Hambúrguer de grão de bico e batata doce

O grão de bico é uma ótima substituição para a carne vermelha. Quando combinada com cereais integrais, é uma boa fonte de proteínas, com a vantagem de não possuir gorduras saturadas. A batata doce é o segredo da maciez, pois apenas o grão de bico deixa o hambúrguer seco e quebradiço.

Ingredientes

  • 1 xíc. Grão de bico cru
  • 1 unidade pequena Batata doce cozida
  • 1/2 xíc. Ervilhas congeladas
  • 1 un. pequena Cenoura cozida cortada em quadrados pequenos
  • 1/2 xíc. Polvilho azedo
  • a gosto Sal rosa
  • 1 dente Alho

Modo de preparo

Preparo do grão de bico

Um dia antes de preparar o hambúrguer, deixe o grão de bico de molho com água filtrada e algumas gotas de vinagre branco e limão. Troque a água a cada 12 horas. Após 1 dia escorra água e cozinhe com uma água nova por 15 minutos ou até o grão de bico ficar macio.

Preparo do hambúrguer

Coloque o grão de bico escorrido em um processador e pulse até virar uma massa. Em seguida adicione a batata doce e o alho. Após virar uma massa homogênea, adicione a cenoura, ervilhas, sal e o polvilho. Pulse um pouco e depois transfira para uma vasilha e termine de misturar com a mão. Caso a massa fique grudenta, vá adicionando mais polvilho. Assim que soltar da mão, modele os hambúrgueres e coloque em uma frigideira untada com óleo de coco, azeite de oliva ou ainda ghee. Sirva com um pão integral. Minha sugestão é um pão australiano, como da foto, que possui cacau e mel.

Sou cozinheira no dia a dia, adoro preparar meu próprio alimento. Acredito que cozinhar seja uma manifestação cultural e um ato político. Costumo criar pratos mais saudáveis, mas não nego minha queda por doces.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

3.5 8 votes
Avaliação da Receita
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dinara Lima
criada por: Dinara Lima
Avaliação da receita
(8 votos, média 3.5)
Rendimento 3 - 4 pessoas
Duração 1 hora
Dificuldade Médio