Ingredientes
- Peça de 1,8kg aproximadamente Costela suína
- 1 colher de sopa rasa Sal
- a gosto Pimenta do reino
- 1 colher de sopa rasa Páprica picante
- 1 colher de chá Alho em pó
- 1 taça Vinho branco seco
Modo de preparo
Prepare a marinada da carne com pelo menos 24 horas de antecedência (se quiser deixar por 2 dias também não há problema). Nesta receita estou utilizando uma peça de 1,750g de costela de porco bem espessa, com uma boa camada de carne. Lave bem a peça de carne embaixo de uma torneira (somente com água) para tirar o excesso de sebo. Numa vasilha grande espalhe o sal em torno de toda a carne (na parte de cima e dos lados). Esfregue bem as mãos para espalhar o sal, massageando a carne. Acrescente pimenta do reino, páprica picante e o alho em pó, continuando a massagear a carne para fixar os temperos. Por fim, deixe a carne com os ossos virados para cima e despeje uma taça de vinho. Cubra com plastico filme e deixe descansar na geladeira por pelo menos 24 horas.
Faça uma brasa forte para selar a carne. Você poderá fazer esta carne no espeto ou ainda na grelha. É importante que você possa subir a carne depois de selar, então utilize uma churrasqueira que permita você subir o espeto ou a grelha.
Com o braseira bem forte, coloque a costela (no espeto ou grelha) na parte debaixo da churrasqueira por aproximadamente 6min de cada lado, começando com a parte dos ossos virada para baixo. Cada lado deverá ser selado e ficar com o aspecto de carne pronta (mas ainda estará crua no meio).
Para finalizar, você deverá manter a brasa média e levantar a carne depois de selar para terminar o cozimento interno. Suba a carne com a parte do osso para baixo e deixe aproximadamente de 20 a 30min cada lado (esse tempo pode variar de acordo com a espessura da sua costela). Depois de selar os 2 lados, está pronto! Para servir, fatie a carne em pedaços seguindo a direção de cada osso. Bom apetite!
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado