Purê: 12 receitas para fugir do convencional

O purê é um excelente acompanhamento para diversos pratos, como carnes e molhos. neste post, você vai descobrir que é possível preparar o purê com outros ingredientes, como abóbora e batata salsa

Receitas Rápidas

Atualizado em 31/03/2021

12 receitas de purê que fogem do convencional

O purê é um excelente acompanhamento para diversos pratos, como carnes e molhos, por exemplo.

Uma das receitas mais famosas de purê leva batata no preparo. Mas neste post, você vai descobrir que é possível preparar o purê com outros ingredientes, como abóbora e batata salsa.

E a partir do purê, você poderá preparar pratos extremamente deliciosos e práticos, como é o caso do escondidinho.

Vamos às receitas?

Purê de abóbora

A abóbora cabotiá tem um sabor adocicado, o que deixará o seu purê ainda mais saboroso. Ingredientes de sabor adocicado costumam combinar com pratos que possuem um índice de gordura mais alto, como a carne de porco, por exemplo. Para preparar o purê, você vai precisar de ingredientes simples, como o alho e a pimenta. Assista o vídeo do chef Taico e aprenda a preparar mais essa delícia.

Purê de cenoura

A cenoura é rica em betacaroteno e possui muitas vitaminas do complexo B. Os benefícios deste ingrediente para a sua saúde podem se transformar em um motivo a mais para você incluir este ingrediente que agrada crianças, adultos e até mesmo animais, como o coelho em sua alimentação. Neste vídeo, você vai aprender a preparar um purê de cenoura cheio de sabor que pode ser servido até mesmo para os bebês que estão iniciando a introdução alimentar. 

Purê de mandioca

Você cozinhou mandioca em sua casa e sobrou? Saiba que estas sobras podem se transformar em um belo purê. Você pode servir este purê como acompanhamento para carnes e molhos, mas também utilizá-lo no preparo de cremes e caldos. Vale salientar que em outros estados, a mandioca é também conhecida como macaxeira e aipim. Assista o vídeo e veja como preparar este prato simples, mas muito gostoso.

Purê de batata salsa

Batata salsa, batata baroa, mandioquinha e cenoura amarela. A forma como ela é conhecida pouco importa, pois a verdade é que ela é uma delícia e pode servir de acompanhamento para inúmeros pratos, como o salmão grelhado, por exemplo. Neste vídeo, a Bela Gil, vai te ensinar como utilizar este ingrediente para preparar um purê cheio de sabor e textura.

Purê de batata doce

Quem costuma se alimentar de maneira saudável, sabe que a batata doce é um item indispensável. Ela possui baixo índice glicêmico, o que aumenta a sensação de saciedade. Com a batata doce, é possível fazer uma série de receitas, como chips e batata recheada. Mas nesse vídeo, você aprenderá como preparar um delicioso purê, que vai muito bem acompanhado de um belo frango ao molho.

Purê de banana-da-terra

A banana é uma fruta super consumida pelos brasileiros. A banana pode ser encontrada de diversos tipos, tamanhos, formatos e sabores. Um dos tipos de banana que agrada o paladar de muitos brasileiros é a banana-da-terra. Com ela, é possível preparar inúmeros pratos que combinam ingredientes doces e salgados. Por isso, neste vídeo, a Rita Lobo vai te ensinar a preparar um delicioso purê de banana-da-terra, que é uma verdadeira explosão de sabores.

Purê de batata tradicional

A última receita de purê deste post é o purê de batata tradicional, que leva muito leite e manteiga, assim como manda a culinária francesa. Neste vídeo, quem vai te ensinar a preparar o purê de batata perfeito é o chef de cozinha e jurado do MasterChef Brasil, Érick Jacquin. O grande segredo deste purê, é que para cozinhar as batatas, você vai precisar de leite.

Como usar o purê de batata em outras receitas?

Agora, você vai conferir algumas sugestões de receitas que levam purê no preparo. Assim, você pode deixar o purê ainda mais gostoso, transformando-o em um delicioso prato único, ou seja, um prato que dispensa acompanhamentos.

Vamos às receitas?

Purê de batata recheado

Se sozinho, o purê de batata já é bom, imagina um purê de batata bem recheado? Neste vídeo, a Tata Pereira vai te ensinar a preparar um delicioso purê recheado com muito queijo, presunto e orégano. Além de ser fácil de fazer, é prático, pois como o prato é finalizado no forno, ou seja, enquanto assa, você pode aproveitar para lavar a louça ou arrumar uma belíssima mesa posta.

Purê de batata à bolonhesa

Essa receita de purê de batata à bolonhesa lembra muito o escondidinho, só que dessa vez, as camadas se invertem, e a batata vai embaixo do molho. O que deixa a combinação destes ingredientes ainda mais gostosa. E claro, que não pode faltar uma bela camada de queijo parmesão para gratinar. Se preferir, você pode usar queijo mussarela, por exemplo.

Escondidinho de frango

O escondidinho de frango é uma receita que costuma fazer sucesso em restaurantes e casas de família. Além de ser prático e fácil de fazer, é delicioso. Neste vídeo, do canal Menino Prendado, o Eduardo Reis vai te ensinar a preparar um escondidinho de frango cheio de camadas, uma mais deliciosa que a outra.

Enrolado de purê de batata

Na culinária, tem ingredientes que foram feitos um para o outro, não é mesmo? Este é o caso da batata, do queijo e do bacon. É quase impossível de uma receita que leva estes três ingredientes ficar ruim, não é mesmo? Neste vídeo, você verá como preparar um purê de batata que será assado enrolado em belas fatias de bacon. Por dentro, um belíssimo recheio, que leva queijo e presunto no preparo vai surpreender o seu paladar.

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 07 receitas de purê para você fugir do convencional e mais 04 receitas, que levam purê de batata no preparo, assim você pode transformar o purê em um delicioso prato único digno de um almoço ou jantar mais que especial.

E na sua opinião, qual é o purê mais saboroso? Você já provou alguma destas receitas? Deixe sua resposta nos comentários!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta