Dica de culinária: como cozinhar legumes no micro-ondas

Você usa a falta de tempo como desculpa para não incluir legumes em sua alimentação? Neste post, você aprenderá como cozinhar legumes no micro-ondas!

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Como cozinhar legumes no micro-ondas

Quem nunca ouviu a mãe ou avó falando “Come salada que faz bem para saúde!”, “ Não deixe os legumes no prato!” ou “É pra comer tudo, nada de deixar as verduras”. Muita gente ouviu isso na infância e muitas pessoas ouvem até hoje, por não ter o costume de incluir verduras, vegetais ou legumes nas refeições do dia a dia.

Mesmo a gente reclamando na infância, sabemos que esses ingredientes só fazem bem pra gente, mas depois de grande, arrumamos uma desculpa:

Ah, mas eu não tenho tempo! Legumes são muito demorados para fazer…

Mas vou te contar uma novidade, acabamos de resolver esse problemas. Já pensou preparar legumes em 3 minutos? 

Neste post, você confere dicas de como cozinhar legumes no micro-ondas. Assim, você otimiza seu tempo na cozinha e de quebra passa a se alimentar mais saudável! Vamos lá!

Aprenda 2 formas de como cozinhar legumes no micro-ondas

Como cozinhar legumes no micro-ondas

Saquinho de microondas

Para essas dicas darem certo, a primeira coisa que você tem que fazer é comprar aqueles saquinhos próprios para micro-ondas, pois você irá cozinhar os legumes dentro deles.

  • Lave bem os legumes;
  • Coloque dentro do saquinho próprio para o micro-ondas;
  • Adicione um pouco de água, o suficiente só para umedecer;
  • Faça alguns furinhos e deixe no micro-ondas por 3 a 5 minutos. Esse tempo pode variar de legume para legume, então fique de olho;
  • E pronto! É só comer.

Travessa de vidro ou prato

Se você não tem os saquinhos para microondas não tem problema, ainda sim, dá para fazer legumes no microondas:

  • Lave bem os legumes;
  • Organize os legumes em forma circular no prato/travessa, coloque os legumes mais firmes na borda. Por exemplo, no caso do couve-flor, deixe o caule virado para a borda do prato/travessa.
  • Caso você cozinhe vários legumes juntos, tenha o cuidado de sempre deixar os que demoram mais para ficar prontos na borda do prato/travessa e os mais delicados no meio.
  • Adicione um pouco de água, o suficiente só para umedecer e cubra com um papel filme ou com uma tampa;
  • Caso você use papel filme, faça alguns furinhos, mas caso você use uma tampa deixe um pouco aberto para o vapor sair;
  • Agora é só deixar no micro-ondas de 3 a 5 minutos e pronto.

Não é a coisa mais simples do mundo? O micro-ondas não serve só para esquentar leite ou comida de geladeira, agora você também sabe como cozinhar legumes no micro-ondas.

Agora não tem mais desculpa para não comer legumes. Afinal, comer miojo porque é mais rápido para fazer, acabou virando desculpa do passado.

Dica para quem não tem micro-ondas

Infelizmente nem todo mundo tem acesso a eletrodomésticos, como o micro-ondas, por isso nós trouxemos para você uma dica extra! Se você não tem micro-ondas, experimente utilizar o forno para assar seus legumes!

Higienize bem os legumes.

Em seguida, descasque e pique os legumes, que precisam ser descascados e picados, como batata, por exemplo.

Coloque-os em uma forma que possa ser levada para o forno e tempere-os ao seu gosto.

Depois, é só levar os legumes para o forno para assar por cerca de 30 a 40 minutos a 200 graus. Mas lembre-se que dependendo do legume, este tempo pode diminuir, por tanto, vale verificar o ponto dos legumes durante o cozimento.

E para te ajudar a preparar legumes deliciosos e ainda fazer aquela limpa na geladeira, neste vídeo, você confere uma deliciosa receita de legumes assados! Assim, você pode ter mais inspirações na hora de combinar os legumes!

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir algumas dicas de como cozinhar legumes no micro-ondas e assim tornar a sua vida mais prática e saudável.

E se você gosta de estar sempre aprendendo sobre como deixar o seu dia a dia na cozinha ainda mais prático, aproveite para conferir a nossa seção de Dicas de Culinária. Por lá, você vai aprender que cozinhar pode ser mais simples e divertido do que parece!

Este post foi útil para você, aproveite para compartilhar esta dica com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta