09 receitas para uma Ceia de Natal completa, super prática e barata

Ainda não sabe o que preparar para sua Ceia de Natal? Neste post, você confere 9 opções de receitas para uma Ceia barata, prática e muito gostosa para viver momentos incríveis!

Dicas de culinária

Atualizado em 22/12/2023

Receitas para Ceia de Natal

O Natal é minha época favorita do ano. A sensação de união, carinho e amor é motivadora. Sem contar nos pratos e momentos incríveis que marcam essa época. 

Nos conteúdos do Cooky, os pratos para a Ceia de Natal se fizeram presente quase todos os dias do mês. 

Foram vários os conteúdos programados para este período. Fazer parte de todo este processo foi encantador.

Nossa maior motivação foi levar para você as melhores sugestões de pratos práticos, bonitos e muito gostosos para proporcionar uma ceia completa com baixo custo, sem abrir mão de escolher ingredientes com qualidade para criar uma combinação de pratos incríveis.

Por isso neste e-mail, além de agradecer a você que me fez companhia semana a semana acompanhando cada texto, viajando por muitas histórias e sabores, eu quero trazer todos os pratos para que a Ceia na sua casa seja inesquecível.

Ao todo foram 9 pratos passando pela entrada, acompanhamentos e prato principal. Sem deixar de lado os drinks e uma sugestão de mesa posta. Vamos conferir a lista:

  1. Salada Natalina
  2. Focaccia
  3. Maionese de batata
  4. Arroz à grega
  5. Farofa de calabresa
  6. Frango recheado
  7. Pavê de limão
  8. Água saborizada 
  9. Batida de chocolate alcoólica 

E aí, o que achou do nosso menu? Só de ver, eu já fico com água na boca! A partir de agora, vamos conhecer um pouquinho mais sobre cada um dos pratos.

Salada Natalina

Para entrada ou até mesmo para acompanhamento, você pode apostar na salada nas cores do Natal e que reúne ingredientes super nutritivos e de diferentes texturas, como toda a crocância  das folhas e o mix de castanhas e nozes, sem esquecer do adocicado do tomate e do damasco. 

Focaccia sem sova

Já a focaccia é aquela opção de entrada para ninguém botar defeito. Bonita, ela é muito saborosa, a massa passeia pelo pão e a pizza e permite unir crocância e maciez em um só prato. Além disso, o toque do alecrim, do tomate e o azeite perfumam a casa.

Maionese de batata

Já a maionese de batata também conhecida como salada de batata é o acompanhamento perfeito para as proteínas, como o frango, peru, pernil e tender que são pratos muito consumidos nestas datas. Com toda a sua cremosidade inconfundível, ela tornará a sua Ceia em uma refeição ainda mais especial.

Arroz à grega

Já o arroz à grega, é aquele prato que não pode faltar na Ceia. Mudam os acompanhamentos, a entrada e até a sobremesa, mas o arroz está sempre presente. Nesta receita polêmica, a uva passa é quem dá o toque adocicado para o prato.

Frango recheado 

O frango recheado é a estrela da mesa, o prato principal tem seu ritual de preparo e o motivo é um só: trazer sabor para todos os cortes e transformar uma proteína simples em um prato suculento por dentro, crocante por fora e de sabor inigualável. 

Farofa de calabresa

Para acompanhar o frango, sabe o que não pode faltar? A farofa. Essa iguaria da culinária brasileira é fácil e rápida de fazer. Uma de suas vantagens, é que ela pode ser usada como recheio para o frango deixando ele ainda mais completo, no empratamento ou ainda pode ser servida à parte. 

Pavê de limão

Quer fechar a Ceia de Natal com chave de ouro? Aposte num delicioso pavê de limão para a sobremesa. Ele é super prático de preparar e dispensa o forno e o fogão. Além de saboroso, o doce é servido bem geladinho para refrescar as comemorações.

Batida de chocolate

Por falar em refrescância, se tem uma coisa que não pode faltar nas celebrações de fim de ano são os brindes. Para te ajudar neste momento e fugir do tradicional, nós temos uma deliciosa batida de chocolate alcoólica que é doce na medida certa.

Água saborizada

Sabe aquela bebida barata e muito prática de fazer? Essa é a água saborizada

Para isso, você pode investir em bebidas refrescantes como a água saborizada. Ideal para servir na Ceia ou qualquer evento, essa água fica ainda gostosa com um toque especial do sabor das frutas e aroma dos chás, como a hortelã.

Além de refrescante, se colocada em uma suqueira, ela se transforma em um item de decoração para sua mesa. Nesta receita, os ingredientes são apenas uma das combinações deliciosas, mas você pode usar toda a sua criatividade para arrasar no preparo da água saborizada. Fatias de kiwi, chás gelados e até mesmo fatias de morango deixam essa bebida ainda mais bonita e saborosa!

Uma Ceia de Natal se completa com uma bela mesa posta

A Ceia de Natal é marcada por bons pratos. Mas tudo fica ainda mais completo com uma mesa linda que vai deixar todos os convidados encantados com tamanho cuidado, amor e beleza em uma só mesa. 

Para te ajudar a preparar uma mesa posta prática e muito bonita, neste vídeo você confere várias dicas para dar um toque mais que especial para sua Ceia. 

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 9 opções incríveis de pratos para sua Ceia de Natal. São pratos práticos e muitos gostosos para que suas confraternizações sejam ainda mais marcantes.

Sem contar no preço. Essa ceia teve o custo de 207,91 para 4 pessoas. Super econômica para conquistar o seu paladar e caber no seu bolso.

Para te ajudar no preparo de todas as receitas, aproveite para conferir a loja do Cooky e adquirir os melhores utensílios e eletrodomésticos para sua casa.

E eu não poderia finalizar esse post, sem desejar a você e sua família um Feliz Natal e um abençoado Ano Novo.

Obrigada e nos vemos em breve!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta