Saladas para a Ceia: 5 opções para dar cor e sabor para a sua mesa

Em busca de saladas para a Ceia? Nós trouxemos várias opções para você deixar seu evento mais bonito, saboroso, nutritivo e muito refrescante! Confira

Comida saudável

Atualizado em 04/12/2023

Saladas para a Ceia - Salada Natalina

O mês de dezembro já começou e com ele, vem o desejo de planejar todas as comemorações para este período de festas, como o Natal e o Ano Novo.

E quando se fala em comemoração, é claro que não pode faltar pratos gostosos e nutritivos. Para te ajudar nessa missão de trazer refrescância e equilíbrio para o período mais delicioso e também mais quente do ano, nós trouxemos uma seleção incrível de saladas para a Ceia que antecede o Natal quanto também para as celebrações da chegada de mais um ano.

Afinal, as celebrações na neve regadas a chocolate-quente e muita gemada aparecem só nos filmes. No Brasil, tudo o que queremos é combinar sabor com pratos e bebidas que suavizam o calor.

A salada pode ser seu aliado na hora de oferecer pratos mais leves e saborosos. Mas claro que a seleção que vai conferir neste artigo vem para mostrar que a salada não precisa sem graça, ela é pode ser muito nutritiva e também muito bonita.

São opções fáceis de fazer e que ainda vão te ajudar a decorar a sua mesa para as festividades. Ficou curiosa (o)? Então, vamos às receitas!

Salada natalina

A primeira das 5 opções de saladas para a Ceia deste artigo não poderia ser outra senão essa. Uma opção bem colorida que combina camadas de folhas verdes, a crocância de um mix de castanhas e nozes e um queijo minas frescal para dar um toque super especial.

Para que essa salada fique ainda melhor, é claro que não pode faltar o molho. É ele que vai causar uma bela explosão de sabores. Neste molho, o limão traz a acidez para completar o prato.

Salada com pepino e romã refrescante

Salada com pepino e romã - Opções de saladas para a Ceia
Foto: Divulgação/Receitas Globo

Há quem acredite que o romã traz prosperidade para quem consome durante as festas de fim de ano. Se você costuma fazer simpatias neste período e também busca refrescância, essa salada é para você.

Entre os ingredientes, está a uva que traz um toque agridoce para este prato delicioso!

Ingredientes para a salada:

  • 5 pepinos japonês;
  • 300 gramas de uva;
  • 1 cebola-roxa;
  • Meio maço de dill ou endro;
  • 30 folhas de hortelã;
  • 1 romã;

Ingredientes para o molho:

  • 300 gramas de iogurte natural;
  • 2 colheres de sopa de maionese;
  • 50 ml de azeite extravirgem;
  • Sal a gosto;
  • 1 limão-siciliano;
  • Pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo da salada:

  1. Retire as pontas dos pepinos e corte na horizontal. Em seguida, corte em 4 partes e depois, em meia-lua e reserve.
  2. Corte as uvas ao meio e reserve.
  3. Corte a cebola-roxa em pedaços pequenos e adicione na tigela com uvas.
  4. Retire as folhas e o caule do dill. Depois, pique a erva em pedaços pequenos e reserve em uma tigela separada.
  5. Pique as folhas de hortelã em fatias finas e reserve separadamente.

Modo de preparo do molho:

  1. Em um bowl, acrescente suco de limão-siciliano, dill, hortelã, iogurte natural, maionese, azeite, sal e pimenta-do-reino. Misture tudo até obter uma mistura homogênea. 

Montagem:

  1. Em uma travessa, coloque o pepino, a uva, a cebola, dill ou endro e a hortelã. Depois acrescente o molho, misture e leve para a geladeira. Na hora de servir, acrescente as sementes de romã.

Fonte: Receitas Globo.

Salada Waldorf

Poucas coisas são tão gostosas quanto a comida de hotel, não é mesmo? Tem que goste de levantar cedo só para aproveitar o famoso café da manhã. Se você gosta dessa experiência, com certeza vai gostar dessa salada que leva maçã e nozes. 

Isso porque ela foi criada na cozinha do luxuoso hotel Waldorf que fica em Nova York, nos Estados Unidos. Mas por que preparar essa salada clássica em uma Ceia? Porque essa salada além de saborosa, é refrescante e dá um charme para a sua mesa!

Salada à Brasileira

Essa salada é sucesso no site do Cooky e nós sabemos o motivo: praticidade e sabor em um só prato. 

Em poucos minutos, você tem uma salada crocante, deliciosa e pronta para servir. O prato muito refrescante combina camadas de alface americana, azeitona, palmito, tomate cereja e outros ingredientes maravilhosos e muito refrescantes. 

Para temperar, o toque mais que especial fica por conta do orégano. Se você nunca utilizou essa erva aromática na salada, vai ficar surpreso!

Salada de batata

A última receita e não menos importante é a salada de batata também conhecida como maionese de batata. Ela é muito consumida no Sul do Brasil para acompanhar o churrasco do domingo. Mas seu preparo similar também faz da salada de batata ou Potato Salad, um prato muito famoso nos Estados Unidos.

Por levar maionese e batata no preparo, ela não é tão leve como as opções anteriores, mas o sabor e cremosidade fazem deste prato o acompanhamento perfeito para as carnes. Por isso, se você está buscando uma receita para servir junto com um frango recheado, chester ou até mesmo o pernil, este prato é para você!

Uma das vantagens dele é que é fácil de preparar, pode ser feito com algumas horas de antecedência e fica na geladeira até a hora de servir. Ou seja, o prato também deixa o almoço ou jantar mais refrescante e se combinado uma proteína se transforma em uma refeição completa!

Conclusão

Ao longo deste post, você pôde conferir 05 opções de saladas para a Ceia, seja para servir no Natal ou Ano Novo.

Todos os pratos são fáceis de fazer e vão deixar sua refeição ainda completa e nutritiva. E aí, você já decidiu quais pratos serão servidos em seu evento? Conta para a gente nos comentários.

E se você ainda está em busca de pratos para a sua Ceia, você também vai gostar de conferir 06 receitas baratas para preparar neste período mágico.

Até o próximo post!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta