Dica de culinária: como esterilizar potes de vidro?

Você sabia que antes de reutilizar vidros, é preciso esterilizá-los? Neste post, você vai aprender 04 técnicas fáceis de como esterilizar potes de vidro em casa!

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Dica de culinária: como esterilizar potes de vidro

Você costuma reutilizar potes de vidro? Pois é, esta prática é bem comum. A maioria das pessoas costuma reutilizar vidros, especialmente os potes que foram comprados com legumes e outros ingredientes em conserva.

Saiba que a reutilização de vidros e outros materiais é essencial para a conservação do meio-ambiente, mas antes de utilizá-los, é extremamente importante que você esterilize os potes de vidro antes de utilizá-los. Assim é possível evitar a contaminação dos alimentos que serão guardados nestes potes.

Talvez, neste momento, você deve estar pensando: “Ah, mas antes de reutilizá-los, eu sempre lavo com água e sabão”. Infelizmente, somente esta ação não é o suficiente para eliminar germes e bactérias. 

Mas, sem desespero! Neste post, você vai conferir uma série de dicas de como esterilizar potes de vidro, assim, você e sua família não correrão riscos de se contaminarem com germes e bactérias!

Vamos às dicas?

Como esterilizar potes de vidro no micro-ondas

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos que tornou a vida de quem cozinha mais prática! E temos mais uma boa notícia: você pode utilizá-lo para esterilizar os potes de vidros. Para isso, basta colocar 04 colheres de sopa de água dentro de cada vidro e levar para o micro-ondas por 2 minutos. Esta técnica não é indicada para vidros com tampas metálicas.Ou seja, para executar esta técnica aposte em tampas de silicone que possam ser levadas para o micro-ondas.

Como esterilizar potes de vidro em banho-maria

Esta é talvez a técnica de esterilização mais popular. Para utilizá-la, encha uma panela grande com bastante água e em seguida, coloque os potes de vidros e tampas. Leve em fogo alto e deixe ferver por pelo menos 15 minutos. Após este período, retire os vidros com cuidado e coloque-os em cima de um pano de prato limpo e deixe secar!

Como esterilizar potes de vidro no forno

A terceira dica de esterilização é feita utilizando o seu forno convencional. Antes de levar os vidros e tampas para o forno, é preciso lavá-los com água e sabão. Em seguida, deixe-os escorrer. Após este processo, leve-os para o forno em uma assadeira a 140º por 15 minutos. Passado os 15 minutos, retire com cuidado vidros e tampas e deixe-os esfriar em uma bancada.

Como esterilizar potes de vidro na máquina de lavar-louça

Se você tem uma máquina de lavar-louças, este é talvez o método mais prático de esterilização. Em sua máquina de lavar, coloque o vidro e a tampa para lavar em um dos ciclos que utilize água quente. Eles sairão secos e limpos.

Como reutilizar os potes de vidro

Agora que você já conheceu 04 técnicas incríveis para de como esterilizar potes de vidro, é hora de saber o que pode ser feito com estes itens. 

Você pode reutilizar os vidros para preparo de novas conservas, como conserva de cebola, pepino, brócolis, couve, beterraba, cenoura e muito mais. Também é possível utilizá-los para armazenar geleias, molhos para saladas ou ainda para guardar ingredientes secos, como farinha, arroz, biscoito e muito mais!

Salada no pote

A salada no pote é apenas uma das possibilidades que você tem para reutilizar potes de vidros. Neste vídeo, você aprenderá como limpar e armazenar os vegetais! Assim, seu dia a dia fica mais prático e não haverá desculpa para você não se deliciar com uma salada saborosa e super nutritiva! E mais, você pode aproveitar esta receita para faturar uma grana extra vendendo saladas no pote, incrível, não é mesmo?

Geleia caseira de manga e maracujá

Nada melhor do que comer um pão fresquinho com uma boa geleia no café da manhã, não é mesmo? Neste vídeo, a Rita Lobo vai te ensinar a preparar uma deliciosa geleia caseira de manga e maracujá! Depois é só armazenar a geleia em um dos potes de vidros já esterilizados! E mais, você pode sempre aproveitar as frutas da estação para preparar novas geleias.

Molho para salada no pote

O molho tem o poder deixar a salada mais atrativa e saborosa! Neste vídeo, você vai aprender 03 receitas de molhos para salada, são eles: molho italiano, molho de mel e mostarda e molho ranch, que podem ser armazenados em potes de vidro. Além de garantir a conservação do molho, fica ainda mais fácil guardar os molhos ou levá-los para o seu trabalho, por exemplo.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 04 dicas incríveis de como esterilizar potes de vidro. Além de aprender receitas deliciosas para reutilizar os vidros em grande estilo. Mas antes de encerrar este post, temos mais uma dica para você: durante o processo de esterilização, tome cuidado ao retirar os vidros para evitar acidentes como queimaduras, por exemplo e utilize os vidros, somente, após eles esfriarem por completo.

E se você chegou até aqui porque ama uma boa dica de culinária, aproveite para conhecer nossa seção de dicas de culinária. Com elas, você poderá deixar o seu dia a dia na cozinha mais fácil e prático!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta