Tender: 6 receitas saborosas e inovadoras para a sua ceia de Natal

O tender é um dos pratos que não pode faltar na sua Ceia de Natal. Confira 6 receitas saborosas e inovadoras para dar um toque mais que especial às suas festividades!

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 20/12/2021

Receitas de tender para a Ceia de Natal

Procurando por um prato principal para a sua ceia? O tender pode ser o prato ideal. Ele é produzido a partir do pernil do porco, que é processado e defumado.

Uma das principais vantagens deste corte que se assemelha ao presunto é a versatilidade, pois pode ser usado de diversas formas e combinado com ingredientes doces e salgados, que dão um toque agridoce ao prato.

É por isso e outros motivos que este prato pode deixar a sua ceia mais prática e saborosa. Neste post, você vai conferir uma série de receitas para variar na preparação do tender para a sua ceia.

Vamos às receitas?

Tender com molho de mel e laranja

Tender com molho de mel e laranja
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes para o tender

  • 1 minitender desossado de cerca de 1 kg
  • 1 xícara (chá) de caldo de laranja (cerca de 3 unidades)
  • 1 xícara (chá) de vinho branco
  • ¼ de xícara (chá) de mel e 2 colheres (sopa) para pincelar
  • 3 cravos
  • 3 grãos de pimenta-do-reino

Ingredientes para o molho 

  • Líquido da assadeira
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • Sal a gosto

Modo de preparo do tender

1. Numa tigela grande, coloque o caldo de laranja, o vinho branco e ¼ de xícara (chá) de mel. Adicione os cravos e os grãos de pimenta e misture bem.

2. Apoie o tender sobre a tábua e, com a ponta de uma faca afiada, risque a superfície formando losangos. Transfira para a tigela com a marinada, cubra com filme e deixe fora da geladeira por 1 hora (se preferir, coloque o tender com o líquido num saco plástico com fechamento hermético).

3. Quando faltar 30 minutos do tempo da marinada, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média).

4. Transfira o tender para uma assadeira, regue com toda a marinada e cubra com papel-alumínio – utilize o lado brilhante para baixo. Leve ao forno e deixe assar por 30 minutos.

5. Retire a assadeira do forno e descarte o papel-alumínio. Regue o tender com o líquido da assadeira e pincele com 2 colheres (sopa) de mel. Volte a assadeira para o forno e asse por mais 20 minutos para dourar – após os primeiros 10 minutos, abra o forno e regue o tender novamente com o líquido da assadeira.

6. Assim que estiver pronto, retire a assadeira do forno e transfira o tender para uma tábua – reserve o líquido da assadeira para fazer o molho. Cubra o tender com papel-alumínio e deixe descansar enquanto prepara o molho.

Modo de preparo do molho

1. Numa tigela, separe ⅓ de xícara (chá) do líquido da assadeira – descarte os cravos e grãos de pimenta. Adicione o amido de milho e misture bem para dissolver. Reserve.

2. Transfira o restante do líquido para uma panela pequena, leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver.

3. Assim que ferver, diminua para fogo baixo e acrescente a mistura de amido de milho mexendo bem com o batedor de arame para não empelotar. Mexa por cerca de 2 minutos em fogo baixo até engrossar. Prove, acerte o sal e transfira para uma molheira.

4. Fatie metade do tender e transfira tudo para uma travessa. Sirva a seguir com o molho.

Fonte: Panelinha

Tender com mostarda e mel

Tender com mostarda e mel
Foto: Divulgação/A carne que o mundo prefere

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de mostarda
  • 3 colheres de sopa de mel
  • Uva Itália (cerca de 15 grãos)
  • 200g de cerejas frescas (ou em conserva)
  • 1 manga média cortada em cubos
  • 100g de nozes picadas
  • Cravo-da-índia para decorar
  • Cebolinha verde picada para decorar
  • 1 tender 
  • Papel-alumínio

Modo de preparo

  1. Prepare uma mistura com a mostarda e o mel, mexa bem e reserve.
  2. Faça cortes quadriculares no tender, espete cravos nas junções e lambuze-o com a mistura de mostarda e mel. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC coberto com papel-alumínio por 25 minutos. Vá regando o tender com o caldo que se formar no fundo.
  3. Retire o tender do forno e remova o papel-alumínio. Acrescente parte das frutas (sem a calda) em torno dele para que sejam aquecidas também e volte ao fogo baixo por mais 10 minutos.
  4. Coloque o tender em uma travessa, decore com o restante das frutas e a cebolinha e sirva.

Fonte: A carne que o mundo prefere

Receitas de tender em vídeo para reproduzir em casa

Você gosta de acompanhar o passo a passo de uma receita em vídeo? Então esse post é para você. A partir de agora, você vai conferir algumas receitas de tender que são de dar água na boca.

Tender à califórnia

O tender é uma das proteínas que combina de forma espetacular com ingredientes doces, que podem ser temperos ou até mesmo frutas. Neste vídeo, você verá como preparar um delicioso tender à califórnia, que leva cravo da índia, abacaxi em calda e damasco no preparo. Ficou com água na boca? Então, não perca mais tempo, confira o vídeo e aprenda a preparar mais esta delícia!

Tender glaceado com pêssego e gengibre

Quer um tender de sabor inovador para as suas festas de fim de ano e ainda aproveitar umas das frutas da estação? Então aposte nesta receita de tender glaceado com pêssego e gengibre. A combinação de sabores e ingredientes torna este um prato sensacional! Entre os ingredientes utilizados no preparo estão a canela, o açúcar mascavo, a mostarda, geleia de pêssego e o gengibre ralado. Confira o modo de preparo neste vídeo!

Tender com tempero caseiro e batata

A batata está presente em inúmeros pratos, como frango assado, por exemplo. Neste vídeo do canal TV Churrasco, você vai aprender a preparar um delicioso tender com tempero caseiro e batatas. Além de ser uma receita prática, ela também fica muito mais barata do que as receitas anteriores, já que os ingredientes utilizados no preparo são aqueles que você já costuma ter em casa, como batata, alho, cebola e batatas.

Conclusão 

As festas de Fim de Ano são sinônimo de família reunida e muitas comidas gostosas. Um dos pratos que não pode faltar é o tender. Por isso, ao longo deste post, você pôde conferir 06 receitas deliciosas para preparar um delicioso tender que vai deixar todos os seus familiares e convidados com água na boca!

E se você está em busca de mais receitas para as festas de Natal e Ano Novo, conheça nossa seção de Receitas de Natal. Por lá, você vai conferir receitas práticas e deliciosas para as suas festividades.

Gostou deste post? Compartilhe este post com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta