Dica de culinária: como preparar o purê de batata perfeito?

Quem aí ama um belo purê de batata? Neste post, você verá dicas fáceis para aprender a preparar um purê tão bom quanto aqueles que são preparados por chefes de cozinha.

Dicas de culinária

Atualizado em 20/10/2020

Quem aí ama um belo purê de batata? O purê é um ótimo acompanhamento para carnes e molhos, mas a pergunta é: você sabe preparar um purê de batatas perfeito? Neste post, você verá dicas fáceis para aprender a preparar um purê tão bom quanto aqueles que são preparados por chefes de cozinha.

Cortes iguais

Separou as batatas e descascou, agora é hora de picar todas elas para dar início ao cozimento. Na hora de picar as batatas em cubinhos, é importante que eles sejam simétricos, ou seja, que todas os cortes tenham o mesmo tamanho. Assim todas as batatas cozinharão uniformemente. Isso evitará que o seu purê tenha alguns pedaços de batata mais duros do que outros.

Cozinhe bem

Depois de cortar as batatas no tamanho ideal, é essencial que você deixe as batatas cozinharem por completo. A batata estará no ponto ideal quando você conseguir amassar todas elas com o auxílio de um garfo sem precisar fazer esforço.

Amasse bastante

Com o auxílio de um garfo ou de um amassador de batatas, amasse bem as batatas para que o seu purê fique bem lisinho e cremoso.

Laticínios

Há quem cozinhe as batatas no leite ou quem deixe para acrescentar os líquidos somente na finalização do prato. Mas além do leite, você também pode acrescentar creme de leite, requeijão, queijo ou creme de ricota para deixar o seu purê ainda mais cremoso e gosto. A manteiga também não pode faltar. Ela é responsável por dar brilho, sabor e cremosidade ao seu purê. Mas lembre-se, todos estes ingredientes devem ser acrescentados aos pouquinhos, assim, não há risco de que o seu purê fique muito líquido.

Temperos

A última dica deste post é: capriche nos temperos. Além do sal, você pode utilizar pimenta do reino, noz-moscada e até mesmo salsinha para deixar o seu purê ainda mais saboroso.

Gostou destas dicas? Na sua casa, como você costuma preparar o purê de batata? Conte-nos sobre suas experiências nos comentários!

Compartilhe este post em suas redes sociais e permita que outras pessoas aproveitem estas dicas para arrasar no preparo do purê!

Até a próxima!

Deixe uma resposta