Dia de culinária: quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas?

Você sabe quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas? O utensílio ideal evita acidentes na cozinha e problemas de saúde.

Dicas de culinária

Atualizado em 19/10/2021

Dia de culinária: quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas?

Depois que o micro-ondas foi inventado e virou um eletrodoméstico bem comum na casa dos brasileiros, ninguém consegue viver sem. Você consegue descongelar qualquer coisa, cozinhar, assar e esquentar, isso tudo em poucos minutos. Mas quem nunca colocou o que não devia no micro-ondas e acabou queimando?

E quando o micro-ondas queima é um caos, porque tudo que você fazia em poucos minutos, passa a ser feito em muitos minutos. Para ajudar você a cuidar do seu micro-ondas, neste post, você vai conferir quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas, e claro, quais não podem ser utilizados em seu eletrodoméstico!

E para começar, vem aí, um aviso super importante!

Isopor NÃO pode ser levado para o micro-ondas! O isopor, quando aquecido, libera uma substância que faz mal para a sua saúde.

Quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas?

  • Cerâmica vitrificada;
  • Papéis absorventes;
  • Plástico apropriado para o uso em micro-ondas;

Aqui temos um aviso! Algumas pesquisas apontam que o plástico, quando aquecido, pode liberar BPA (bisfenol-A) que é cancerígeno, pois possui substâncias tóxicas. Então, por mais que não tenha problemas em levar vasilhas de plásticos que são apropriadas para o uso no micro-ondas, tente evitar o uso.

  • Porcelana e louças (exceto aquelas que possuem detalhes metalizados);
  • Vidros comuns;

Mais um aviso! Alguns vidros não aguentam altas temperaturas, então para não ter surpresa, dê preferências para vidros refratários.

  • Vidros refratários;

Quais utensílios não podem ser levados para o micro-ondas?

  • Plástico;

Como dito antes, o plástico apropriado pode ser levado ao micro-ondas, porém ele pode soltar uma substância tóxica, então mesmo podendo, não é recomendado, por isso também colocamos o plástico nas listas  do que NÃO PODE ser levado ao micro-ondas;

  • Alumínio;

Neste caso pode acontecer duas coisas: na melhor das hipóteses você pode queimar o micro-ondas, na pior pode colocar fogo na sua cozinha.

  • Sacos de Papel

O sacos de papel podem pegar fogo dentro do micro-ondas, além de soltar uma substância tóxica;

  • Ovo

Nada de querer apressar a preparação do ovo cozido! A pressão do micro-ondas é tão alta que pode fazer esse explodir e vai ser sujeira para todo lado.

  • Embalagem de comida chinesa;

Grande parte das embalagens de comida chinesa possuem alumínio.

Outros alimentos e materiais que merecem um maior cuidado:

  • Alimentos com pele, casca ou membrana: Tomate, batata, linguiça, salsicha, pimentão, etc. Esses alimentos devem ser perfurados com um garfo antes de irem ao micro-ondas. Caso contrário, poderão explodir.
  • Embalagens fechadas: Quando nos perguntamos o que pode ir no micro-ondas sempre pensamos em como as embalagens devem estar. O recomendado é deixar as embalagens ou potes com tampa entreabertos para evitar o risco de explosão.
  • Alimentos com pouca umidade como pão, amendoim, etc.: Este tipo de alimento deve ficar pouco tempo no micro-ondas, apenas o suficiente para o aquecimento. Por não terem umidade, se ficarem por muito tempo dentro do aparelho, poderão incendiar-se.
  • Mamadeiras: Nunca aqueça a mamadeira com o bico no micro-ondas, pois ele pode entupir e causar uma explosão.

Fonte: Consul

Conclusão

E aí, gostou das dicas?

Agora você já sabe quais utensílios podem ser levados para o micro-ondas e também quais itens não podem ser utilizados, assim você cuida da sua saúde, evita acidentes na cozinha e não queima seu aparelho.

Agora me conta, você fez alguma coisa errada com o micro-ondas? Conhece alguém que comete algum destes erros? Se sim, já compartilhe este post com essa pessoa! Afinal, ninguém quer ver o micro-ondas em chamas, não é mesmo?!

E se você ama conhecer novas dicas que deixam o seu dia a dia na cozinha mais prático, aproveite para dar uma conferida em nossa seção de Dica de Culinária. Por lá, você vai encontrar conteúdos incríveis que vão tornar a sua rotina na cozinha ainda mais fácil!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta