05 receitas para você aprender a preparar um delicioso Cupim em casa

O cupim é um corte muito singular, por possuir gordura entremeada na carne, é o que traz uma maciez única ao corte. Neste post, você confere 05 receitas de cupim para preparar em casa

Churrasco e Grelhados

Atualizado em 22/07/2021

04 receitas deliciosas de cupim para fazer em casa

Foto: Divulgação/Vovó Palmirinha

O cupim é uma parte do boi que fica logo atrás do pescoço do animal, mas não é algo comum de todas as espécies. Raças de origem europeia como Angus e Charolês, não possuem, já que ele é achado com mais frequência em bovinos que são adaptados a climas quentes como na raça Nelore, que é tão consumida aqui no Brasil.

Essa espécie de boi é originário da Índia e por questões religiosas, esse animal é usado na produção de leite e como animal de tração nas lavouras, mas na metade do século XIX, essa espécie foi trazido ao Brasil  e logo passou a ser criado para fins comerciais, sendo utilizada na produção de carne.

Este corte têm características muito singulares, pois é uma peça que possui muita gordura, mas diferente de outras partes do boi onde você pode tirar a gordura fora e deixar só a carne, esse tem a gordura entremeada, o que traz uma maciez única ao corte. 

O cupim não é uma peça muito conhecida, lugares como Europa, Estados Unidos, Argentina e Uruguai desconhecem esse corte, já que eles criam outros tipos de animais e por conta desta falta de familiaridade, o cupim teve má fama por um tempo. Tinha aqueles que diziam que o cupim guardava substâncias tóxicas do animal e que quem provasse essa carne iria passar muito mal, mas agora que a gente come cupim de tudo quanto é jeito, sabemos que isso não passa de uma lenda.

Mas, agora que você sabe tudo sobre a história do cupim, que tal colocar o avental e aprender a preparar esse corte da forma certa e de maneiras diferentes?

Vamos apreparar um cupim perfeito e macio!

Cupim na Mostarda e Farofa de Cenoura

Neste vídeo, o José Almiro do Canal Churrasqueadas vai te ensinar a preparar um delicioso cupim na mostarda assado na churrasqueira. E para acompanhar esta delícia nada melhor do que uma farofa de cenoura. A combinação destes pratos vai deixar seu almoço ou jantar irresistível.

Cupim na Churrasqueira Recheado com queijo

Você é do time que ama carne e queijo? Então essa receita é pra você! Neste vídeo do Canal Churrasqueadas, você vai conferir o passo a passo para preparar um cupim super suculento, recheado com muito queijo. Para acompanhar este prato, aposte em uma deliciosa salada de batatas.

Cupim na panela de pressão com batatas

Além de preparar o cupim no forno ou na churrasqueira, você também pode utilizar a panela de pressão para deixar o corte mais suculento e saboroso. Neste vídeo do Canal Receitas de Pai, Diego Assalve vai te ensinar como preparar um cupim que é de dar água na boca acompanhado de batatas.

Cupim na Churrasqueira com Manteiga

Neste vídeo, o Netão do Canal Bom Beef vai te mostrar que é possível preparar o cupim na churrasqueira utilizando poucos ingredientes, como manteiga. A manteiga será seu aliado para deixar essa carne no ponto certo e super saborosa! Para acompanhar este prato, aposte em uma salada verde e arroz branco.

Cupim no forno

A última receita deste post é uma versão do cupim feito no forno e como você pode ver na imagem de destaque, o resultado é uma carne se desmanchando! Será que está macia? É claro! Então não perca mais tempo e veja como preparar esta delícia para o seu almoço de domingo!

Conclusão

O cupim é uma carne deliciosa, mas se você decidir preparar essa peça precisa ter um pouco de paciência, porque por ser um corte alto e ter gordura entremeada, ela precisa de mais tempo de preparo, mas a espera vale a pena, porque fica uma delícia!

Por mais que o cupim seja uma estrela nos churrascos, você viu, pelos vídeos que selecionamos para você, que não precisa esperar o churrascão de domingo para provar um cupim macio e delicioso, mas a peça é grande, então você sempre pode convidar alguém para experimentar essas receitas com você, ou melhor, você pode compartilhar esse post com uma amigo(a) e ser convidada por ele(a)!

Conta pra gente se você já preparou cupim de algum jeito diferente dos que selecionamos e o que você acha desse corte delicioso?

E se você ama churrasco, aproveite para ler este post e aprender como preparar uma fraldinha super suculenta e saborosa!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta