Dica de culinária: como limpar corretamente tábuas de madeira

Você utiliza tábua de madeira para fatiar carnes e legumes? Saiba como limpar corretamente tábuas de madeira para mantê-la higienizada e aumentar sua durabilidade

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Dica de culinária: como limpar corretamente tábuas de madeira

A tábua é uma velha conhecida, está presente em inúmeros dos momentos que você passa na cozinha, seja na hora de cortar carnes, verduras, legumes e qualquer outro ingrediente que faça parte das nossas receitas. E isso não começou agora, dizem as lendas que a tábua que conhecemos hoje, nada mais é, do que os antigos troncos de árvores polidos onde nossos antigos ancestrais cortavam a caça.

Mais tarde, elas se transformaram em mesas com tampo de madeira ou pedra muito utilizadas para cortar vegetais e temperar carnes. Com o passar do tempo, ela foi se modernizando e se transformando nas tábuas para cozinha que conhecemos hoje.

Hoje em dia existem milhões de tipos! Tem tábua de plástico, de vidro e de fibra, mas sem dúvida a mais conhecida é a tábua de madeira. 

Por mais que a tábua de madeira seja a mais elegante, ela possui sérios problemas:

  • Por ser um material poroso, a madeira armazena no seu interior água, resíduo de alimentos, micro-organismo, tendo assim potencial de contaminação microbiólogica.
  • Além disso, por ser um material poroso, a imersão da madeira e agentes sanitizantes abre margem para uma contaminação química e pode fazer com que ela se esfarele, causando uma contaminação física.
  • A contaminação física proveniente da madeira também pode ocorrer por impactos que soltam lascas e pedaços. Essas mesmas lascas são um risco operacional, pois machucam as mãos dos manipuladores, os quais podem liberar sangue, gerando outros riscos.

Fonte: Food Safety Brazil

Por esses motivos, a Anvisa vetou o uso de tábuas de madeira em restaurantes e cozinhas industriais.

Mas você não precisa sair jogando sua tábua fora, ela precisa apenas de alguns cuidados especiais para poder ser utilizada em casa. Por isso, a partir de agora, você vai aprender como limpar corretamente tábuas de madeira.

Vamos a mais esta dica de culinária?

Sele a sua tábua de madeira

Para dar uma vida útil maior para a tábua e evitar que ela apodreça pelo contato com a água e líquidos diversos, logo quando ela for comprada e antes de usar, derrame um quantidade generosa de óleo na tábua e espalhe por toda superfície, dos dois lados. Tire o excesso com um papel toalha e deixe secar por um dia inteiro antes de usá-la, esse processo deve ser feito ao menos uma vez por mês. 

Higienizando sua tábua de madeira

Lavar

Como limpar corretamente tábuas de madeira - Dica de culinária

Dar uma boa lavada na tábua de madeira é essencial, já que ela absorve substâncias dos materiais que foram cortados nela. Então, sempre após o uso lave a sua tábua com água e sabão, passe limão ou vinagre para matar as bactérias e esfregue com uma escova, se possível,  seque muito bem toda a superfície. Depois desse processo você pode selar a sua tábua como ensinamos acima!

Higienizar

Sempre que possível lave a tábua de madeira com uma solução de uma tampa de água sanitária ou desinfetante, para quatro litros de água. Depois de lavar bem, enxágue com abundância e deixe secar naturalmente.

Tirando odores desagradáveis

Se sua tábua não está com um cheirinho muito bom, esfregue sal e uma metade de limão na superfície,  lave e deixe secar naturalmente.

Essas são algumas dicas para você higienizar bem sua tábua, mas sem dúvida utilizar tábuas de plástico, vidro e outras fibras é mais seguro. Mas você também pode separar a tábua de madeira para cortar uma única coisa, evitando contaminação cruzada.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir uma série de dicas de como limpar corretamente tábuas de madeira, e assim é possível mantê-la sempre higienizada e ainda prolongar sua durabilidade. E se você ama uma boa dica de culinária, aproveite nossa seção de Dicas de Culinária. Por lá, é possível encontrar uma série de dicas úteis para tornar o seu dia a dia na cozinha mais prático e fácil.

Gostou deste post? Compartilhe estas dicas com seus amigos cozinheiros para que mais pessoas possam aprender como limpar corretamente tábuas de madeira.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta