Saiba como preparar a Ceia de Natal perfeita: de receitas à mesa posta

Em busca do cardápio e ideias de mesa posta para a sua Ceia de Natal? Neste post, você confere uma seleção de pratos deliciosos e dicas de como montar a mesa perfeita!

Bolos e tortas doces

Atualizado em 20/12/2021

Mesa posta para a Ceia de Natal

A Ceia de Natal é um momento mágico. Família reunida, decoração preparada especialmente para a data, além de crianças que estão ansiosas pela passagem do Papai Noel, que deixará lindos presentes embaixo da árvore de Natal estão entre os itens que tornam esse momento inesquecível.

E sabe o que mais não pode faltar? Bons pratos, daqueles que deixam todos com água na boca e com um gostinho de quero mais!

Para te ajudar a preparar uma Ceia de Natal perfeita, que vai desde boas receitas até a mesa posta, nós preparamos este post repleto de dicas para que a sua Ceia seja bonita, saborosa e marcante.

Receitas para uma Ceia de Natal saborosa

Salada colorida com manga e morango

Salada colorida com manga e morango

Para começar, nada melhor do que uma salada bem colorida e refrescante, não é mesmo? Esta receita de salada leva folhas verdes e frutas da estação. Você pode servi-la como entrada para os seus convidados.

Ingredientes

  • 1 pé de rúcula
  • 1 pé de alface roxa
  • 1 manga palmer média
  • 1 bandeja de tomate cereja
  • 1 bandeja de morangos
  • Vinagre branco a gosto
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

  1. Para preparar a salada, é simples: pique o tomate cereja em quatro partes, respeitando o formato canoa, ou corte apenas ao meio, caso os tomates sejam muito pequenos. A manga deve ser cortada em cubos. Já o morango também deve ser picado em formato canoa. Depois de lavar as folhas, você pode cortar parte do caule das folhas de rúcula, se os mesmos forem muito compridos.
  1. Se preferir, você também pode quebrar com as mãos as folhas de alface que estiverem muito grandes. Por último, coloque todos os ingredientes juntos em um refratário e tempere com sal e vinagre branco a gosto. Mas você pode usar os temperos de sua preferência.

Chester 

O chester é um dos itens que não pode faltar em sua ceia de Natal, não é mesmo? Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar um chester de Natal dourado na medida certa e super suculento em sua casa. Este prato principal vai conquistar o seu paladar e de todos os seus convidados.

Farofa de banana com bacon

Essa farofa combina ingredientes doces, salgados e defumados, que causam uma verdadeira explosão de sabores no paladar. Ela é ideal para deixar suas festas de fim de ano mais saborosas. Assim, como em outras receitas de farofa, você pode alterar as quantidades e ingredientes utilizados, conforme o seu gosto.

Farofa de banana com bacon

Ingredientes

  • 250 gramas de bacon em cubos
  • 1/2 cebola picada
  • 1 cenoura média ralada
  • 2 bananas branca picadas em cubos
  • Uva passa a gosto
  • 2 xícaras de chá de farinha de mandioca branca
  • Fio de óleo

Modo de preparo

  1. Em uma panela média, coloque o bacon em cubos para fritar em um fio de óleo. (Caso o bacon for muito gorduroso, você pode suspender o uso do óleo. E se preferir, utilize manteiga no lugar do óleo. A gordura é a responsável por deixar a sua farofa mais úmida). Assim que o bacon estiver bem douradinho, acrescente a cebola picada em cubos, deixe dourar e em seguida coloque a cenoura ralada.
  1. Deixe ela dourar também e prove para sentir a combinação de sabores. Neste momento, você pode acrescentar sal, pimenta do reino e outros temperos que preferir. Depois da cenoura, é hora de acrescentar a banana e a uva passa. A partir deste momento, você deve mexer a sua farofa com calma, para que a banana não fique uma pasta.
  1. Misture todos os ingredientes e acrescente a farofa. Vá misturando em fogo baixo, até que a farinha fique dourada. Caso, a farinha comece a grudar, você pode optar por acrescentar um pouquinho de água ou manteiga. Depois de pronto, é só colocar a farofa em um refratário e ela está pronta para servir. Você pode acrescentar alho, salsa, cebolinha e outros temperos para deixar a farofa ainda mais saborosa. Use toda a sua criatividade. A farofa pode ser consumida fria ou quente.

Arroz à grega

Arroz à grega

O arroz à grega é uma excelente opção de acompanhamento, além disso o colorido deste prato deixará sua mesa ainda mais bonita. Neste prato, o queijo parmesão dá um toque especial ao seu arroz à grega.

Ingredientes

  • 04 xícaras de arroz parboilizado já cozido
  • 01 cebola grande
  • 01 pimentão vermelho pequeno
  • 01 pimentão amarelo pequeno
  • 1/2 cenoura pequena
  • 100g de ervilha congelada
  • 25g de uvas passas
  • 50g de queijo parmesão
  • 04 colheres de sopa de manteiga
  • Cebolinha verde a gosto
  • Sal a gosto

Modo de preparo

  1. Em uma panela derreta as 04 colheres de sopa de manteiga, acrescente a cebola bem picada e deixe refogar. Na sequência acrescente os pimentões (vermelho e amarelo) bem picados e a cenoura ralada fina e deixe cozinhar.
  2. Agora acrescente o arroz já cozido, as ervilhas congeladas, as uvas passas, a cebolinha picada, o parmesão ralado, e o sal a gosto. Se quiser, pode acrescentar mais manteiga, a gosto. Deixe cozinhar mais um pouco e está pronto para servir.
  3. Se possível, opte pelas ervilhas congeladas porque mesmo após o cozimento elas permanecem firmes. Já a ervilha de lata se desmancha na panela.

Salpicão de frango

Outro acompanhamento que não pode faltar é o salpicão de frango, que deixa todo mundo com água na boca. Essa receita é super prática, fácil de fazer e leva ingredientes deliciosos, como frango desfiado, maionese, presunto, uva passa e batata palha. Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar mais esta delícia para as suas festas de fim de ano.

Macarrão com frango desfiado e requeijão

Macarrão com frango desfiado e requeijão

Para fechar esta lista de pratos salgados que vai deixar a sua Ceia de Natal ainda mais gostosa: um delicioso macarrão com frango desfiado e requeijão. Ele pode ser servido como prato principal ou como acompanhamento. Assim, você tem mais opções de pratos para todos os gostos.

Ingredientes

  • 300g de macarrão de sua preferência
  • 300g de frango cozido e desfiado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • 1 cebola média
  • 3 tomates
  • 2 colheres de sopa de extrato de tomate
  • 2 caldos de galinha
  • Cebolinha verde a gosto
  • 1 lata de milho
  • 200g de requeijão
  • Queijo parmesão ou mussarela a gosto

Modo de preparo

Para começar, cozinhe o macarrão e reserve. Em seguida, pique a cebola e refogue no óleo, acrescente o frango e refogue também. Junte os tomates picados e deixe cozinhar até amolecer, acrescente o extrato de tomate, o caldo de galinha, cebolinha verde, milho e por fim o requeijão. Deixe cozinhar tudo junto e pronto. Dica: se você gosta de pimenta, acrescente um pouco no molho, fica uma delícia.

Em uma travessa, coloque o macarrão e por cima o molho feito com frango e requeijão. Para finalizar sugiro duas opções: polvilhar com queijo parmesão; colocar queijo mussarela e deixar gratinar no forno. Ambos ficam uma delícia. Experimente! Esta receita é rápida e prática. Veja também essa receita de macarronada com frango desfiado e requeijão no vídeo:

Panna Cotta

Para finalizar os pratos que juntos tornarão sua ceia deliciosamente inesquecível, nada melhor do que uma sobremesa bonita, saborosa e bem refrescante, não é mesmo? Afinal, no Brasil, o Natal ocorre durante o verão!

Por isso, neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar uma panna cotta com frutas vermelhas que é doce na medida certa! E mais, assim como no vídeo, você pode montar a sobremesa em taças, além de ficar lindo, fica ainda mais fácil na hora de servir os seus convidados.

Como montar uma mesa posta perfeita para a sua Ceia de Natal

Agora que você já viu uma seleção de pratos sensacionais para a sua Ceia de Natal. Nada melhor do que preparar uma mesa posta à altura desses pratos, não é mesmo? Por isso, é chegada a hora de conferir uma opção de mesa posta para encantar ainda mais seus convidados. Afinal, mesa posta é sinônimo de amor, cuidado e também de encontro e harmonia em família!

Para a montagem da sua mesa posta, o mais importante é ter definido o cardápio a ser servido, a quantidade de convidados e o local do evento.

De acordo com o cardápio, você precisará separar as louças, talheres e copos que farão parte da montagem da mesa.

Já em relação a quantidade de convidados, será preciso avaliar questões como a possibilidade do local do comportar todos os convidados à mesa e também se haverá espaço para apresentação do buffet. Ainda que o local não comporte todos os convidados à mesa, será necessário dispor de local para que eles possam se sentar, seja em cadeiras, banquetas ou até mesmo no sofá.

Considerando o cardápio proposto neste artigo, nossa sugestão para montagem de sua mesa posta é utilizando os seguintes itens:

  • Prato raso para servir a refeição principal;
  • Prato de entrada para a salada;
  • Talheres para a refeição principal e também para a entrada e sobremesa;
  • Taça de água sempre deve estar presente em seu evento. Essa taça poderá ser utilizada tanto para água como para suco e/ou refrigerante também. E aqui como bebida complementar, sugerimos espumante ou vinho. Utilize neste caso a taça adequada para a bebida desejada.
Mesa posta para a Ceia de Natal

Com os itens acima, vamos a montagem da mesa:

Primeiro item a ser posicionado na mesa será o forro de mesa, na composição que está na foto, o lugar americano foi utilizado. Em cima do lugar americano, adicione o prato raso e por cima o prato para a entrada. Na lateral esquerda deverão ser posicionados os garfo, sendo na seguinte ordem: de fora para dentro primeiro o garfo para a entrada e depois o garfo para a refeição principal. Já na lateral direita ficam as facas, sendo na seguinte ordem: de fora para dentro primeiro a faca para a entrada e depois a faca para a refeição principal.

Em cima do prato, posicione a colher de sobremesa. Já os copos ficarão no canto superior direito do lugar, sendo a ordem da esquerda para direita água e depois a taça. Na imagem, há uma taça de vinho, mas você substituí-la conforme a bebida que será servida.

O guardanapo, aqui optamos pela versão de tecido que deixa a mesa muito mais elegante, ele pode ser colocado em cima do prato ou ainda na lateral esquerda, ao lado dos garfos. Para embelezar a mesa, complementamos com um porta guardanapo de tema natalino. Nesta data, valorize todos os detalhes, eles tornarão esse momento ainda mais especial.

Passo a passo para a montagem de uma mesa posta para a Ceia de Natal

Para a decoração da mesa, no centro utilizamos bolachas de madeira, servos, galhos e pinheiros dispostos de forma a não atrapalhar os itens da refeição. Para dar um toque especial, pequenas luzes de led foram acrescentadas à mesa. Todos os elementos escolhidos foram baseados em uma decoração clássica de Natal.

As velas também são bem-vindas à mesa, neste caso devem ser utilizada apenas à noite. De dia, devido a luz do dia, elas não teriam sentido, pois ficariam sem função na mesa. Cuide também do aroma da vela. Velas muitos perfumadas podem atrapalhar a degustação do jantar, desta forma prefira aquelas sem cheiro ou ainda com um aroma bem suave.

Ainda sobre a decoração, esta deve ser limitada a altura de 30 cm para que não atrapalhe a conversa e troca de olhares entre as pessoas presentes à mesa. A decoração com certeza complementará esse momento do Natal, mas de forma algum poderá atrapalhar as interações entre todos.

Decoração de centro de mesa para a Ceia de Natal

Nessa proposta de montagem de mesa, indicamos um serviço franco-americano, ou seja, a mesa está montada com lugar para cada convidado, mas a refeição será servida em um buffet feito à parte. Desta forma, o convidado deverá pegar os utensílios da mesa para se servir no buffet que será disposto.

Mesa posta para um jantar natalino

Importante: a mesa utilizada nesse artigo e gravação do vídeo a seguir é redonda e de tamanho pequeno. O recomendado é que todos os talheres fiquem em cima do forro de mesa, neste caso o lugar americano, mas aqui deixamos ele fora por uma questão de adaptação do espaço e necessidade de incluir todos os elementos para a refeição proposta. Se você deseja seguir a risca as regras para montagem de sua mesa posta, uma opção seria substituir o lugar americano por uma toalha de mesa. Ou ainda adequar a refeição com talheres e pratos que possam ser comportados no espaço do lugar americano.

Aqui você encontra o passo a passo que resultou na montagem dessa mesa com dicas complementares para deixar seu evento inesquecível:

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir uma série de receitas que vão deixar sua Ceia de Natal ainda mais saborosa e de encantar os olhos, afinal, uma bela mesa posta deixará a sua festa ainda mais especial.

E aí, gostou destas dicas? Já sabe o que vai preparar para a sua Ceia de Natal? Conta para a gente nos comentários.

Mas se você ainda não sabe qual será o cardápio das suas festas, não se preocupe. No Cooky, você encontra uma seção repleta de receitas de Natal que vão te ajudar a preparar uma celebração perfeita.

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais.

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta