Arroz natalino: 4 opções para surpreender os convidados no Natal

No Natal, todas as refeições são um verdadeiro banquete. Para deixar sua mesa ainda mais bonita e gostosa, aposte em um delicioso arroz natalino!

Receitas Rápidas

Atualizado em 08/12/2023

Arroz a grega

O Natal é sem dúvida a época mais deliciosa do ano. São infinitos pratos, um mais gostoso do que o outro. Você pode prová-los não só na Ceia, mas em almoços, jantares e inúmeras confraternizações que acontecem ao longo do mês. Oportunidade de comer bem é o que não falta!

 E se você está em busca daquele prato especial para preparar na Ceia ou em confraternizações de Fim de Ano, esse artigo é para você! No Cooky, você confere uma seleção incrível de pratos maravilhosos para esse período festivo, como o arroz natalino.

É isso mesmo, o arroz que não só é o par perfeito do feijão como também é o acompanhamento ideal para os pratos frequentemente servidos na Ceia de Natal. Colorido e saboroso, o arroz à grega está entre os preparos favoritos nesta época do Ano.

Mas é claro que as opções são muitas. Por isso, neste post, você vai conferir várias receitas de arroz natalino para a sua mesa. 

Porém antes de embarcar nesta aventura, vamos entender porque geralmente um prato grego faz tanto sucesso no Natal. 

Origem do Arroz à Grega na culinária brasileira

Você já se perguntou por que comemos uma receita grega no Natal? Engraçado, não é mesmo? Mas assim como o pão francês não é consumido na França. O arroz à grega não é uma receita consumida na Grécia e sim uma criação brasileira.

A criação brasileira foi inspirada na cozinha mediterrânea que leva muitos temperos, azeites e legumes. Ou seja, uma culinária muito colorida e saborosa, assim como o arroz à grega, que leva um mix de ingredientes incríveis para dar mais cor para a sua mesa.

 Agora que você já sabe como essa delícia foi inventada, é hora de conhecer várias opções de arroz à grega para você degustar na Ceia. 

Arroz à grega com uva passa

Na sua casa, como você costuma preparar o arroz à grega? Tradicionalmente, esse prato leva um ingrediente polêmico: a uva passa. Neste vídeo, a cozinheira Cris utiliza além das passas, inúmeros outros ingredientes que dão mais sabor para esse prato, como o queijo parmesão. 

A combinação de ingredientes super coloridos dão mais cor para o prato que vai dar uma extra para a sua mesa durante as comemorações. Mas claro que você pode usar e abusar da criatividade ao substituir os ingredientes e deixar o arroz do jeito que preferir!

Arroz natalino com queijo coalho

No Natal, o arroz se torna uma refeição completa. Inclusive há indícios na história de que arroz natalino surgiu de uma tentativa de aproveitar ao máximo as sobras de ingredientes. Legal, não é mesmo? Mas as receitas evoluíram e hoje o prato leva itens nobres, como as castanhas e o queijo coalho.

Arroz natalino com queijo coalho
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de arroz;
  • 200 g de queijo de coalho em peça;
  • ½ xícara (chá) de uva-passa branca (cerca de 80 g);
  • ½ xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal (140 g);
  • ½ cebola;
  • 4 xícaras (chá) de água;
  • 1½ colher (sopa) de conhaque;
  • 2 colheres (sopa) de azeite;
  • 1 folha de louro;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • 1 colher (chá) de sal.

Modo de preparo:

  1. Numa tigela pequena, regue as uvas-passas com o conhaque e deixe de molho. Enquanto isso, numa chaleira, leve um pouco mais de 4 xícaras (chá) de água ao fogo alto para ferver. Descasque e pique fino a cebola.
  2. Leve uma panela média ao fogo baixo. Quando aquecer, regue com o azeite, adicione a cebola e a folha de louro. Tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos até murchar.
  3. Acrescente o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite. Junte as uvas-passas (com o líquido) e regue com 4 xícaras (chá) de água fervente. Tempere com o sal e misture. Aumente o fogo para médio e deixe cozinhar – não mexa mais.
  4. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água – para verificar, fure o arroz com um garfo e afaste delicadamente os grãos; se ainda estiver molhado, deixe cozinhar por mais tempo.
  5. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, corte o queijo de coalho em cubinhos de cerca de 1 cm e pique grosseiramente as castanhas-de-caju.
  6. Leve ao fogo médio uma frigideira grande. Quando aquecer, adicione a manteiga e mexa para derreter. Junte o queijo de coalho e deixe por cerca de 3 minutos, virando com uma espátula para dourar os cubos por igual. Junte as castanhas picadas e misture bem para perfumar. Desligue o fogo.
  7. Solte o arroz com um garfo e descarte a folha de louro. Transfira para uma tigela grande e acrescente os cubos de queijo dourados com as castanhas. Misture bem e sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Arroz natalino com amêndoas 

No Natal, as frutas secas e oleaginosas ganham força e seu consumo é aumentado. Além de nutritivas, elas trazem mais beleza, crocância e muito sabor para os pratos. Nesta receita, o toque especial fica por conta da combinação de passas e amêndoas torradas. 

Arroz natalino com amêndoas
Foto: Divulgação/Ajinomoto

Ingredientes:

  • 2 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 cebola pequena picada (100 g);
  • 1 xícara (chá) de cenoura em cubos pequenos (120 g);
  • 1 tomate médio, sem sementes, picado (150 g);
  • 4 xícaras (chá) de arroz cozido (580 g);
  • 4 colheres (sopa) de uvas-passas escuras sem sementes (40 g);
  • Meia xícara (chá) de amêndoas sem casca torradas (40 g).

Modo de preparo:

  1. Coloque o óleo em uma panela média e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até ficar transparente. Acrescente a cenoura e o tomate, e cozinhe por 5 minutos, ou até a cenoura ficar “al dente”. Coloque o arroz, a uva-passa e as amêndoas e misture.
  2. Retire do fogo e sirva em seguida.

Fonte: Ajinomoto.

Arroz natalino com pimenta e damasco

Essa receita de arroz natalino é uma verdadeira explosão de sabores. Isso porque para dar mais sabor ao arroz, o prato conta com a picância da pimenta dedo de moça, o adocicado do damasco e toda a refrescância de um belo espumante. Ficou curioso? Assista ao vídeo e aprenda a preparar essa maravilha natalina. 

Viva a magia do Natal

Ao longo deste post, você pôde conferir 4 opções de arroz natalino para sua Ceia de Natal. Temos certeza que uma dessas receitas vai fazer tanto sucesso que vai virar um prato tradicional para servir na época mais mágica do ano.

E se você assim como a gente ama o Natal, aproveite para conferir 5 opções de saladas para a Ceia de Natal. Para acompanhar essas delícias, aposte em uma refrescante água saborizada para brindar com convidados de todas as idades. 

Se gostou deste post, compartilhe com seus amigos para que mais pessoas possam aproveitar todas as receitas. 

Até a próxima.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta