Dica de culinária: como curar panela nova antes de usar?

Uma panela nova pode fazer toda a diferença na sua cozinha! Mas antes de usar, você deve tomar alguns cuidados. Neste post, você aprenderá como curar panela nova!

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Como curar panela nova

Para quem ama cozinhar, comprar uma panela nova é sinônimo de felicidade. 

Nada gruda, a tinta da panela não fica soltando na comida, é mais fácil cozinhar e sem falar que é uma maravilha ver um fogão cheio de panela nova.

Mas quando se compra uma panela, não adianta chegar em casa e já ir colocando a carne para fritar, você precisará curar a panela nova.

O que é e como curar panela nova?

É fazer um processo para que a antiaderência da panela dure mais e funcione da forma que realmente deve funcionar é muito simples, mas pouca gente faz, afinal, quem lê manual de instruções?

Se você está com uma panela nova aí e está ansiosa para usar, neste post, você vai aprender como curar panela nova.

  • Lave e seque normalmente a panela;
  • Unte a panela por dentro com óleo, e espalhe por toda a superfície. Você pode até usar um pincel ou um papel para ajudar a espaçar. Em panelas de cerâmica você também vai precisar passar óleo na parte superior das alças;
  • Leve ao fogo e deixe de 1 a 2 minutos esquentando;
  • Depois de esfriar é só lavar a panela e usar normalmente.

Como curar panela nova de barro?

Como curar panela nova de barro

Esse processo pode ser feito em todas as panelas, só a panela de barro que tem um processo um pouquinho diferente que também vamos ensinar:

  • Passe azeite de oliva extravirgem na parte de dentro da panela e da tampa e espalhe por toda a superfície interna, mantendo um excesso de cerca de 3 colheres dentro. Na parte externa, passe a mão com azeite apenas para hidratar. Você pode usar também óleo de girassol, de algodão, de soja, de milho ou de canola, mas o azeite é mais eficaz.
  • Leve-a ao fogo baixo, em fogão a lenha ou a gás, tampada, até o azeite aquecer. Apague o fogo, deixe a panela esfriar e depois lave-a.
  • Encha a panela de água, leve-a ao fogo brando até levantar fervura. Deixe por 10 minutos, desligue o fogo, aguarde a panela esfriar e lave-a.
  • Ao lavar a panela use uma esponja que não seja de aço e sempre a mantenha bem seca para que não estrague, assim você terá uma boa panela sem gosto de barro, que durará muitos anos.

Fonte: Carrefour

Restaurando a frigideira velha

Mas nem todo mundo tem panela nova, né? Panela é caro e todo mundo sabe e por isso é sempre bom cuidar das que já tem em casa. 

Porém se está cansado de usar aquela frigideira velha que tudo gruda, você pode ter uma opção para resolver esse problema:

  • Basta forrar o fundo da frigideira com sal grosso, deixá-lo no fogo até que fique amarelo. Depois é só retirar o excesso. Você vai perceber que não vai grudar mais ou pelo menos vai grudar bem menos.

Fonte: Almanaque SOS

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde aprender como curar panela nova. Este processo, além de ser fácil de fazer, vai permitir que sua panela dure por muito mais tempo, especialmente, se ela for antiaderente. Afinal, ninguém merece preparar um omelete ou panqueca, e a mistura grudar no fundo da panela, não é mesmo?

Mas agora nós queremos saber: você já tinha ouvido falar sobre este assunto? Já sabia da importância de curar panela nova? Compartilhe com a gente a sua experiência conosco através dos comentários e ajude outras pessoas!

Agora que você já aprendeu dicas incríveis de como curar panela nova, que tal aprender novas e deliciosas receitas? Clique aqui e escolha a sua receita favorita!

E se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Deixe uma resposta