Época da cereja: 6 receitas para aproveitar ao máximo a fruta 

A época da cereja já começou. Que tal preparar receitas doces incríveis para aproveitar ao máximo essa fruta tão gostosa? Confira 6 opções simples e deliciosas.

Bolos e tortas doces

Atualizado em 19/01/2024

torta de cereja

A cereja é uma fruta pequena, delicada, de cor vermelha exuberante e tem uma polpa macia e muito suculenta. Famosa, ela é muito consumida nos meses de dezembro e janeiro no Brasil. A fruta também já é um item tradicional nas festas de fim de ano e tem um motivo.

No país, a cereja pode ser encontrada com mais facilidade e também com um preço mais acessível nestes meses do ano por ser a época de colheita. Mas no cenário nacional, ainda há muito o que percorrer, afinal por aqui a produção se concentra no sul do Brasil e ainda são várias as espécies que continuam inexploradas. 

Mas no mundo, a fruta chama atenção e a briga por quem produz mais é acirrada. A Turquia é a maior produtora de cereja do mundo. Mas entre os três primeiros colocados está o nosso vizinho Chile. Ou seja, a fruta apreciada pelo seu sabor, textura e doçura está cada vez mais perto. 

Depois de viajar pela economia e entender que sim, a cereja é uma fruta que existe de verdade e não é feita de chuchu 😂 É hora de conferir as receitas com cereja que é pequena para quem vê e gigante para quem ama.

Torta de cereja

A primeira receita não poderia ser outra senão uma deliciosa torta de cereja. Ela é composta de uma bela camada de massa que tem em sua base farinha e manteiga. Quando se aproximam e vão para o forno é que a química acontece e como num passe de mágica, a massa ganha uma textura que se assemelha a massa folhada: leve e crocante.

Já o recheio, esse deixou a cozinheira Dinara suspirando. Ou seja, um prato que deixa cozinheiro apaixonado é sempre muito gostoso! Para prepará-lo, as cerejas são cortadas ao meio, uma a uma e depois são levadas para uma frigideira. 

E como numa dança, elas vão formando uma geleia cremosa e muito perfumada. O toque especial fica por conta da manteiga e do extrato de amêndoas que acentuam o sabor e deixam o recheio super brilhante.

Ah quem diga que as tortas foram inventadas na Europa como forma de aproveitar as frutas. O costume se dissipou pelas Américas com a chegada dos colonizadores. Por isso, dessa vez, precisamos confessar: quem teve a ideia de transformar uma fruta em uma torta acertou em cheio.

Afinal, essa torta de cereja não só aproveita a fruta como pode ser servida em um delicioso café da manhã, mas também pode ser uma excelente sobremesa para festas e confraternizações. 

Além disso, ela pode ser servida sozinha ou ainda vai bem com o acompanhamento mais que refrescante: o sorvete de baunilha. Se preferir, o chantilly também pode trazer um charme especial e mais sabor para o doce!

Então corre para ver o modo de preparo em vídeo com tudo o que você precisa saber para acertar no preparo e ter uma torta de cereja para encantar os olhos e paladar.

Drink de cereja com canela sem álcool

A cereja é uma fruta muito versátil. Com ela, além de tortas, geleias e muitos outros doces, é possível fazer drinks. E por que não se render ao charme e sabor de um bom drink sem álcool? 

Esse drink combina a doçura e acidez que só a cereja tem e a canela traz um aroma e conforto para complementar o sabor. É uma bebida rápida de fazer, ainda mais se você já tiver preparado o xarope de canela!

Outra vantagem desse drink refrescante é que toda a família pode tomar, além disso ele traz beleza e sotifiscação para um brunch, happy hour ou qualquer outra comemoração.

Clafoutis de cereja 

O clafoutis é um doce muito famoso na culinária francesa que consiste em cerejas inteiras sem carroço com um creme divino feito à base de leite, ovos e farinha. Diferente da torta que é preciso preparar a massa e transformar as cerejas em uma geleia. 

Esta sobremesa é mais prática, pois o creme que após assada remete a um bolo é feito no liquidificador e as cerejas precisam passar apenas pelos processos de higienização e remoção do carroço. O resultado é uma sobremesa doce na medida certa e que se desmancha na boca.

Para acompanhar o clafoutis que deve ser servido quente, não tem nada melhor do que um bom cafézinho ou um refresco.

Cereja em calda

Ah a famosa cereja em calda! Tem quem acredite que ela é feita de chuchu, mas você já pensou na possibilidade de fazer sua própria cereja em calda? Essa receita é muito simples e ideal para você que quer ter cerejas de verdade por mais tempo ou ainda utilizá-las em outros preparos. 

No vídeo, a campeã da segunda edição do Masterchef para cozinheiros amadores Izabel Alvares te ensina como fazer cereja em calda de modo fácil e descomplicado.

Pavê de chocolate com cereja

Agora que você já tem suas cerejas em calda, que tal aprender a preparar um delicioso pavê? Essa sobremesa é uma verdadeira tentação, pois leva camadas de creme que é feito utilizando nada mais, nada menos do que chocolate branco.

Após a camada de creme, vem o biscoito champagne que é embebido na calda da cereja. Já a última camada leva pedaços de cereja e creme. Para finalizar, raspas de chocolate e cerejas inteiras para dar aquele toque mais que especial.

Geleia de cereja 

Para finalizar as receitas e aproveitar ao máximo a época de cerejas, é claro que a geleia não podia faltar. Essa é mais uma forma de ter as cerejas por mais tempo em sua casa.

Além disso, uma geleia vai muito bem no café da manhã para acompanhar aquele pãozinho, uma torradinha, panquecas ou até mesmo um queijo branco.

Tem quem aproveite a geleia de cereja até mesmo em tábuas de frios que são ideais para esse período de muito calor. Confira o vídeo e veja como preparar essa geleia prática e muito saborosa.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pôde conferir 6 receitas com cereja para aproveitar ao máximo a época de cereja. 

Estar atento às frutas e legumes da estação é uma excelente forma de consumir alimentos diversos e ainda pagar mais barato nestes itens.

Aproveite esse período para se deliciar com as cerejas e ainda preparar receitas incríveis. E aí, já escolheu sua receita? Conta para a gente nos comentários.

Até o próximo artigo. 

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta