Dica de culinária: como saber se os ovos estão frescos?

Você costuma consumir ovos em sua casa? Clique aqui e confira dicas infalíveis que vão te ajudar a descobrir se ovos que você consome são realmente frescos

Dicas de culinária

Atualizado em 09/09/2020

O ovo é um dos alimentos mais completos existentes na natureza. Rico em proteína, ele pode ser consumido de formas variadas, além disso, ele pode ser utilizado no preparo de receitas doces e salgadas.Mas agora, nós queremos saber: Você costuma consumir ovos? Você sabe se eles realmente estão bons para os consumo? 

Neste post, você terá acesso a dicas infalíveis para descobrir, em casa, se os ovos estão realmente frescos!

Utilize uma vasilha com água

Para dar início aos testes, você vai precisar de uma vasilha com água fria. A vasilha deve ser 2 vezes maior do que o tamanho do ovo. Em seguida, coloque o ovo dentro da água e faça o teste:

  • Se o ovo afundar como uma pedra é porque ele está fresco.
  • Se o ovo afundar e em seguida quicar como uma bola é porque ele está velho, mas ainda está bom para o consumo.
  • Se o ovo flutuar, significa que ele não deve mais ser consumido.

Chacoalhe o ovo

Esta dica é ainda mais fácil de ser colocada em prática. Para testar o ovo, você deve chacoalhar o ovo perto do seu ouvido. Se você não ouvir nenhum barulho é porque o ovo está fresco. Se ouvir alguma coisa, fique atento, pois o ovo pode estar podre.

Aparência

Ao quebrar um ovo, você deve ficar de olho na aparência. Utilize um prato de cor branca para quebrar os ovos. Se ao quebrar os ovos, a gema estiver redonda e flutuando e a clara estiver firme e próxima da gema, o ovo está fresco e pronto para o consumo. Se a gema afundar no prato e a clara estiver transparente, mas ainda firme, o ovo ainda está bom para o consumo. Por fim, se a gema estiver plana e a clara se assemelha a água, a recomendação é que você jogue o ovo fora.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais para que mais pessoas possam consumir os ovos sempre frescos.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta