Dia da Pizza: 6 receitas de pizza salgada para fazer em casa

O dia 10 de julho é o Dia da Pizza. Para comemorar esta data da melhor forma possível, que é degustando uma boa pizza, você confere 06 receitas para fazer em casa!

Pães e massas

Atualizado em 06/10/2021

Dia da Pizza: 06 receitas de pizza salgada para fazer em casa

A pizza é um prato considerado tipicamente italiano, mas essa mistura de farinha e água vem muito antes da Itália sequer existir. Os babilônios, hebreus e egípcios já faziam massas com um preparo semelhante ao da pizza, que era chamada “Pão de Abraão”, que até é um pouco parecido com os pães árabes atuais. 

Esse tipo de pão foi sendo consumido ao passar dos séculos e cada cultura foi incrementando aos poucos as receitas. Os fenícios, por exemplo, costumavam acrescentar uma cobertura de carne e cebola, sendo essa a versão que chegou até a Itália pelos turcos na época das cruzadas.

E a partir daqui não fica difícil saber o que aconteceu…Como tudo se globaliza e se renova o pão de Abraão foi ganhando uma cara nova, viajou para diversos países e virou a pizza que conhecemos hoje em dia.

Essa massa redonda coberta pelos mais diversos ingredientes encantou o coração de muita gente e ganhou até um dia de comemoração, 10 de julho.

E como brasileiro gosta de uma festa e ama pizza, não podemos deixar essa data passar, não é mesmo? O que você acha de aprender a fazer pizzas caseiras e chamar a família para comemorar esse dia com você?

Vamos colocar as mãos na massa?!

Pizza caseira de muçarela

Pizza caseira de muçarela

Ingredientes

Massa

  • 6 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 840 g)
  • 2 colheres (sopa) de fermento biológico seco (20 g)
  • 2 colheres (chá) de açúcar
  • 2 colheres (chá) de sal
  • 2 ½ xícaras (chá) de água morna
  • ¼ de xícara (chá) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • azeite para untar a tigela

Recheio

  • 1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada grossa (cerca de 150 g)
  • ½ xícara (chá) de tomate sweet grape cortados ao meio (90 g)
  • ¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza
  • folhas de manjericão a gosto
  • farinha de trigo e fubá para polvilhar

Modo de preparo

Massa

  1. Numa tigela, misture o fermento e o açúcar. Regue com a água morna e, com a ajuda de uma colher, misture bem para dissolver. Deixe em temperatura ambiente até espumar – cerca de 5 minutos. 
  2. Enquanto isso, na tigela da batedeira, misture a farinha com o sal e abra um buraco no centro. Separe uma tigela ou outro recipiente grande e unte com 2 colheres (sopa) de azeite – ela tem que ter espaço suficiente para a massa crescer bastante. 
  3. Assim que espumar, despeje a mistura de fermento no centro da tigela com farinha. Adicione ¼ de xícara (chá) de azeite e misture, com uma espátula, apenas para incorporar. 
  4. Para sovar a massa: encaixe a tigela na batedeira com o gancho; comece a bater em velocidade baixa por 5 minutos; aumente a velocidade, aos poucos, para alta e deixe bater por mais 15 minutos até formar uma massa lisa – ela vai descolar da lateral da tigela e formar uma bola no gancho da batedeira. 
  5. Com as pontas dos dedos (ou uma espátula), desgrude a massa da tigela da batedeira e transfira para o recipiente untado com azeite. Cubra com filme e deixe descansar por 1 hora, até crescer e dobrar de volume. 
  6. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Montagem

  1. Polvilhe uma bancada lisa com farinha de trigo. Transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula (ou faca) divida em 4 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra o restante com um pano de prato para não ressecar (se preferir, embale individualmente com filme e armazene na geladeira por 3 dias ou no congelador por até 1 mês). 
  2. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de cerca de 30 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. 
  3. Separe uma assadeira redonda e polvilhe o fundo com fubá – ele evita que a massa umedeça e ajuda a deixá-la mais crocante. Caso esteja utilizando uma assadeira de pedra sabão, retire-a do forno e polvilhe o fubá. 
  4. Dobre o círculo de massa ao meio e depois na metade novamente. Transfira para a assadeira e desdobre para abrir. Se preferir, você pode utilizar uma assadeira retangular e abrir a massa num formato mais rústico. 
  5. Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando cerca de 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a muçarela ralada e disponha os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada. 
  6. Retire do forno, adicione as folhas de manjericão e sirva imediatamente.

Fonte: Panelinha

Pizza caseira de Escarola

Pizza caseira de Escarola
Foto: Divulgação/Boa Forma

Ingredientes

  • 1 porção de massa de pizza caseira (Mesma receita da pizza anterior)
  • 1 maço de escarola lavada e fatiada
  • 1 dente de alho picado fino
  • ¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza
  • 6 filés de anchova
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • raspas de 1 limão-siciliano
  • lascas de queijo parmesão a gosto
  • sal a gosto

Modo de preparo

  1. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com ½ colher (sopa) de azeite, acrescente o alho e mexa por 1 minuto para perfumar. Junte a escarola fatiada e tempere com sal. Refogue por 2 minutos até murchar. Transfira para uma peneira, sobre uma tigela, e deixe escorrer a água.
  2. Preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.
  3. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um retângulo – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha enquanto abre para não grudar.
  4. Polvilhe o fundo de uma assadeira retangular com fubá – ele evita que a massa umedeça e ajuda a deixá-la mais crocante. Caso esteja utilizando uma assadeira de pedra sabão, retire-a do forno e polvilhe com fubá.
  5. Dobre a massa em quatro partes e desdobre na assadeira para abrir. Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando 1 cm de borda da massa livre. Cubra com a escarola refogada e distribua os filés de anchova. Regue com o azeite restante.
  6. Leve ao forno preaquecido para assar por cerca de 15 minutos até a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.
  7. Retire do forno, polvilhe com raspas de limão siciliano e lascas de parmesão. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Pizza de muçarela com burrata

Pizza de muçarela com burrata
Foto: Divulgação/ Panelinha

Ingredientes

Massa

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 1 colher (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 2 ½ colheres (sopa) de azeite
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • fubá para polvilhar a assadeira

Recheio

  • 1 ½ xícara (chá) de muçarela ralada grossa
  • ½ xícara (chá) de tomates-cereja cortados ao meio
  • ¼ de xícara (chá) de molho de tomate para pizza caseiro
  • 1 muçarela burrata
  • folhas de manjericão a gosto
  • farinha de trigo a gosto para polvilhar a bancada
  • fubá a gosto para polvilhar a assadeira

Modo de preparo

  1. Na jarra medidora, coloque a água, o fermento e o açúcar. Misture bem para dissolver e deixe em temperatura ambiente até começar a espumar – isso leva cerca de 10 minutos.
  2. No processador, com a lâmina para massas, coloque a farinha e o sal. Coloque para bater na velocidade mínima e, pelo bocal da tampa, junte o fermento diluído aos poucos para incorporar. Adicione 2 colheres (sopa) de azeite e continue batendo por mais 5 minutos, até formar uma massa bem lisa e elástica – você sabe que a massa está no ponto certo quando descolar da lateral do copo do processador. Atenção: segure o processador durante a sova, ele pode dar uma chacoalhada.
  3. Unte uma tigela grande com ½ colher (sopa) de azeite e transfira a massa do processador para a tigela – raspe com uma espátula de silicone para soltar a massa do copo e lâmina do processador. Cubra com filme (ou pano de prato) e deixe fermentar em temperatura ambiente, por cerca de 1h30, até a massa triplicar de volume.
  4. Quando faltar 30 minutos para completar o tempo de crescimento da massa, preaqueça o forno a 250 ºC (temperatura alta). Se for utilizar uma assadeira de pedra sabão, coloque-a dentro do forno ainda frio para aquecer desde o início – caso contrário, ela pode rachar com o choque térmico.

Montagem

  1. Polvilhe a bancada com farinha de trigo. Transfira a massa de pizza para a bancada e, com uma espátula divida em 2 porções. Separe uma porção da massa para abrir e cubra a outra com um pano de prato para não ressecar.
  2. Com o rolo de macarrão, abra a massa formando um círculo de 25 cm de diâmetro – lembre-se de sempre polvilhar a bancada com farinha para a massa não grudar. Com os dedos, pressione delicadamente a massa para deixar a borda um pouco mais alta que o centro da massa.
  3. Separe uma assadeira redonda e polvilhe o fundo com fubá – ele evita que a massa umedeça e ajuda a deixá-la mais crocante. Caso esteja utilizando a assadeira de pedra sabão, retire do forno com cuidado para não se queimar e polvilhe a superfície com fubá.
  4. Salpique farinha sobre a massa, dobre o círculo ao meio e depois na metade novamente. Transfira para a assadeira e desdobre para abrir.
  5. Com uma colher, espalhe o molho de tomate deixando 1 cm de borda da massa livre. Polvilhe a mussarela ralada e coloque os tomates. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 15 minutos até o queijo derreter e a massa dourar. Se o seu forno tiver a opção grill, deixe a pizza assar por 10 minutos em forno alto e mais 2 minutos no grill, até formar uma bordinha crocante e dourada.
  6. Retire do forno, salpique as folhas de manjericão, disponha a burrata em pedaços e sirva imediatamente.

Fonte: Panelinha

Pizza com Massa de Brócolis

Pizza com massa de brócolis
Foto: Divulgação/ Tastemade

Ingredientes

  • 1 brócolis
  • 2 ovos
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • ¼ de xícara de queijo muçarela + 1 xícara de queijo muçarela
  • Sal a gosto
  • ½ xícara de passata de tomate
  • 1 tomate cortado em rodelas
  • Azeitona roxa a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Cozinhar o brócolis em água fervente por 4 minutos. Reservar por 20 minutos para esfriar.
  2. Triturar o brócolis frio no processador.
  3. Dispor o brócolis triturado em uma tigela.
  4. Juntar os ovos, o queijo parmesão, o queijo muçarela e uma pitada de sal.
  5. Misturar bem.
  6. Dispor em uma forma antiaderente e assar em forno preaquecido 180 graus por 20 minutos.
  7. Retirar do forno, dispor a passata de tomate, cobrir com o restante de queijo muçarela, dispor as fatias de tomate, as azeitonas e o orégano.
  8. Retornar ao forno por mais 15 minutos.

Fonte: Tastemade

Pizza de Liquidificador

Pizza de liquidificador

Ingredientes

  • 1 ¼ xícara de leite
  • 1 ovo
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 ½ xícara de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 300g de bacon cortado em cubos
  • 1 colher de sopa de extrato de tomate
  • 1 cebola pequena cortada em tiras
  • 200g de queijo mussarela ralado
  • Orégano à gosto

Modo de preparo

  1. No liquidificador, bater o leite, o ovo, uma pitada de sal, o açúcar, a farinha de trigo, o fermento e a manteiga.
  2. Dispor a mistura em uma forma de pizza untada com manteiga e polvilhada com farinha.
  3. Assar em forno preaquecido a 180 graus por 20 minutos.
  4. Refogar os cubos de bacon até dourarem. Reservar.
  5. Com a massa da pizza pré assada, dispor o extrato de tomate, espalhar bem.
  6. Juntar o queijo muçarela, a cebola, o bacon refogado e o orégano.
  7. Levar novamente para o forno por 10 minutos.

Fonte: Tastemade

Pizza Carbonara

Foto: Divulgação/ Tastemade

Ingredientes

  • 6g de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de azeite de oliva
  • ¾ de xícara de água
  • ¼ de xícara de leite
  • 1 pitada de açúcar
  • 250g de farinha
  • 1 pitada de sal
  • 2 ovos
  • 1 xícara de nata ou creme de leite fresco
  • 250g de bacon magro picado
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 4 xícaras de queijo muçarela ralada
  • 1 xícara de queijo parmesão ralado
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Salsinha picada a gosto

Modo de preparo

  1. Fazer uma mistura com o fermento, o azeite, água, o leite e a pitada de açúcar.
  2. Acrescentar a farinha, misturar até formar uma massa. Deixar a massa descansar por 30 minutos.
  3. Abrir a massa em disco.
  4. Passar a massa aberta para uma forma que vá ao forno. Pincelar o extrato de tomate e levar ao forno por 10 minutos.
  5. Em uma frigideira, fritar o bacon até ficar crocante. Reservar.
  6. Em um recipiente, bater dois ovos e misturar com o creme de leite. Reservar.
  7. Dispor o queijo muçarela sobre a massa pré assada, a mistura de ovos e creme de leite, os cubos de bacon e o queijo parmesão.
  8. Quebrar 4 ovos sobre tudo e levar ao forno preaquecido a 200 graus por 20 minutos.
  9. Quando sair do forno, temperar com pimenta-do-reino e salsinha picada.

Fonte: Tastemade

Conclusão

A pizza conquistou o mundo todo e ganhou diversas versões: tem vegetariana, vegana, massa grossa, massa fina, com muito ou pouco recheio, salgada ou doce! E se você quer conferir mais receitas de pizza para variar o cardápio, clique aqui e confira mais 06 receitas deliciosas!

Aproveite essa data para comer muita pizza junto com todo mundo que você gosta!

Ah! não esqueça de compartilhar este post com um amigo(a) nas redes sociais, tenho certeza que ele vai adorar as receitas!

Até a próxima!

Deixe uma resposta