Dica de culinária: como desenformar bolo com facilidade?

Você foi desenformar um bolo e metade do bolo ficou na forma? Neste post, você encontra 03 dicas úteis para desenformar bolos de forma fácil e rápida

Dicas de culinária

Atualizado em 05/11/2020

Como desenformar bolo com facilidade

Quem aí já foi desenformar um bolo e metade do bolo ficou na forma? Ou desenformou o bolo e ao encostar na forma, ele se partiu em mil pedaços? Pois é, quando isso acontece não sabemos se rimos ou choramos!

Afinal, ao prepararmos um bolo, nós investimos tempo e dinheiro para comprar todos os ingredientes necessários. Com o objetivo de evitar o desperdício destes ingredientes e para que você não fique aflita quando for desenformar o bolo, nós trouxemos algumas dicas para que você possa desenformar seu bolo com facilidade.

Unte bem a forma

A primeira dica é talvez a mais conhecida. Se bem untada a forma, o ato de desenformar o bolo será bem mais fácil. Na hora de untar a forma, opte pela manteiga ou margarina. Utilize um guardanapo ou pincel culinário para garantir que não tenha excesso de manteiga ou margarina na forma. Em seguida, polvilhe farinha se o bolo for de farinha branca. Se o bolo for de massa escura, opte por cacau ou achocolatado. A mistura de farinha ou achocolatado com a manteiga ou margarina formará uma camada de aspecto semelhante ao papel manteiga.

Espere a temperatura ideal

O bolo ficou pronto, mas nada de correr para desenformar! Retire o bolo do forno com cuidado para não se queimar e em seguida espere ele ficar morno. Quando ele atingir a temperatura ideal, com o auxílio de uma faca ou espátula, vá desgrudando as laterais do bolo da forma. Depois de desgrudar, vire com cuidado e bata levemente no fundo da forma para que o bolo desgrude delicadamente.

Utilize utensílios específicos

Se você costuma fazer bolos com mais frequência, vale a pena investir em formas de silicone que podem ser encontradas em lojas de utilidades ou produtos específicos, como o spray desmoldante que tornará o processo de desenformar o bolo ainda mais fácil.

Neste post, você conferiu 03 dicas para aprender a desenformar o bolo com facilidade. Mas e você, tem alguma outra dica infalível para tornar este processo ainda mais fácil? Deixe sua dica nos comentários e ajude outras pessoas.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta