Saiba como converter medidas e torne suas receitas mais práticas

Você tem dúvidas de como medir os ingredientes na hora de preparar suas receitas? Neste post, você confere uma série de dicas de como converter medidas de forma fácil.

Dicas de culinária

Atualizado em 02/06/2022

Saiba como converter medidas nas receitas

Independente de ser  cozinheiro profissional, amador ou cozinheiro de primeira viagem, você já deve ter tido vontade de preparar um prato que viu ou provou e acho delicioso, mas na hora de ver a receita parecia mais instruções de uma poção mágica, do que de um prato que inicialmente parecia muito simples. 

Na hora de fazer uma receita você pode achar algumas dificuldades, como por exemplo achar os ingredientes certos, mas sem dúvida uma dificuldade que muita gente passa é de colocar as medidas certas na receita e medidas erradas podem estragar todo um preparo, por isso é importante aprender a converter medidas para evitar situações como esta relatada abaixo:

Você abre o livro de receitas e se depara com informações como:

⅓ de xícara de …

1 colher de sopa …

1 colher de sobremesa de …

E logo pensa “Essa colher é de sopa ou de sobremesa”?

Se você passa por essa dificuldade sempre que vai preparar uma receita, não precisa mais se preocupar, pois nesse post iremos dar dicas de como converter medidas certas para preparar pratos deliciosos.

Colheres medidoras 

colheres medidoras

Quando precisamos medir ingredientes de uma receita, muita vezes recorremos a utensílios que temos em casa, por exemplo:

Se em uma receita está descrito que você precisa de 1 xícara de farinha, você logo pega a xícara do café da manhã para fazer essa medição, porém nem todas as xícaras são exatamente do mesmo tamanho, então às vezes a sua xícara não vai ter a mesma medida de um xícara padrão que é a medida certa que precisamos para fazer a receita.

Para evitar que você acabe usando medidas erradas ou fazendo tudo no olhômetro, indicamos o uso de colheres e xícaras medidoras, que nada mais é do que um joguinho de xícaras e colheres com medidas padrões. Existem vários modelos e materiais, então é um investimento bem baratinho comparado a praticidade que irá trazer para a sua cozinha.

Se você ainda ficou com dúvida sobre as colheres medidoras, não se preocupe, pois trouxemos um vídeo do Chef Mauricio Rodrigues explicando tudo sobre sobre colheres medidoras, balança e como usar essas ferramentas da maneira certa.

Uma dica importante é sempre usar o mesmo conjunto de medidores para medir os ingredientes das receitas, porque assim toda a sua receita vai seguir o mesmo padrão de medidas.

Convertendo medidas 

Algumas pessoas têm aquela dúvida: 250g é igual a 250ml?” e a resposta é não! 

Gramas e Mililitros são coisas diferentes e por isso não podemos simplesmente mudar a unidade de medida e achar que está tudo bem, porque não está, e sua receita vai dar muito errado se você fizer isso.

Como falamos anteriormente existem as colheres e xicaras medidoras que vão te ajudar muito a resolver esse problema, mas se você está desesperada(o) porque não tem essas xícaras e nem as colheres e quer fazer essa receita nesse exato momento, não se preocupe porque também trouxemos solução para isso.

Trouxemos algumas tabelas com conversões de medidas para você não se perderem na hora de preparar as receitas.

Medidas equivalentes:

1 xícara16 colheres (sopa)240 ml
1 colher (sopa)3 colheres (chá)15 ml
1 colher (chá)1/2 colher (sopa)5 ml

Capacidade por mililitros

XícarasMililitros
1/8 xícara30 ml
1/4 xícara60 ml
1/2 xícara 120 ml
3/4 xícara180 ml
1 xícara240 ml
Colheres (chá)Mililitros
1/4 colher (chá)1,25 ml
1/2 colher (chá)2,5 ml
1 colher (chá)5 ml
Colheres (sopa)Mililitros
1/4 colher (sopa)3,75 ml
1/2 colher (sopa)7,5 ml
1 colher (sopa)15 ml

Fonte: Receitas Nestle

Como dito anteriormente não podemos substituir gramas por mililitros, pois cada ingrediente possui sua densidade, o que acaba impactando nas diferentes medidas dependendo do ingredientes escolhido. Na tabela abaixo temos alguns exemplos:

Ingrediente1 xícara1 colher (sopa)1 colher (chá)
Açúcar160g10g3,5g
Amido de milho150g9g3g
Arroz200g
Aveia80g5g1,5g
Chocolate em pó90g6g2g
Coco ralado80g5g1,5g
Farinha de trigo120g7,5g2,5g
Fermento em pó14g5g
Manteiga200g14g4g
Mel300g18g6g
Sal20g5g

Fonte: Receitas Nestle

Veja como converter medidas online

Mas se você ainda não entendeu muito bem como fazer a conversão, temos mais uma dica para ajudar você!

No site Conversor de Medidas Culinárias, você consegue converter automaticamente as medidas da sua receita, para diferentes métricas, deixando o processo de medidas muito mais simples.

Conclusão

Esperamos que com essas dicas você sinta que ficou muito mais fácil converter medidas de ingredientes para as suas receitas, afinal o ato de cozinhar tem que ser algo bom que traga muito amor e tranquilidade no processo e não algo estressante.

E se você quer aprender mais sobre culinária e ir além das dicas de como converter medidas, aproveite para conferir a nossa seção de Dicas de Culinária. Por lá, você vai aprender dicas que vão te tornar um cozinheiro mais experiente e ter um dia a dia na cozinha ainda mais prático.

Se você gostou das dicas aproveite para compartilhar com seus amigos e nas redes sociais, porque temos certeza que tem muita gente com dificuldade na hora de medir os ingredientes.

Ah! E não esqueça de deixar nos comentários o que você achou e também falar qual receita você fez utilizando essas dicas!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta