Dica de culinária: como manter a alface fresca?

Quer aprender como manter a alface fresca por mais tempo? Neste post, você aprenderá como lavar, higienizar, armazenar e temperar a alface para que ela se mantenha fresca por mais tempo

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Como manter a alface fresca

Você já foi ao mercado comprar alface e quando chegou em casa, ela já estava murcha? Pois é, na maioria das vezes, o calor é responsável por transformar as folhas frescas e de aspecto crocante em folhas murchas.

Por isso, neste post, você confere dicas úteis para manter a alface fresca por mais tempo. Assim, você terá sempre alfaces frescas e crocantes à sua disposição para preparar saladas super saborosas.

Como manter a alface fresca

Lave bem as folhas

Antes de consumir a alface, separe apenas as folhas que estão boas para consumo e lave-as em água corrente para eliminar qualquer sujeira, como bichinhos ou pedacinhos de terra. A água fresca será sua aliada na hora de transformar as folhas murchas em folhas frescas novamente.

Higienize as folhas de alface

Após lavar as folhas é hora de higienizar a hortaliça. Para higienizar, coloque as folhas em um recipiente com água e deixe de molho por 15 minutos. A cada litro de água utilizado, acrescente duas colheres de sopa de vinagre de álcool. Se preferir, você pode usar produtos próprios para a higienização de alimentos. Mas, lembre-se de utilizar apenas a quantidade de produto que é recomendada pelo fabricante.

Seque bem a alface

Depois de deixar as folhas de molho, enxágue novamente em água corrente. Em seguida, é hora de secar bem a alface. Para que toda água escorra, utilize um escorredor. Após escorrer a água, seque bem as folhas com o auxílio de um pano de prato limpo ou papel toalha.

Armazene a hortaliça

Após finalizar o processo de secagem, é chegado o momento de guardar as folhas limpas e higienizadas. Para armazená-las, utilize um pote com tampa. Cubra o fundo do pote com papel toalha, acrescente uma camada de folha de alface e vá intercalando com o papel toalha. Conforme o papel for umedecendo, é hora de substituí-lo. Guarde o pote na parte de baixo da geladeira, pois neste ambiente não é tão frio.

Cuidado na hora de temperar

Deixe para temperar a salada de alface, apenas no momento em que for consumir, assim, você evitará que as folhas murchem antes de serem consumidas.

Mas, e você, como faz para manter a alface fresca em sua casa? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta