10 receitas fáceis e práticas para vegetarianos

Não é tão difícil quanto parece, manter uma dieta vegetariana. As receitas são muito deliciosas e você pode diversificar os pratos e alimentos cada vez mais.

Comida saudável

Atualizado em 01/03/2021

receitas fáceis e práticas para vegetarianos

O vegetarianismo consiste em eliminar alimentos proveniente de qualquer animal, do cardápio da alimentação diária. São diversos os motivos que levam os indivíduos a se tornarem vegetarianos Seja por saúde, religião ou por valores pessoais.

Existem diversos tipos de vegetarianos. Os principais são:  o Ovolactovegetarianismo, que utiliza ovos, leite e laticínios na sua alimentação. O Lactovegetarianismo, que utiliza leite e laticínios na sua alimentação. O Ovovegetarianismo, que utiliza ovos na sua alimentação. E o Vegetarianismo estrito: não utiliza nenhum produto de origem animal na sua alimentação.

Ainda, existem os que não consomem NENHUM produto animal em todas as esferas da vida, desde a alimentação até o vestuário. Esses são os chamados Veganos.

A dieta já conquistou muitos adeptos no Brasil. Segundo uma pesquisa do Ibope de 2018, encomendada pela Sociedade Vegetariana Brasileira, cerca de 14% da população brasileira é vegetariana, o que seria em torno de 30 milhões de pessoas. Bastante, não?

As pessoas, porém, tendem a achar que uma dieta vegetariana é sinônimo de comida sem graça. Ou ainda que as comidas podem ser muito complicadas de cozinhar. Mas não é. Existem várias receitas e alimentos que podem ser implementados na dieta e que são muito gostosos e fáceis de preparar. 

Não é tão difícil quanto parece, manter uma dieta vegetariana. As receitas são surpreendentemente deliciosas e você pode aumentar o seu repertório de pratos, culinárias e alimentos cada vez mais. Principalmente, porque o mercado vegetariano está se expandido cada vez mais e novos produtos são adicionados ao catálogo a cada dia.

Por isso, hoje, o Cooky preparou uma lista com 10 receitas fáceis e práticas para quem é vegetariano, e também para quem quer ingressar nessa dieta e não sabe o que preparar para comer.

Vamos às receitas?

1. Quibe vegetariano de forno

Não é porque você decidiu seguir uma dieta vegetariana que você não pode saborear bons quibes. É possível preparar o quitute com vegetais e ingredientes livres de origem animal.

A base da receita é bem parecida com a original com carne. Você vai precisar de trigo para quibe, legumes e temperos.

2. Batata ao murro

As batatas, além de serem um boa fonte de vitamina C e de algumas vitaminas do complexo B, especialmente niacina, tiamina e vitamina B6, também são ótimas em qualquer receita, seja como base ou acompanhamento.

Estas batatas ao murro são deliciosas e são perfeitas para servir como acompanhamento de refeições. Para essa receita você vai usar apenas batatas e temperos.

3. Penne ao pesto de nozes 

Pratos com massa costumam agradar a maioria das pessoas. Eles são versáteis e podem ser preparados com os mais diversos molhos e complementos.

Para fazer a massa penne ao molho pesto, nozes foram utilizadas, mas você também pode substituir as nozes por castanhas de caju.

4. Risoto de ervilha e pesto 

Quem não gosta de um risoto? Esse é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arbório, ou o arroz em manteiga. Quem é vegetariano pode substituir o frango por ervilhas e molho pesto. 

Para o risoto os ingredientes base são: ervilhas, molho pesto (que pode ser comprado pronto em mercados ou feito em casa com manjericão) e, é claro, o arroz.

5. Cuscuz marroquino com legumes

Cuscuz marroquino é uma iguaria árabe que foi trazida para o Brasil pelos africanos e se popularizou durante o período colonial. Gostoso, fácil de preparar e nutritivo, ele possui diversos benefícios para a saúde, além de ser um prato versátil.

Para a receita você irá utilizar o cuscuz marroquino, cenoura e outros legumes de sua preferência.

6. Creme de abóbora

A abóbora é um ingrediente nutritivo e muito saboroso. O vegetal pode ser utilizado de várias formas na culinária e uma delas é o creme.

Para a receita você usará abóbora japonesa, temperos e água. Então, basta apenas cozinhar na panela de pressão e bater o caldo em um liquidificador para obter a cremosidade. Fácil, não?

7. Lasanha de espinafre

Assim como as massas, as lasanhas são versáteis e podem ser preparadas com os mais diversos molhos e complementos.

Quem é vegetariano pode preparar a lasanha como de costume e apenas  substituir a carne por espinafre. 

8. Ratatouille

Você já deve ter ouvido falar desse prato. Essa receita é para quem deseja se deliciar com algo mais leve. 

O Ratatouille é um prato cheio de sabor e nutrientes que mistura legumes baratos, como abobrinha, berinjela e bons temperos.

9. Panqueca de ricota e uva-passa

As panquecas também agradam muitas pessoas. A massa é ligada com leite e azeite de oliva extra virgem e temperado à gosto.

Quem é vegetariano pode fazer a tradicional receita, trocando a carne, por ricota e uva passa.

10. Mousse vegana de chocolate

Depois de todas essas receitas salgadas, o que falta é uma sobremesa, não é mesmo? Que tal uma mousse vegana de chocolate?

Esta mousse feita com abacate é uma receita bem popular. É muito fácil de fazer e é uma opção saudável para matar a vontade de doces.

Para preparar essa receita você vai precisar apenas de abacate e cacau.

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 10 receitas fáceis e práticas para quem é vegetariano. Com elas, você pode variar o cardápio das suas refeições. E para quem quer começar a aderir a dieta, já pode ter algumas ideias do que cozinhar!

Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas receitas? Já provou? Deixe sua resposta nos comentários! 

Aproveite este momento para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta