Máquina Lava louças: por que você deve investir em uma?

A lava louças é o eletrodoméstico queridinho de quem quer ter praticidade em casa. Vem conferir as melhores opções com ótimo custo-benefício do mercado!

Dicas de culinária

Atualizado em 12/04/2024

Lava louças

Já pensou em quanto tempo da sua vida você gasta lavando louças todos os dias? Se você gasta 30 minutos por dia, ao longo de uma semana serão 210 minutos. Ao converter em horas, isso significa que você fica 3h30 minutos da sua semana lavando louça.

E se você não precisasse mais se preocupar com louças e elas estivessem limpinhas e brilhosas apenas esperando para serem guardadas ou reutilizadas? Isso seria incrível, não é mesmo?

Mas isso não é somente incrível, como também é possível se tornar realidade nos dias atuais. Tudo isso porque já existe um eletrodoméstico chamado lava louças no mercado! 

Com ela, você pode gastar mais tempo preparando bons pratos na cozinha ou ainda ter alguns minutos de descanso extra no seu intervalo do almoço enquanto ela faz toda a tarefa de limpar e secar suas louças.

Pensando em levar mais praticidade e tecnologia para sua casa, é que preparamos uma lista para você conhecer as melhores opções de lava louças do mercado em 2024.

Mas antes de conferir todas essas opções, eu aposto que tem uma perguntinha pareando sob sua cabeça e sim, vamos respondê-la. Olha só:

A lava louças limpa mesmo as louças?

A resposta leva apenas três letras e é SIM. Há muitos boatos de que a lava louças não é eficiente e que é preciso fazer uma pré-lavagem das louças para que ela se torne realmente efetiva.

Antigamente, esses eletrodomésticos realmente não eram tão efetivos como atualmente. Mas com o passar dos anos, o produto evoluiu e hoje existem lava louças com funções de pré-lavagem e até mesmo higienização de frutas e verduras.

Sem contar que os produtos que permitem que a máquina execute sua função também passaram por melhorias para retirar até a gordura mais difícil, além de secar e dar brilho para as peças.

Conheça as melhores opções de lava louças do mercado 

A partir de agora, você vai conhecer as melhores opções de máquinas para lavar louças do mercado, mas é preciso lembrar que existem vários modelos e formatos disponíveis. 

Inclusive este eletrodoméstico é selecionado por serviços. Os mais comuns são: 8, 10 e 14 serviços e o que isso significa?

Cada serviço representa o número de louças que a máquina suporta em uma lavagem. Por exemplo, o modelo de 8 serviços lava 8 pratos, 8 copos, 8 xícaras, 8 facas, 8 garfos e assim sucessivamente. 

Lava louças Brastemp 8 serviços

Lava louças Brastemp

A Brastemp é líder em vendas de eletrodomésticos e no seu leque de opções disponíveis para o consumidor está a lava louças. Neste modelo, é possível encontrar as versões de 8, 10 e 14 serviços. Ou seja, tem opção para dar conta da louça da família inteira.

Ela é compacta e de fácil instalação, pois se encaixa facilmente em nichos ou bancadas. Esse modelo também possui recurso de pré-lavagem para louças mais sujas e a função acquaspray que é um dos grandes diferenciais, pois ela permite enxaguar os itens para que você possa acumular mais louças entre as lavagens.

Além disso, essa máquina promete ser a mais econômica do mercado quando o assunto é o uso de energia elétrica e água. 

Lava louças Midea 14 serviços

Lava louças Midea

A segunda opção desta lista é a lava louças Midea de 14 serviços. Robusta, ela possui um design arrojado e pode ser encontrada em três cores: preta, prata e branca para quem quer um eletrodoméstico mais neutro para a sua cozinha.

Esse modelo conta com inúmeras funções para você escolher na hora de higienizar suas louças que vai desde a pré-lavagem até a função eco que permite lavar louças mais rápido e com menos gasto de energia e água. Além disso, ela possui programas ideais para quem tem muitos itens em vidro ou peças delicadas.

Uma das vantagens desta máquina, é que ela lava-louças com água em até 70 graus para uma higienização mais completa e ainda permite adiar o início, ou seja, você pode programar a lava-louças para limpar os itens em 2, 4, 6 ou 8 horas.

Lava louças EOS 14 serviços 

Lava louças EOS

A lava louças EOS possui apenas o modelo que lava a louça de até 14 pessoas, mas pode ser encontrada nas cores prata e preto trazendo mais versatilidade para o layout da sua cozinha. 

Esse modelo conta com painel digital touch screen e 6 programas de lavagem para se adpatar mais facilmente às suas necessidades. Ela também possui 2 borrifadores de água para uma lavagem mais eficiente.

Um dos diferenciais desta máquina é que o seu timer que permite adiar o início permite programar até 9 horas. Ou seja, dá para sair de casa com a louça suja e chegar com tudo limpo, seco e pronto para guardar ou usar novamente.

Lava louças Electrolux 14 serviços

Lava louças Electrolux

A terceira opção desta lista é a lava louças da Electrolux e é também o modelo mais completo do mercado que pode ser encontrado nas versões prata e branco com 10 e 14 serviços. 

Robusta, delicada e tecnológica, essa máquina possui painel digital para escolha de programa de lavagens e acompanhamento do andamento da lavagem. Portanto, se você deixou a louça lavando, é possível saber quanto tempo falta para que tudo fique pronto para uso.

Entre as suas principais vantagens, está o programa inteligente Auto Sense que identifica o nível de sujidade da sua louça e escolhe o programa de limpeza automaticamente. Além disso, você pode lavar muito mais que itens de cozinha na sua lavadora. Isso porque ela também permite higienizar suas compras, como frutas e verduras. 

Lava louças Samsung 14 serviços

Lava louças Samsung

Cada marca tem o seu diferencial, assim como as demais lava louças, a Samsung possui uma vantagem única. Sua máquina promete ser ideal para quem reside em apartamentos e quer lavar sua louça sem o tilintar dos materiais.

Isso porque seu modelo de 14 serviços, em inox, emite menos de 47 decibéis em cada ciclo de lavagem. Além disso, ela possui painel digital para escolha de programas e acompanhamento do ciclo. 

A lava-louças ainda é resistente a marcas de dedos para facilitar a limpeza externa e possui uma área interna totalmente ajustável para encaixar com mais facilidade tamanhos variados de louças. 

Lava louças Philco 14 serviços 

Lava louças Philco

A última opção de máquina lava louças é a da Philco com 14 serviços na cor prata. A marca também possui modelos similares para quem busca um item mais enxuto com apenas 10 serviços.

Ela possui um painel eletrônico com trava de segurança para evitar que crianças possam mexer durante o ciclo de lavagem. A máquina conta ainda com 7 programas para se adequar às necessidades da sua família.

Ainda quando o assunto é segurança, ela tem um sistema único contra transbordamento. Para facilitar a higienização, a lava louças apresenta funções de timer para adiar o início, meia carga ou para adicionar secagem extra.

Uma das vantagens para quem quer realmente tirar a louça da mesa e levar para lavadora é o sistema de filtragem que retém as partículas de alimentos para evitar que elas possam bloquear os tubos ou componentes internos.

Dicas para sua lava louças ser ainda mais efetiva

Depois de escolher o seu modelo, é claro que a gente ainda dá algumas dicas para tornar a sua experiência com uma lava louças ainda melhor.

  • Antes de comprar sua máquina, verifique a voltagem e as medidas para garantir que ela vai caber na sua cozinha ou no móvel planejado. 
  • Na hora de preparar as louças, não é preciso fazer a pré-lavagem, mas para facilitar a limpeza e higiene do eletrodoméstico, lembre-se de tirar os resquícios de comida com o auxílio de um talher ou guardanapo.
  • Para a lavagem, use produtos próprios para lavar as louças.
  • Para diminuir o consumo de água e energia, lembre-se que você pode ir acumulando a louça durante o dia e realizando enxagues para que os itens não fiquem com mau odor. Assim que a máquina estiver cheia, é só executar a limpeza como de costume.
  • É importante salientar que nem todos os tipos de louça podem passar por essa lavagem. Para garantir que nada estrague, basta certificar-se de que os itens podem passar pelo processo de limpeza. 
  • Por fim, nós sabemos que pode ser um processo chato, mas não podemos deixar de recomendar a leitura do manual de instruções. Cada eletrodoméstico possui suas recomendações de uso que devem ser lidas para a sua segurança e a da sua família.

Conclusão 

Ao longo deste post, você pode conhecer um pouco mais sobre a famosa lava louças. Ela será eleita funcionária do mês e posso afirmar que irá figurar entre os eletrodomésticos favoritos.

Afinal, nós sabemos que tudo o que queremos no dia a dia é uma boa dose de produtividade e mais tempo para fazer o que realmente amamos.

Se você gosta desse universo de eletrodomésticos, com certeza vai gostar de conferir as melhores opções de liquidificador do mercado ou aprender tudo sobre a sensação do momento: a panela de pressão elétrica

Obrigada por nos acompanhar em mais um artigo e até a próxima análise com dicas sensacionais ou receitas de dar água na boca.

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta