Ingredientes
- 200 gramas Abóbora cabotiá
- 300 ml Caldo de legumes
- 300 ml Água
- 1 colher de sobremesa Sal
- 25 gramas Queijo ralado fresco
- 30 gramas Manteiga
- 200 gramas Arroz para risoto (usei carnaroli)
- 100 ml Vinho branco
- 20 ml Azeite de oliva
Modo de preparo
Cozinhar ou assar a abóbora
Geralmente asso meia abóbora em forno na potência média, envolta em uma folha de alumínio, por cerca de 1 hora e meia e mantenho no forno desligado por mais 1 hora. Esse processo deixa a abóbora bem macia e adocicada, já fica como um purê rústico. Outra opção, mais rápida, é cozinhar em cubinhos na água, até ficar macia.
Preparar o caldo de abóbora
Bata no liquidificador a abóbora, o sal, o caldo de legumes e a água e reserve.
Base do risoto
Aqueça o azeite de oliva na panela e adicione o arroz, o envolvendo com óleo, logo em seguida, acrescente o vinho e deixe evaporar. A partir desse momento, vá despejando o caldo de abóbora aos poucos e misture de tempos em tempos, não precisa ser o tempo todo, mas com uma certa frequência, para que o amido do arroz não o faça grudar no fundo da panela. O fogo pode ficar bem alto. A medida que o caldo vai secando, pode adicionar mais, siga com esse processo até o arroz ficar no ponto certo (não deve prender no dente nem ficar muito empapado). Acerte o sal ao experimentar. Outro ponto importante é manter o risoto com líquido, para que ele não vire uma massa dura ao colocar no prato.
Finalização
Ao chegar no ponto desejado, coloque a manteiga e o queijo e mexa vigorosamente, para que a manteiga emulsifique com o risoto, a ideia é que o risoto ficará mais cremoso e levemente mais claro nesse momento. Sirva e consuma imediatamente, uma sugestão é decorar o prato com lascas de coco, que combinam muito bem com abóbora.
Gostou da receita? Deixe seus comentários, dúvidas ou ainda envie uma foto do resultado