Dica de culinária: como manter o brócolis verde após o cozimento?

Você já colocou o brócolis para cozinhar e depois de cozido, ele perdeu a cor? Neste post, você confere uma dica prática para manter a cor verde do brócolis, deixando o seu prato ainda mais colorido

Dicas de culinária

Atualizado em 06/10/2021

Como manter a cor verde do brócolis

Você já colocou o brócolis para cozinhar e depois de cozido, ele perdeu a cor? Pois é, a forma como você cozinha este vegetal pode alterar a cor dele.

Por isso, neste post, você vai conferir uma dica prática para que você consiga manter o brócolis verde após o cozimento.

Como manter a cor verde do brócolis

Esta dica também vale para outros vegetais ou leguminosas verdes, como vagem e espinafre, por exemplo.

Cozinhe em água fervente

Para manter a cor do brócolis, é ideal que você ferva a água antes de colocar o vegetal para cozinhar. Assim que a água estiver no ponto ideal, acrescente o brócolis e deixe cozinhar por um período que pode variar de 03 a 05 minutos. Com o auxílio de um garfo, espete o brócolis para conferir se o vegetal está no ponto.

Pare o processo de cozimento

Se o seu vegetal está no ponto, é importante que você retire o brócolis da panela para cessar o processo de cozimento. Se você apenas desligar o fogo e não retirar o brócolis da água fervente, o brócolis continuará cozinhando, o que resultará na perda da textura e da cor.

Para garantir que o processo de cozimento seja cessado, coloque o brócolis cozido em um recipiente com água bem gelada. Se você não tiver água gelada à disposição, utilize a água em temperatura ambiente e acrescente gelo. Assim, ficará mais fácil manter a cor verde deste belo vegetal.

Gostou desta dica para manter a cor verde do brócolis após o cozimento? Você conhece alguma outra técnica fácil e prática para deixar o brócolis bem verdinho? Compartilhe conosco nos comentários e ajude outras pessoas.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Um comentário

Deixe uma resposta