Dica de culinária: como escolher o abacaxi maduro?

Você sabe como escolher um abacaxi maduro? Neste post, você confere dicas úteis para acertar na escolha do abacaxi, que pode ser utilizado no preparo de pratos doces e salgados

Dicas de culinária

Atualizado em 29/12/2020

Como escolher o abacaxi maduro

Você já comprou um abacaxi, chegou em casa e ao cortá-lo, descobriu que ele ainda não estava bem maduro? Pois é, isso pode acontecer com qualquer pessoa.

Por isso, neste post, você confere algumas dicas infalíveis para acertar na escolha do abacaxi. Assim, sempre que precisar, você terá um abacaxi maduro à sua disposição.

Afinal, o abacaxi é uma das frutas mais consumidas no verão. Ele pode ser utilizado no preparo de drinks, sucos, vitaminas, pratos doces e salgados.

Vamos às dicas?

Sinta o doce aroma

A primeira dica para acertar na escolha do abacaxi é: sinta o doce aroma da fruta. O abacaxi maduro deve exalar um aroma doce. Se o cheiro não estiver presente, é sinal de que a fruta ainda não está pronta para ser consumida.

Se o cheiro do abacaxi for semelhante ao aroma do álcool, não compre-o, pois ele já passou do ponto e não é ideal para o consumo.

Observe a casca

Um abacaxi maduro costuma ter a casca dourada, mas ainda assim, o abacaxi com a casca verde também pode estar maduro.

Para se certificar de que o abacaxi com a casca verde está no ponto, basta apertar a fruta. Se a casca estiver macia ao toque, isso significa que o abacaxi está pronto para ser consumido.

Teste a folha

Este é um dos métodos mais populares quando o assunto é: como escolher o abacaxi maduro? Para saber se o abacaxi está maduro, puxe uma das folhas do interior da coroa do abacaxi.

Se a folha sair com facilidade, é sinal de que a fruta está madura. Se a folha estiver muito dura, o abacaxi ainda está verde.

Analise o peso

O peso do abacaxi é outro item que merece atenção, quanto mais pesado, mais suculento a fruta estará. Mas lembre-se, nem sempre a fruta maior é a mais pesada. Portanto, você pode selecionar duas frutas que considera madura, e só então analisar o peso para selecionar qual abacaxi será o escolhido.

Conservação

Depois de adquirir a fruta, é hora de ficar atento à conservação do abacaxi.

Se a fruta que você comprou já está madura, busque consumir imediatamente. Caso isso não seja possível, opte por descascar e picar a fruta em pedaços e em seguida leve para o congelador. Assim, você evitará o desperdício dos alimentos.

Gostou destas dicas? Compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam acertar na escolha do abacaxi.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta