Bife Wellington

O Bife Wellington é uma receita festiva tradicional, perfeita para comemorações, natal e ano novo. A base da receita é um filé mignon enrolado com parma, uma pasta de cogumelos e massa folhada. Fica perfeito acompanhado de um molho de vinho, vegetais ou até mesmo um risoto.

Ingredientes

Pasta de cogumelos (Duxelle)

  • 1 colher de azeite de oliva
  • 300 gramas de cogumelos que desejar (na receita utilizei Paris)
  • 50 gramas das castanhas que desejar (utilizei pistache)
  • 1 dente de alho
  • Tomilho fresco e sal a gosto

Bife Wellington

  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 peça de 500 gramas de filé mignon
  • 3 colheres de sopa de mostarda dijon
  • 300 gramas de massa folhada
  • 150 gramas de presunto de parma
  • Sal e pimenta a gosto
  • 1 ovo

Modo de preparo

Pasta de cogumelos (duxelle)

Pique os ingredientes em um processador de alimentos. Em seguida refoque com o azeite de oliva, até que a pasta perca sua água. Reserve.

Selando a carne

Retire a carne da geladeira e tempere bem com sal e pimenta, aguarde ficar em temperatura ambiente. Adicione azeite de oliva em uma frigideira e a aqueça bem. Sele a carne de todos os lados e retire da frigideira, nesse momento a carne não irá cozinhar por dentro. Com a carne ainda quente, pincele nela toda a mostarda dijon e em seguida aguarde esfriar.

Primeira montagem do bife wellington

Coloque na mesa uma camada de plástico filme e coloque sobre ela camadas sobrepostas de presunto parma. Em seguida cubra todo o presunto com a pasta de cogumelos. Agora, com cuidado, coloque a carne em cima da pasta de cogumelos e com o auxílio do plástico filme, enrole toda a carne, fechando o plástico o máximo que puder, para deixar os ingredientes bem colados. Deixe na geladeira por ao menos 20 minutos.

Montagem completa do bife wellington

Com o pacote já resfriado por alguns minutos, abra sobre um filme plástico a massa folhada, é importante que ela fique sempre resfriada, mas não congelada. Remova a carne do plástico e coloque sobre a massa folhada, com a ajuda do plástico filme, enrole com firmeza a massa em torno da carne, lembre-se de cortar o excesso de massa folhada, precisamos apenas do suficiente para as duas pontas se conectarem. Feche bem a trouxa de plástico, como um bombom, para todos os ingredientes se ligarem bem e para dar um bom formato. Deixe na geladeira por ao menos 30 minutos. Mas se desejar, pode fazer até mesmo um dia antes e assar quando quiser.

Assando o bife wellington

Primeiramente remova todo o plástico e pincele a massa folhada com 1 ovo batido, coloque em uma forma untada e faça alguns cortes na massa. Essa etapa do processo é crucial para o sucesso da carne. O desejo é que ao cortar, ainda tenhamos uma carne com o interior rosado, para isso, a temperatura interna da carne deve estar entre 57 e 65 ºC, explico abaixo minha estratégia para chegar nesse resultado. Deixe o forno pré-aquecido em 200 graus, quando estiver com a temperatura estável, coloque a carne, entre 20 e 30 minutos, a massa folhada estará dourada e você já poderá tirar a carne. Deixei ela descansar ao menos 15 minutos antes de cortar. Caso você tenha um termômetro espeto, ao dourar a massa, verifique a temperatura da carne, quando estiver próximo de 50 ºC já pode tirar a carne, pois ela continuará aumentando a temperatura enquanto descansa, caso você tire mais tarde, provavelmente passará do ponto! Após o período de descanso, corte em fatias e sirva com seus acompanhamentos preferidos!

Dinara Lima
Receita criada por: Dinara Lima

27 Receitas

Sou cozinheira no dia a dia, adoro preparar meu próprio alimento. Acredito que cozinhar seja uma manifestação cultural e um ato político. Costumo criar pratos mais saudáveis, mas não nego minha queda por doces.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 3 votes
Avaliação da Receita
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dinara Lima
criada por: Dinara Lima
Avaliação da receita
(3 votos, média 5)
Rendimento 2 pessoas
Duração 2 horas
Dificuldade Médio