Dica de culinária: como preparar um arroz soltinho?

Você ainda não consegue acertar o ponto do arroz na hora de prepará-lo? Neste post, você confere 05 dicas para aprender a preparar um arroz soltinho.

Dicas de culinária

Atualizado em 01/09/2020

Dicas de como preparar um arroz soltinho

É novo no mundo da culinária ou ainda não conseguiu acertar o ponto do arroz na hora de prepará-lo?

Seus problemas acabaram. Neste post, você confere 05 dicas para aprender a preparar um arroz bem soltinho.

Escolha dos grãos

Na hora de ir ao supermercado ou feira comprar o arroz, preste bem atenção no estado dos grãos. Evite comprar um pacote com muitos grãos quebrados, pois durante o cozimento, eles tendem a derreter, podendo deixar o seu arroz empapado.

Lave o arroz

Sim, lavar o arroz é essencial para que ele fique bem soltinho após o cozimento. Ao lavar o arroz, você retira o amido dos grãos. O amido é responsável por deixar o arroz com uma consistência mais pegajosa. Lave o arroz até que a água saia bem limpa, depois de lavados, os grãos estão prontos para iniciar o processo de cozimento.

Cozimento

Escolha uma panela que comporte o arroz com facilidade, afinal, ele cresce cerca de 60% após o cozimento. Se você costuma utilizar o óleo durante o preparo do arroz, saiba que um fio de óleo já é mais que suficiente. Tempere o arroz do jeito que preferir. No momento, em que você ouvir barulhos semelhantes a um estalo, é hora de colocar a água. Para não haver problemas durante o preparo, a medida correta de água é: a cada 1 xícara de arroz, deve-se colocar 2 xícaras de água. Outro detalhe importante, é a temperatura da água que deve estar aquecida.

Panela tampada ou aberta?

A panela deve ser tampada durante o cozimento inicial. Quando os grãos já estiverem macios, mas ainda restar água entre eles, é o momento de tirar a tampa e deixar os grãos secarem.

Toque final

Depois de pronto, você pode dar uma leve mexida com um garfo no arroz que ainda está dentro da panela. Desta forma, o vapor que ainda resta será eliminado e o arroz ficará bem soltinho.

Mas, e você: Já sabe como preparar um arroz bem soltinho? Já seguiu as dicas deste post? Conhece alguma outra técnica? Deixe sua opinião nos comentários, ela é muito importante para nós!

Gostou deste post? Curta e compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta