga kombu
  •  300g de salmão fresco

Modo de preparo

  1. Para fazer a receita de nigiri de salmão comece separando os ingredientes,
  2. O arroz para sushi é bastante grudento, por isso lembre-se de ter perto de si uma tigela com água para poder molhar as mãos e manipular os ingredientes.
  3. O primeiro passo do nigiri de salmão é cortar a alga nori em tiras finas. Ela será usada para manter o salmão em cima do arroz na hora de servir o nigiri.
  4. Em seguida molhe as mãos na água e modele o arroz em bolinhas alongadas com o mesmo tamanho entre si.
  5. O passo seguinte do nigiri de salmão é colocar um pedaço de salmão sobre cada bola de arroz. O ideal é que cada pedaço de salmão tenha o mesmo tamanho que a bola sobre a qual é colocado.
  6. Se quiser coloque um pouco de cream cheese sobre os pedaços de salmão, depois envolva com a alga e pingue um pouco de molho teriyaki. Após isto, seu nigiri de salmão está pronto! 

Fonte: Tudo receitas

Aprenda como montar o seu delicioso sushi

Você tem dúvidas na hora de montar o sushi? Com os vídeos abaixo, além da aprender novas e deliciosas receitas, você também pode conferir o passo a passo para a montagem. Assim, ficará mais fácil preparar a sua noite de comida japonesa!

Hot Roll Philadelphia

Sushi vegetariano

Conclusão

E ai! Gostou das opções? Que tal chamar a galera para participar de uma noite temática com muitas opções de sushi?

Se você nunca provou, é o momento de saborear esse prato que acabou virando parte da nossa culinária também, assim como outras receitas japonesas! E se você ama se deliciar com pratos da culinária japonesa e estava só tomando coragem para preparar o seu próprio sushi, conta para a gente nos comentários: qual é o seu preferido?

Ah, aproveite para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais e até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta