Dica de culinária: Como engrossar o caldo do feijão?

Quem aí gosta de um caldinho de feijão bem cremoso e cheio de sabor? Neste post, você irá conferir algumas dicas para deixar o seu feijão na consistência certa!

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Dica de como engrossar o caldo do feijão

Se tem uma combinação que deu certo e ninguém pode botar defeito é o famoso “Feijão com Arroz”. 

Esses dois ingredientes são bem famosos na mesa dos brasileiros, mas com o feijão a gente tem um carinho a mais e não é à toa, só aqui no Brasil temos 16 tipos de feijão – Azuki, Branco, Bolinha, Canário, Carioca, Fradinho, Jalo, Jalo Roxo, Moyashi, Mulatinho, Preto, Rajado, Rosinha, Roxinha, Verde, Vermelho – e somos o maior produtor de feijão comum do mundo.

E diga-se de passagem: sabemos aproveitar bem essa leguminosa, preparamos tutu de feijão, feijão tropeiro, baião de dois, a famosa feijoada e muitas outras receitas que dão água na boca só de falar.

Mas o feijão não é só uma delícia, ele também é muito saudável!

Feijão: 6 benefícios do consumo do feijão para a saúde

  • Fonte de vitaminas do complexo B – O feijão evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.
  • Combate a anemia – O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.
  • Fonte de potássio – Por ser rico em potássio, o feijão colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas.
  • Evita cáries – A união do arroz e o feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada.
  • Evita prisão de ventre – A alta concentração de fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal. Controla os picos de açúcar no sangue – Mais um benefício das fibras do feijão: elas evitam que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais.

 Fonte: Conquiste sua vida

Com tantos benefícios e variedades, logo bate a vontade de se deliciar com um caldinho de feijão, não é mesmo? Neste post, você vai conferir 05 dicas de como engrossar o caldo do feijão!

Como engrossar o caldo de feijão?

Redução

A primeira dica é bem simples. Para cozinhar o feijão, é preciso colocar uma quantidade significativa de água, não é mesmo? Para que o caldo engrosse, depois de cozinhar o feijão, é só deixar a panela aberta para que o feijão continue fervendo, a água evapore, reduzindo o caldo e permitindo que o caldo fique mais encorpado.

Amido de milho

Se você está com pressa e não pode esperar pela redução, acrescentar o amido de milho ao caldo pode ser uma boa opção para engrossar o caldo do seu feijão. Para cada xícara de chá de feijão, acrescente 02 colheres de sopa, que deve ser diluído em 03 colheres de sopa de água. Depois, vá adicionando o amido até que o feijão obtenha a consistência que você deseja. Mas lembre-se, vá adicionando aos poucos para que o gosto do amido não domine o prato.

Liquidificador

Outra forma de deixar o feijão numa boa consistência é utilizando o liquidificador. Para isso, você deve separar uma xícara do feijão cozido e colocar no liquidificador com um pouco do caldo do feijão. Bata até que o caldo fique homogêneo. Em seguida, leve esta mistura de volta para a panela e deixe ferver até engrossar o caldo.

Amasse o feijão

Para obter um caldo bem cremoso e cheio de sabor, o processo é bem simples. Cozinhe o feijão e reserve. Em uma outra panela, coloque um fio de óleo ou utilize uma outra gordura de sua preferência. Quando o óleo estiver quente, acrescente os temperos que irá utilizar para dar mais sabor ao seu feijão, como por exemplo, cebola, alho, pimentão, pimenta e sal. Depois de dourar os temperos, acrescente uma xícara com apenas os grãos de feijão, vá amassando o feijão para que ele solte o amido e vá pegando o sabor dos temperos. Em seguida, acrescente o caldo do feijão e misture. Deixe ferver por alguns minutos e leve esta mistura para a panela com o restante do feijão. Misture bem e deixe ferver até que o feijão obtenha a consistência desejada.

Inhame

Quer aprender como engrossar o feijão e ainda deixar a sua refeição mais nutritiva? Experimente incluir inhame no feijão! Além de engrossar o caldo, ele deixará o feijão ainda mais saboroso. Para que isso aconteça, você deve acrescentar dois pedaços de inhame sem casca na mesma panela em que o feijão será cozido. Depois de pronto, retire apenas o inhame e leve para uma panela com óleo e temperos de sua preferência e acrescente um pouco de caldo do feijão. Assim que acrescentar o caldo, vá amassando o inhame junto com os temperos. Em seguida, leve o inhame novamente para a panela. Deixe cozinhar por mais 15 minutos e está pronto para servir!

Receitas para aproveitar o feijão cozido:

Agora que você já sabe como engrossar o caldo do feijão, é hora de aprender mais receitas para você aproveitar este feijão maravilhoso e assim criar novos pratos:

Feijão tropeiro

O feijão tropeiro é uma excelente receita para você preparar um novo prato usando ou feijão ou ainda reaproveitar o feijão que está fazendo aniversário na sua geladeira. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar este prato, que leva ingredientes cheios de sabor, como linguiça calabresa, bacon, lombinho, alho, cebola e limão.

Tutu de feijão

O tutu de feijão é aquele prato que é de dar água na boca! Super cremoso e cheio de sabor, este prato é ideal para variar o cardápio e deixá-lo ainda mais surpreendente. Neste vídeo, o Rodrigo Hilbert, apresentador do programa exibido na GNT, Tempero de Família, vai te ensinar como preparar este prato, que leva feijão, farinha de mandioca e abóbora moranga!

Sopa de feijão

No inverno, nada melhor do que um prato que aquece o corpo e traz conforto para a alma, não é mesmo? Neste vídeo, você vai ver que é possível preparar uma sopa super deliciosa com feijão. Além de saborosa, este prato é super nutritivo e por isso, é ideal para ser consumido nos dias frios, onde todos devem aumentar sua imunidade.

Bolinho de feijão

A última receita deste post é o bolinho de feijão. Esta receita é ideal para aqueles momentos em que você quer saborear um delicioso ou petisco ou variar no prato que será servido como entrada! Assista ao vídeo e veja como preparar mais este bolinho cheio de sabor, que leva muitos temperos e farinha de rosca.

Baião de dois

Que feijão com arroz é bom você já sabe, então imagina essa dupla combinada com carne seca, queijo e bacon? Impossível não ficar delicioso!

Ingredientes

  • 500 g de carne-seca
  • 1 xícara (chá) de feijão-fradinho
  • 1 xícara (chá) de arroz
  • ½ cebola picada fino
  • 1 colher (sopa) de azeite (ou óleo)
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 folha de louro

Modo de preparo

  1. Corte a carne-seca em cubos grandes de cerca de 7 cm – este tamanho é ideal para dessalgar a carne sem tirar completamente o sal e também para desfiar de um tamanho uniforme. Coloque numa tigela e lave em água corrente. 
  2. Cubra os cubos de carne com 5 xícaras (chá) de água fria. Cubra a tigela com um prato (ou filme) e deixe na geladeira por 24 horas – troque a água pelo menos uma vez durante este período. 
  3. Escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio. Assim que a panela começar a apitar, diminua o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos. Desligue o fogo e espere toda a pressão sair antes de abrir (você pode colocar um garfo sob a válvula par acelerar o processo, mas isso encurta o tempo de vida da panela). 
  4. Despreze a água do cozimento, junte o feijão-fradinho e repita o passo anterior, mas dessa vez deixe cozinhar por apenas 10 minutos. Atenção: o feijão não pode cozinhar demais e desmanchar. Após os 10 minutos de cozimento, desligue o fogo e, com um garfo, levante a válvula para tirar a pressão da panela. 
  5. Com uma pinça, transfira os cubos de carne para um prato e desfie com dois garfos – descarte os pedaços maiores de gordura. Sobre uma tigela, passe o feijão por uma peneira e reserve a água do cozimento. 
  6. Leve ao fogo médio uma panela média. Quando aquecer, regue com o azeite e acrescente a cebola. Tempere com o sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar. Acrescente o arroz e mexa bem por cerca de 1 minuto para envolver todos os grãos com o azeite. 
  7. Meça 2 xícaras (chá) da água do cozimento reservada e regue sobre o arroz. Junte a folha de louro, misture e deixe cozinhar em fogo médio. Assim que a água começar a secar e atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até o arroz absorver toda a água – para verificar, fure o arroz com um garfo e afaste alguns grãos do fundo da panela. 
  8. Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Enquanto isso, prepare o refogado.

Fonte: Panelinha

Conclusão

Ao longo deste post, você pode conferir 5 dicas para preparar o caldinho de feijão perfeito! Mas antes de você ir para a cozinha preparar o feijão, aproveita para ler este post: Por que é importante colocar o feijão de molho antes de cozinhar? Esta dica é essencial para você preparar o feijão perfeito!

Gostou das dicas para deixar o seu feijão ainda mais saboroso e para aproveitar todos os benefícios que esse ingrediente tão querido e presente na mesa dos brasileiros tem? No site do Cooky, o feijão também é bem famoso, por isso não faltam opções de receitas com este ingrediente tão popular. Por isso, aproveite para ver 12 receitas que levam feijão no preparo que são de dar água na boca e como dica de almoço para o fim de semana, temos 03 receitas inesquecíveis de feijão para fazer em casa!

Ah! E antes de terminar, precisamos muito saber da sua opinião: o feijão vai em cima ou embaixo do arroz? Deixe sua opinião nos comentários!

Até a próxima!

Deixe uma resposta