5 receitas fáceis de sorvete com frutas para fazer em casa

Que tal poder comer um delicioso sorvete sem culpa? Confira 5 receitas de sorvete com frutas, que são deliciosos e super fáceis para você fazer em casa!

Comida saudável

Atualizado em 06/10/2021

Receitas fáceis de sorvete com frutas

Tem aqueles dias em que não há sombra que ajude a aliviar o calor do sol, o dia fica abafado e não aparece nem uma briza para ajudar a refrescar. 

Por mais que esses dias sejam bem difíceis, eles são uma ótima oportunidade para se refrescar tomando um belo sorvete. 

Mas para quem está de dieta ou busca uma alimentação mais saudável, essa talvez não seja a melhor opção, já que o sorvete pode ser bem calórico.

Mas e se eu falar para você que nem todos os sorvetes são tão calóricos assim?

Ficou interessado né?

Os sorvetes à base de frutas costumam ter o número de calorias reduzidos, e os que são à base de frutas e água então, são ainda menos calóricos dos que os que possuem leite no preparo.

Então se você quer se proteger do calor, tomando um sorvetinho delicioso sem se sentir culpado, este post foi feito especialmente para você! Pois nele, você confere uma série de receitas de sorvetes com frutas para fazer em casa, no conforto do seu lar!

Sorvete de mamão

Receita de sorvete de mamão
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de mamão formosa maduro em pedaços

Modo de preparo

  1. Descasque, descarte as sementes e corte o mamão em fatias médias, de cerca de 2 cm. Corte as fatias em pedaços de 2 cm e transfira para uma assadeira – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados e fica mais fácil de bater.
  2. Leve a assadeira ao congelador por pelo menos 3 horas, ou até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).
  3. Na hora de preparar o sorvete, retire o mamão do congelador e mantenha em temperatura ambiente por 10 minutos – assim você evita danos ao processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.
  4. Coloque os pedaços de mamão no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta – raspe a lateral do processador com uma colher quantas vezes forem necessárias para bater de maneira uniforme. Assim que a fruta estiver bem triturada, aumente a velocidade e continue batendo até formar um sorvete cremoso. Pode demorar um pouco, cerca de 7 minutos no total, mas acredite: quanto mais bater, mais cremoso fica. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Sorvete de abacate

Receita de sorvete de abacate
Foto: Divulgação/Receitas de Comidas

Ingredientes

  • 1 abacate maduro
  • ½ xícara (chá) de creme de leite fresco
  • caldo de ½ limão
  • ¼ de xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo

  1. Descasque, corte ao meio o abacate e descarte o caroço. Corte a polpa do abacate em pedaços de 2 cm. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltinhos e fica mais fácil de bater. Deixe por pelo menos 3 horas antes de usar (se preferir, congele na noite anterior).
  2. Para fazer o sorvete, retire o abacate do congelador e deixe em temperatura ambiente por 5 minutos antes de bater – assim ele bate mais fácil e você não corre o risco de danificar o processador. Se estiver muito calor, aproveite para colocar o creme de leite no congelador – quanto mais gelado estiver melhor.
  3. No processador de alimentos, junte o abacate congelado e bata, no modo pulsar, até começar a triturar os pedaços. Junte o caldo de limão, o açúcar e o creme de leite, e deixe bater até ficar bem cremoso, com a consistência de sorvete – no começo pode demorar, mas acredite, quanto mais tempo bater mais cremoso fica. Se necessário, pare de bater e raspe a lateral do processador com uma espátula para bater por igual. Sirva a segui

Fonte: Panelinha

Sorvete de banana

Receita de sorvete de banana
Foto: Divulgação/CyberCook

Ingredientes

  • 8 bananas-prata maduras

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as bananas em pedaços médios. Transfira para uma assadeira e leve ao congelador – evite amontoar os pedaços, assim eles ficam soltos depois de congelados. Deixe por pelo menos 4 horas até congelar (se preferir, congele na noite anterior ao preparo).
  2. Retire a banana do congelador e deixe em temperatura ambiente por 10 minutos antes de bater – assim você não quebra o processador e o sorvete atinge o ponto mais rápido.
  3. Coloque os pedaços de banana congelados no processador e comece a bater no modo pulsar para triturar os pedaços da fruta. Continue batendo em velocidade alta até ficar bem cremoso com a consistência de sorvete, por cerca de 5 minutos – na metade do tempo, pare de bater e misture os pedaços com uma espátula para bater por igual. O processo é demorado, mas acredite, quanto mais tempo bater, mais cremoso fica. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Sorvete de Manga

Foto: Divulgação/Nutricionista Adriana Lauffer

Ingredientes

  • 700 g de manga;
  • 200 g de xarope de agave;
  • 190 g de frutose;
  • 400 g de água;
  • 10 g de suco de limão.

Modo de preparo

Modo de preparo

  1. Descasque a manga e reserve.
  2. Em um recipiente, misture a água com o xarope de agave, a frutose.
  3. Adicione a manga aos poucos.
  4. Com um mixer, misture até a textura ficar bem fina.
  5. Distribua o líquido nos saquinhos de sacolé.
  6. Leve ao congelador por 60 minutos.
  7. Está pronto para servir.

Fonte: Casa e Jardim

Sorvete de banana, manga e maracujá

Receita de sorvete com banana, manga e maracujá

Ingredientes

  • 2 bananas prata
  • 2 polpas de maracujá
  • 1 manga

Modo de preparo

  1. Pique bananas maduras em rodelas e congele. Congele também a manga madura picadinha em cubos e a polpa do maracujá. 
  2. Depois de tudo congelado é hora de bater no liquidificador, caso fique ruim para bater, adicione um pouco de água;
  3. Bata até chegar em uma consistência cremosa e pronto.

Fonte: Cozinha Travessa

Conclusão

Com estas receitas, você verá o calor indo embora! E por serem sorvetes feitos à base de frutas, todas essas opções são menos calóricas que as tradicionais, então pode aproveitar sem culpa! Mas lembre-se que a alimentação saudável é feita de equilíbrio.

Outra vantagem que o sorvete nos traz é que as receitas são sempre para mais de uma pessoa, então aproveite para reunir os amigos e se refrescarem juntos desfrutando de um belo sorvete. Mas e aí: você já provou um sorvete feito à base de frutas? Conta para a gente nos comentários!

E se você quer conhecer mais receitas para aliviar o calor nos dias quentes, dá uma olhada nessas 10 receitas fáceis para com sorvete para aproveitar o calor!

Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta