16 receitas de recheio para coxinha

A coxinha virou uma das marcas registradas da rica culinária brasileira. Por isso, o Cooky preparou uma lista com 16 dicas de recheio para preparar a coxinha.

Pães e massas

Atualizado em 27/01/2023

Receitas de recheio para coxinha

O dia 15 de março é o Dia Nacional da Coxinha. O salgado de recheio tradicional de frango desfiado, coberto com uma massa macia de batata com casca crocante é muito popular em todo o Brasil.

A coxinha teria sido criada em Limeira – SP, no século 19. Segundo a história, a família imperial brasileira escondia um menino, que seria filho da Princesa Isabel. A criança seria mantida longe da corte porque tinha deficiência mental e exigia cuidados intensos e era muito “chato” para comer. 

A única coisa que ele comia eram coxas de galinha. A lenda conta que, certa vez, a cozinheira da fazenda não tinha coxas de frango suficientes para o menino e resolveu transformar uma galinhada inteira em coxas. Ela preparou uma massa de batatas, desfie o frango e recriou uma coxinha de galinha. 

A história é boa, mas pouco consistente. Não existem documentos nem relatos oficiais que comprovem que o fato tenha realmente acontecido. Outros estudiosos ainda dizem que a receita original da coxinha é francesa. 

Seja sua origem de qualquer lugar, ela foi aprimorada por brasileiros e faz um tremendo sucesso por aqui.

A receita virou uma das marcas registradas da rica culinária brasileira. Entre os pães de queijos, feijoadas, pastéis e caipirinhas, a coxinha também é uma parada obrigatória do tour gastronômico de gringos no Brasil.

Existem várias possibilidades para preparar a coxinha. Desde a tradicional receita de frango ou de frango com catupiry às mais sofisticadas, há de variados sabores e para todos os gostos. Entre algumas opções estão a de milho com frango, pernil, camarão, costela de boi, carne seca, cheddar com bacon. E os recheios doces: romeu e julieta, churros, chocolate, doce de leite.

Por isso, hoje, o Cooky preparou uma lista com 16 dicas de recheio para preparar a coxinha e comemorar o dia desse delicioso quitute. 

Vamos às receitas?

Coxinha de frango com catupiry

Esse é o tradicional recheio da coxinha. O resultado fica delicioso e cremoso. Você pode ficar à vontade para substituir o catupiry pelo seu queijo preferido. 

Coxinha de frango com requeijão

Esse recheio é parecido com a receita acima, mas com requeijão, o resultado final é uma coxinha ainda mais cremosa!

Coxinha de queijo

Esse recheio parece com outro quitute amado pelos brasileiros: a bolinha de queijo. Mas não se engane, continua sendo coxinha! Você pode trocar o tipo de queijo, como mussarela, cheddar e provolone, por exemplo e assim criar novos sabores!

Coxinha de palmito

Essa é uma ótima opção para os vegetarianos. O palmito fica delicioso no recheio, dando uma certa crocância a este quitute tão popular!

Coxinha de creme de leite

O segredo dessa receita é o preparo da massa, que leva caldo de frango caseiro e creme de leite, o que deixará o seu salgado mais macio e saboroso!

Coxinha de calabresa com azeitona

Esse recheio fica uma delícia! A calabresa preparada com um pouco de molho de tomate e creme de leite deixa este recheio ainda mais gostoso. Uma dica é colocar azeitonas no recheio. Elas dão um toque azedinho que causa uma verdadeira explosão de sabores.

Coxinha de pernil

Tem sobra de pernil temperado em casa? Que tal transformar esta proteína em um delicio recheio para coxinha? Neste vídeo, você confere o passo a passo para preparar a massa com batata. Se preferir, você pode usar o aipim para dar textura para a massa.

Coxinha de camarão

Esse recheio é especial para os amantes do fruto do mar. Se você gosta de um toque picante em suas receitas, aproveite para inovar e coloque pimenta malagueta no recheio. Ficará ainda mais gostoso!

Coxinha de abóbora com carne seca

Essa receita tem a massa feita com abóbora e o recheio de carne seca, também conhecida como carne de sol. O resultado é uma coxinha de sabor surpreendente, pois o quitute conta com a mistura do sabor adocicado da abóbora e o salgado da carne seca.

Coxinha de mandioca

A massa dessa coxinha é feita com mandioca. E o recheio pode ser de sua preferência, como frango ou calabresa, por exemplo.

Coxinha com carne moída

A carne moída é uma proteína super versátil, que deixa pratos como a macarronada e a lasanha ainda mais gostosos. Por isso, neste vídeo, você verá que é possível utilizar a carne moída para rechear uma deliciosa coxinha feita com massa de mandioca.

Coxinha de milho

Nessa receita, o milho vai na massa e no recheio! Fica muito gostoso e também é uma ótima opção para os vegetarianos.

Coxinha de proteína de soja

Essa coxinha de proteína de soja não perde em nada para a de frango! Na massa, o leite de soja é o que vai dar sabor especial para a massa. Para o recheio, a proteína de soja foi utilizada para substituir a carne. Esta receita é ideal para quem é adepto da alimentação vegana.

Coxinha de batata-doce 

A receita com a massa feita com batata doce é uma delícia, além de ser super nutritiva. Você pode variar nos recheios, desde os tradicionais salgados até os doces.

Coxinha de churros

Que tal uma coxinha doce de sobremesa? Essa receita é recheada com doce de leite e coberta com uma mistura de açúcar e canela. Não temos mais o que dizer, né? É uma delícia!

Coxinha de brigadeiro branco com recheio de morango

Essa receita é um pouco diferente da tradicional, mas é deliciosa e merece estar nessa lista. Aqui a massa da coxinha é feita com brigadeiro e o recheio é um morango. Uma delícia, não é mesmo?

Ao longo deste artigo, você pôde conferir 16 receitas fáceis e práticas de recheio para coxinha. Com elas, você pode variar o cardápio dos seus lanches ou até festas de aniversário. Aproveite o dia da coxinha e deguste esse delicioso quitute!

Gostou das dicas? Você já conhecia alguma dessas receitas? Já provou? Deixe sua resposta nos comentários! 

Aproveite este momento para compartilhar este post com seus amigos em suas redes sociais!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta