7 dicas para economizar na compra do mercado

Quer gastar menos em suas idas ao supermercado? Então, não perca mais tempo e confira nossas dicas para economizar na compra do mercado agora mesmo!

Dicas de culinária

Atualizado em 08/07/2022

Dicas para economizar na compra do mercado

Ir ao mercado não é uma tarefa fácil! É preciso planejamento, organização e tempo para que as compras saia como havia sido previsto. Afinal, a inflação e a produção, que muitas vezes sofre com as intempéries climáticas, fazem o preço oscilar e para que as compras, sejam elas mensais ou semanais fiquem dentro do orçamento programado é preciso cuidado.

Para te ajudar a economizar nesta tarefa que consome uma boa parcela da renda familiar mensal, nós preparamos um post repleto de dicas para economizar na compra do mercado de forma prática e descomplicada.

Com estas dicas, além de tornar sua compra mais barata, você também otimiza o tempo que gastará realizando suas compras.

Então chega de conversa e vamos às dicas para economizar na compra do mercado.

Organize a despensa 

A primeira dica deste post é o primeiro passo para quem deseja manter a organização da casa, e de quebra economizar na hora de fazer as compras no mercado. Comece organizando a sua despensa de alimentos e aproveite para anotar os itens que já acabaram e precisam ser comprados. Neste momento, você também pode ficar atento à validade dos produtos que ainda estão fechados, assim, fica mais fácil evitar o desperdício de alimentos. 

Além da despensa de alimentos, você também pode e deve organizar a geladeira e os espaços onde ficam os produtos de higiene e limpeza.

Faça uma lista

Moça verificando a lista de compras no supermercado
Não esqueça de fazer uma lista consciente com base nas suas necessidades antes de ir ao mercado

Após concluir a organização, faça uma lista com todos os itens que você precisa comprar no mercado. Com uma lista em mãos, você prioriza a compra dos itens que estão faltando e evita o esquecimento de itens importantes.

Se você costuma fazer a compra semanal, você pode priorizar a compra dos produtos que já acabaram ou ainda montar um cardápio semanal para que as compras sejam ainda mais assertivas.

Avalie o consumo de alimentos mensal

A gente sabe que talvez você pense que pode ocorrer um apocalipse zumbi a qualquer hora. E nos filmes, os personagens sofrem para chegar até o mercado mais próximo e precisam arriscar suas vidas para garantir uma boa reserva de comida.

Mas no dia a dia nem sempre há necessidade de fazer um grande estoque de alimento, especialmente se você mora sozinho ou possui uma família pequena. No entanto, isso não quer dizer que você precise comprar poucos alimentos.

Neste caso, o melhor é observar o quanto você e sua família consome ao longo do mês. Afinal, se você não costuma fazer muitos pães e bolos, não tem porque comprar vários quilos de farinha, por exemplo.

Faça uma boa pesquisa de preço

Antes de decidir onde fará suas compras, busque saber as ofertas dos principais mercados da sua cidade. Ao verificar as ofertas, ficará mais fácil encontrar o mercado com os melhores preços. Mas antes de escolher o local, veja se a quantidade de produtos em promoções compensa o tempo e valor  investido no deslocamento. 

Não vá ao mercado com fome 

Ir ao mercado é uma verdadeira tentação, a organização dos produtos, o aroma vão estimular seu olhar e olfato, por isso, ir ao mercado com fome fará com que você compre coisas que não fazem parte da sua lista de compras e não consiga economizar.

Fique atento ao orçamento

Família pagando suas contas no supermercado
Definir um orçamento é um passo essencial para economizar no mercado

Se você pretende economizar, é importante que você defina um valor para gastar durante as suas compras.

Para te ajudar a manter suas compras dentro do orçamento programado, utilize uma calculadora. Ao colocar um produto no carrinho, coloque o valor na calculadora e vá somando até chegar ao orçamento definido.

Cuidado com as gôndolas 

Enquanto caminha pelo mercado, evite as gôndolas de promoções. Sabe aqueles produtos que estão bem destacados e com uma placa enorme de promoção no meio do mercado? Às vezes não é o melhor custo-benefício da categoria, por isso vale a pena dar sempre uma passadinha no corredor desses produtos em destaque para comparar preços.

E por falar em gôndolas, segure a tentação de pegar aquele chocolatinho ou aquela revista curiosa próxima ao caixa. Geralmente filas demoradas fazem a gente explorar as gôndolas que fica próximo dos caixas e depois de um passeio exaustivo pelo mercado para fazer a compra do mês, um chocolatinho pode ser uma bela recompensa, não é mesmo? Pois é, esses itens foram posicionados neste espaço,  justamente para te instigar, por isso opte por caixas-rápidos, com autoatendimento ou controle as suas tentações!

Mais dicas para economizar na compra do mercado: 

Depois das 7 dicas para economizar na compra do mercado, vai ficar muito mais fácil para você economizar seu dinheiro em suas idas ao mercado.

Mas além das dicas anteriores, nós separamos mais algumas dicas rápidas para que a sua experiência ao realizar suas compras seja ainda melhor:

  1. Evite produtos que estão dispostos nas prateleiras na linha dos seus olhos e das suas mãos! Produtos campeões de vendas, líderes de mercado, ficam sempre bem à sua vista e ao alcance das suas mãos para você pegar!
  2. Vai com as crianças ao mercado? Alguns itens (coloridos, chamativos e que despertam atenção) estão bem ao alcance delas: nas prateleiras mais baixas.
  3. Tem espaço em casa? Aproveite para comprar itens em maiores quantidades, mas lembre-se de optar por produtos que tenham uma duração maior, como feijão, arroz, farinha, óleo, massa e muito mais. 

E aí gostou das nossas dicas para economizar na compra do mercado? Você costuma seguir algumas delas antes de ir ao mercado? Conta para a gente nos comentários.

E se você quer acompanhar mais dicas de como otimizar seu tempo na cozinha, confira nossa seção de Dicas de Culinária. Por lá, você vai encontrar conteúdos que vão tornar seu dia a dia na cozinha ainda mais prático e fácil.

Ah, e não esquece de compartilhar este post com seus amigos, afinal, todo mundo quer economizar.

Até a próxima!

Deixe uma resposta