Dica de culinária: como acertar no ponto do sal?

Você tem dificuldades na hora de salgar uma receita? Clique aqui e confira 08 dicas úteis para acertar no ponto do sal e deixar os pratos ainda mais saborosos

Dicas de culinária

Atualizado em 26/10/2020

Como acertar no ponto do sal?

Quem aí já fez um prato salgado demais? Pois é, isso pode acontecer com qualquer pessoa a qualquer momento, inclusive em competições de culinária, como o Masterchef, onde sempre tem um participante que salga demais ou que deixa a comida totalmente sem sal.

Portanto, encontraremos com facilidade pessoas que salgam demais suas comidas e precisam ter do seu lado, um fiel companheiro: o copo com água. E até quem põe pouco sal e só percebe depois quando vai se servir.

Quem erra ao colocar menos sal tem mais possibilidade de corrigir o problema. Porém, é possível acertar no ponto do sal enquanto você cozinha.

Por isso, a dica de culinária deste post é: como acertar no ponto do sal? São dicas úteis para você usar o sal na medida certa e deixar o seu prato ainda mais saboroso.

08 dicas de como acertar no ponto do sal

Pense em todos os ingredientes da sua receita

Esta é a primeira dica que deixará você mais perto de acertar o ponto do sal. Independente da receita que você vai preparar, é importante que você pense em todos os ingredientes que vai utilizar. Para que você não esqueça de nada, você pode fazer um lista de ingredientes ou separá-los em uma mesa ou bancada. Se você tiver carnes curadas, embutidos, queijos ou conservas, fique atento e maneire na quantidade de sal, pois estes ingredientes já são naturalmente salgados.

Experimente a comida

Esta dica pode parecer inútil, mas na verdade não é! Você deve experimentar a comida várias vezes enquanto prepara suas refeições. Pois cada ingrediente utilizado pode variar o sabor do seu prato.

Vamos um exemplo, você dourou a carne e colocou alguns temperos, após provar percebeu que seu prato já possuía a quantidade de sal ideal, mas em seguida acrescentou tomate.

Na hora de servir, você percebeu que ficou faltando um pouco de sal. Isso aconteceu porque o tomate tem um leve sabor adocicado que pode ter neutralizado o sal que havia sido colocado na receita. Você só perceberá estas mudanças, se provar a sua receita mais vezes.

Tenha calma

Na hora de temperar a sua receita, vá com calma. Você não precisa colocar todo o sal de uma vez. Acrescente aos poucos, assim, você terá menos chances de errar no ponto do sal.

Use temperos variados

O sal é o responsável por realçar todos os sabores, mas você pode utilizar outros temperos para deixar o seu prato bem saboroso, sem a necessidade de exagerar na quantidade de sal. Você pode apostar em ingredientes picantes, ácidos e aromáticos para deixar o seu prato ainda mais saboroso.

Até aqui, você conferiu dicas para evitar o excesso de sal, mas você pode ter vindo até aqui pois esta na seguinte situação: “E se eu já coloquei sal de mais? O que eu faço? Jogo tudo fora?” De jeito nenhum, comida é algo sagrado, então nada de desperdício! Por isso, a partir de agora, você confere mais 04 dicas para corrigir o sal em excesso.

Batata, a salvadora!

Caso você prove o caldo de alguma carne e perceba que colocou sal de mais, basta colocar 1 ou 2 batatas descascadas e cortadas ao meio ou em rodelas dentro da panela. Quando as batatas começarem a cozinhar, elas irão absorver um pouco do sal em excesso da comida.

Açúcar e vinagre de maçã

Se você está achando essa dica um pouco estranha, pode ir sem medo. 

Caso você sinta que o sal passou, adicione 1 colher de sopa de açúcar e a mesma quantidade de vinagre de maçã na receita. 

Essa quantidade vai depender da quantidade de comida que está sendo preparada, então faça a correção aos poucos, e lembre-se da dica anterior: prove, enquanto cozinha.

Amido de milho

Pense em um ingrediente versátil, além de ajudar a engrossar caldos, o amido também ajuda a ajustar o sal das receitas.

A medida vai depender da quantidade de comida, mas comece com 1 colher de chá de amido de milho dissolvido em 200ml de água, acrescente na comida que está salgada e mexa bem para que a comida absorva o amido.

Limão

Além de ser um tempero, o limão também pode ajudar a ajustar o sal da comida, basta adicionar algumas gotinhas durante o cozimento.

Mas tenha cuidado ao usar o limão ou outros ingredientes desta lista para acertar o sal da comida, pois o sabor do limão e demais ingredientes podem aparecer ao final da receita, caso você exagere na quantidade, por isso mais uma vez fica alerta: prove, enquanto cozinha!

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 08 dicas de como acertar no ponto do sal, assim ficará mais fácil não cometer erros simples, como excesso de sal, que leva ao desperdício de alimentos.

E se na cozinha, você é marinheiro de primeira viagem, nós temos uma boa notícia. No Cooky, você encontra uma seção recheada de Dicas de Culinária. São dicas simples que tornarão o seu dia a dia na cozinha ainda mais prático!

Gostou destas dicas? Compartilhe este post com seus amigos e ajude-os a preparar pratos ainda mais saborosos.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta