Refrigerante de gengibre

Já pensou em fazer refrigerante de gengibre em casa? Essa receita é rápida de fazer e além de ter um refrigerante mais saudável, você tem uma base para fazer vários drinks, como o Moscow Mule!

O refrigerante de gengibre é algo bem antigo, mas voltou a fazer sucesso, com o nome de Ginger Ale ou Ginger Beer, essa receita aqui está mais para a segunda opção, pois é fermentado!

Minha vó fazia esse refrigerante desde antes de ter geladeira, sabe como? Ela colocava o líquido em uma garrafa e amarrava dentro do rio por alguns dias, no dia de uma festa, ela servia fresquinho.

Não sei você, mas os únicos rios que tenho a disposição é o Tietê e Rio Pinheiros, então minha receita não envolve essa etapa, com um armário escuro em casa, você já pode fazer! Na receita, vou passar uma opção rápida, que ele fica pronto em dois dias e outra opção mais lenta.

Errei algumas boas vezes antes de acertar, então recomendo que siga o passo a passo para evitar acidentes! Estou um pouco obcecada com esse assunto, então em breve posto mais receitas relacionadas ao assunto, como o Ginger Ale, que é a bebida não fermentada e também como fazer um fermento caseiro que te possibilitará fazer vários sabores de refrigerante sem usar o fermento de pão!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Ingredientes

Ingredientes

  • 1 litro de água filtrada
  • 100 gramas de açúcar branco
  • 100 gramas de gengibre picado
  • 1 limão
  • 1/8 colher de chá de fermento biológico seco (pode ser de pão ou champagne)´- Opcional

Modo de preparo

Preparo da base

Em uma panela, coloque o gengibre picado, açúcar e água, deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos e desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar até esfriar. Quando esfriar, esprema o suco de 1 limão e coloque as cascas nesse chá, deixando algumas horas, eu costumo deixar durante a noite.

Engarrafar

Coe o líquido e coloque em uma garrafa, aqui é muito importante que não seja uma garrafa plástica fininha, pois pode explodir! Recomendo uma garrafa de ceveja ou refrigerante.

Opção 1: Fermentação natural

Se você tem tempo para esperar, basta fechar bem e deixar em um armário fechado por alguns dias, recomendo que todo dia você aperte a garrafa e quando estiver bem firme, coloque na geladeira por algumas horas antes de abrir. Não abra a garrafa, pois assim você perderá o gás não sonhado. Em meu teste aqui, com média de 25 graus na cozinha, fermentou em 5 dias.

Opção 2: Fermentação rápida

Se você quiser seguir um caminho mais rápido, pode adicionar na garrafa muito, mas muito pouco fermento de pão ou champagne, 1/8 de colher de chá, acredite, um dia coloquei o dobro disso e minha garrafa quase explodiu em 12 horas de fermentação. Agora no verão, com temperatura na cozinha entre 22 e 25 graus, a fermentação leva 24 horas, no inverno talvez possa levar dois dias, o importante é sempre apertar a garrafa, quando estiver firme, tire do armário e coloque na geladeira, espere esfriar para abrir, assim a atividade dentro da garrafa estará mais "calma".

Atenção

Muito importante: não esqueça essa garrafa no seu armário, ela pode explodir e causar um acidente, coloque um despertador para lembrar de checar.

Sou cozinheira no dia a dia, adoro preparar meu próprio alimento. Acredito que cozinhar seja uma manifestação cultural e um ato político. Costumo criar pratos mais saudáveis, mas não nego minha queda por doces.

Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado

5 2 votes
Avaliação da Receita
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Dinara Lima
criada por: Dinara Lima
Avaliação da receita
(2 votos, média 5)
Rendimento 3 - 4 pessoas
Duração 1 hora
Dificuldade Fácil