Alcatra: 4 receitas deliciosas para você fazer em casa

Aprenda a preparar 04 receitas para variar no preparo da alcatra, que é uma carne suculenta e saborosa que pode ser usada no churrasco e em pratos do dia a dia

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 06/10/2021

Receitas de alcatra para fazer em casa

Alcatra é uma carne bem conhecida. Ao ir no mercado você vê ela disposta de várias formas: cortada em cubos, tiras ou bifes e quando falamos de receitas, é possível achar muitas opções de preparo, então já dá para imaginar que é uma carne bem versátil. 

Mas o que não imagina-se e poucas pessoas sabem, é que a alcatra é um corte bem diferente do que aparece nas pequenas bandejas dispostas no mercado.

A alcatra é um corte grande de carne que fica localizada na parte traseira do animal e corresponde a 8,84% da carcaça, e é considerado um corte nobre. Mas deste corte maior é tirado outros cortes como: a picanha, a maminha, o coração da alcatra, o bombom da alcatra, o baby beef ou miolo da alcatra e a rolha da alcatra.

Muitos cortes, né?

Inclusive, sai mais barato comprar o pedaço maior da alcatra e separar esses cortes em casa, mas poucas pessoas fazem isso, já que nem todo mundo sabe fazer e muitas vezes, opta-se pela praticidade.

Mas se você quer se aventurar e aproveitar essa economia, com este vídeo, você irá aprende a separar todos esses cortes da alcatra completa e de quebra ainda aprende a fazer um churrasco:

Bom, depois de ver tanta carne e falar tanto sobre alcatra, o que acha de finalmente aprender a aproveitar da melhor forma esse corte tão versátil?

Bora lá!

Carne de sol

Receita de carne de sol
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • 1 kg de miolo de alcatra (também é encontrado como coração de alcatra ou centro de alcatra)
  • 3 colheres (sopa) de flor do sal (ou sal grosso)
  • 1 colher (chá) de açúcar mascavo
  • manteiga de garrafa a gosto

Modo de preparo

  1. Numa tigela pequena, misture o sal com o açúcar mascavo (caso esteja utilizando o sal grosso, bata no pilão para quebrar em pedaços menores).
  2. Corte a carne em 4 pedaços grandes (de cerca de 15 cm x 4 cm) e seque bem com um pano de prato (ou papel toalha). Coloque os pedaços numa tigela e polvilhe com a mistura de açúcar e sal, espalhando bem com as mãos para cobrir toda a superfície.
  3. Tampe a tigela (ou cubra com filme) e mantenha na geladeira por dois dias. Passado o primeiro dia, abra a tigela, escorra o líquido que tiver formado e vire os pedaços de carne. Feche novamente e volte para a geladeira – nesse tempo a carne vai concentrar os sabores e perder parte da umidade, ela também vai mudar de cor, do tom vermelho vivo para um marrom mais escuro.
  4. Após o segundo dia, transfira a carne para uma assadeira e deixe descoberta na geladeira por mais 1 dia – essa etapa deixa a superfície da carne mais seca.
  5. Passado o tempo da cura, retire a carne da geladeira e corte cada pedaço ao meio – no total você vai ter 8 porções. Nesse formato mais quadrado e alto, a carne vai ficar vermelhinha no centro. Se preferir um bife mais fino, você pode fazer um corte ao meio de cada peça, sem chegar até o fim, como se estivesse abrindo um livro. Pressione delicadamente com a mão para nivelar.
  6. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando estiver bem quente coloque quantos pedaços de carne couberem, um ao lado do outro e deixe dourar sem mexer por cerca de 1 minuto – não precisa colocar azeite, a carne vai ficar com uma casquinha dourada e soltar da frigideira. Vire os pedaços com uma espátula para dourar a carne de todos os lados.
  7. Transfira os pedaços dourados para um prato e repita com o restante. Depois que todos tiverem sido dourados, deixe os pedaços descansarem por alguns minutinhos enquanto você lava a frigideira – esse tempo de descanso da carne é importante para a carne ficar macia e suculenta.
  8. Volte a frigideira ao fogo médio para aquecer. Regue com ¼ de xícara (chá) de manteiga de garrafa e volte quantos pedaços de carne couberem na frigideira novamente. Com uma colher, vá regando a carne com a manteiga quente por 4 minutos até aquecer o interior e dourar a superfície. Transfira os pedaços para a tábua e repita com o restante.
  9. Deixe a carne descansar novamente por 4 minutos antes de fatiar para servir.

Fonte: Panelinha

Alcatra ao molho de mostarda e mel

Receita de alcatra ao molho de mostarda e mel
Foto: Divulgação/Gshow

Ingredientes

Alcatra

  • 1 kg de alcatra
  • Sal e pimenta
  • Noz-moscada a gosto

Molho

  • 3 colheres (sopa) de mostarda
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 1 colher (sopa) de mel
  • 3 dentes de alho picados
  • Suco de 1 limão

Modo de preparo

  1. Adicione a alcatra em um recipiente.
  2. Misture a mostarda, o azeite, o mel, o alho, o limão, o sal, a pimenta e a noz moscada. Em seguida, adicione o molho sobre a carne.
  3. Faça alguns furos na carne para a marinada penetrar bem e deixe descansar por duas horas.
  4. Coloque a carne em saco plástico e leve ao forno preaquecido a 220ºC por 1h30.
  5. Tire o saco plástico da carne e deixe-a por mais 20 minutos no forno.
  6. Retire a carne, fatie e sirva.

Fonte: Gshow

Alcatra ao creme de cebola

Receita de alcatra ao creme de cebola
Foto: Divulgação/Ana Maria Brogui

Ingredientes

  • 1.200g de alcatra ou filé mignon
  • 1 pacote de sopa de creme de cebola
  • 4 colheres de sopa de manteiga (48g)
  • 4 cenouras raladas em ralo grosso (400g)

Modo de preparo

  1. Pré-aqueça o forno em temperatura alta.
  2. Misture o creme de cebola com manteiga até obter uma pasta.
  3. Cubra a alcatra com essa pasta, coloque a cenoura ralada e envolva com papel alumínio.
  4. Deixe no forno por 25 minutos.
  5. Retire o papel alumínio e deixe dourar por mais de 5 minutos.

Fonte: Ana Maria Brogui

Miolo de Alcatra na cerveja preta

Receita de miolo de alcatra na cerveja preta
Foto: Divulgação/Ana Maria Braga

Ingredientes

  • 2 talos de salsão picados
  • Tomilho a gosto
  • 2 cebolas médias
  • 4 dentes de alho picados
  • 2 cenouras grandes em rodelas
  • 8 batatas pequenas em rodelas
  • 2 folhas de louro
  • 500 g de miolo de alcatra em cubos médios
  • 500 ml de cerveja preta
  • 1 colher de de sopa de Farinha de trigo
  • 3 tomates picados em cubos sem sementes
  • Sal a gosto
  • Pimenta moída na hora a gosto
  • Azeite 

Modo de preparo

  1. Pique o salsão, as cebolas, alhos e tomates,
  2. Em uma panela, acrescente o azeite e refogue a cebola, o alho e o salsão.
  3. Acrescente os cubos de carne e deixe dourar um pouco, adicione os cubos de tomate e misture bem, salpique o tomilho fresco e mexa.
  4. Coloque a cerveja preta e deixe cozinhar por 20 minutos, até a carne ficar macia, a parte cozinhe os legumes ao dente.
  5. Adicione uma colher de sopa de farinha de trigo para engrossar o caldo, misture bem para que a farinha de trigo não fique empelotada e cozinhe por mais 10 minutos em fogo médio , acrescente as batatas e a cenoura e deixe cozinhar por mais 5 minutos, corrija o sal , polvilhe a salsa e está pronto.

Fonte: Ana Maria Brogui

Conclusão

Agora eu quero que você me conte: você sabia que da alcatra vinha tantos outros pedaços de carne? 

É muito legal ter essas informações, porque conhecer e entender os ingredientes das receitas é muito importante para você saber quais são as possibilidades que ele te dá. E se você ama um bom pedaço de carne, suculento e cheio de sabor, aproveite para conhecer os conteúdos sobre o tema Churrasco e Grelhados.

E se você gostou deste post, aproveita para compartilhar com um amigo, receita boa a gente sempre compartilha!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta