Dia Mundial do Pão: 7 receitas saudáveis para um café da manhã mais nutritivo

O pão é um alimento tão amado que tem até data comemorativa! No dia 16 de outubro é comemorado o Dia Mundial do Pão, aproveite e confira 7 receitas saudáveis e deliciosas!

Pães e massas

Atualizado em 15/10/2021

Receitas de pão para um café da manhã mais nutritivo

Acordar cedo com o cheirinho de pão saindo do forno é uma sensação que é difícil explicar, porque ela traz aconchego, tranquilidade, e água na boca só de pensar na manteiga derretendo no pão quente. O café da manhã também é uma oportunidade de juntar a família ao redor da mesa antes das crianças irem para a escola e os pais irem trabalhar, aquele momento de compartilhar os compromissos do dia com todo mundo.

É engraçado como algumas comidas trazem todo um sentido especial para as refeições, o pãozinho fresco é algo marcante no café da manhã e também não podemos esquecer do café da tarde, que também é um momento de parar e recuperar as energias para continuar o dia, e quem sabe, até bater papo com alguém.

Nestes e em vários outros momentos, o pão foi fazendo parte do cenário, de um jeito que a gente nem percebe muito só de falar, mas na hora que vê a mesa com várias opções como pão de queijo, pão francês, pão carteira e muitos outros, dá até uma alegria.

Neste dia 16 de outubro, comemoramos o Dia Mundial do Pão, e para quem quer colocar a mão na massa e preparar algumas opções para o café da tarde ou até para amanhã cedo, trouxemos algumas receitas que vão deixar o seu café mais nutritivo. Opção de pão é o que não falta e vamos mostrar as melhores para você!

Chapati integral (Pão Indiano)

Pão chapati

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • ½ colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • ½ xícara (chá) de água
  • farinha de trigo para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha de trigo integral com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão, até formar uma farofa grossa.
  2. Adicione o óleo e misture com as pontas dos dedos.
  3. Aos poucos, junte o restante da água, sovando a massa com a mão. Aperte, amasse, estique e amasse novamente, dentro da tigela, por cerca de 5 minutos, até atingir uma textura macia e elástica. Se preferir sovar na bancada, polvilhe a superfície com uma camada bem fina de farinha de trigo. Mas evite juntar mais farinha na massa. Ela fica bem molenga inicialmente e, à medida que vamos sovando, ela fica no ponto.
  4. Modele a massa numa bola e embale com filme (ou cubra com um pano) e deixe descansar por 10 minutos – esse descanso relaxa o glúten e faz o pão inflar com mais facilidade.
  5. Polvilhe uma bancada de trabalho com farinha de trigo e faça um rolinho com a massa. Com uma faca (ou espátula) divida em 10 porções. Enrole com as mãos cada pedaço, como se fosse um brigadeiro. Abra a bolinha com o rolo de macarrão, até formar um disco fino – se a massa começar a grudar no rolo ou na bancada polvilhe mais farinha.
  6. Enquanto abre os discos, aqueça uma frigideira (pode ser de inox ou ferro) em fogo médio, sem untar. Quando estiver quente, coloque o disco de massa e deixe o pão assar por cerca de 20 a 30 segundos, até começar a formar bolhas. Vire o pão e deixe por mais 15 segundos na frigideira. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.
  7. Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para inflar e chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e repita com o os outros discos. Você também pode finalizar os chapatis na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar.
  8. Sirva a seguir. O chapati vai bem no café da manhã ou no happy hour com pastinhas.

Fonte: Panelinha

Pão Australiano

Receita de pão Astraliano
Foto: Divulgação/Panelinha

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
  • 1 xícara (chá) de farinha de centeio
  • 1 colher (sopa) de cacau em pó
  • 1 colher (chá) de sal
  • 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco (cerca de 10 g)
  • 50 g de manteiga em ponto pomada
  • ¼ de xícara (chá) de melado de cana
  • 1 xícara (chá) de água morna
  • Fubá para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande misture as farinhas, o cacau em pó, o açúcar mascavo e o sal.
  2. Na jarra medidora dissolva o fermento na água morna. Atenção: a água deve estar apenas morna para não matar o fermento, caso esteja muito calor na sua cidade pode usar água em temperatura ambiente mesmo.
  3. Junte a água com fermento aos ingredientes secos de uma só vez e misture bem com uma colher de pau. Adicione o melado de cana e misture bem com as mãos até incorporar toda a farinha – a massa é um pouco pesada e seca, não se preocupe é assim mesmo. Por último acrescente a manteiga em três etapas, amassando bem com as mãos.
  4. Sove a massa dentro da tigela por cerca de 15 minutos – faça movimentos contínuos, dobrando a massa sobre ela mesma, até ficar elástica. Para verificar o ponto, aperte a superfície da massa com o dedo indicador: se ela voltar, está no ponto caso contrário sove mais um pouco. Se preferir, sove a massa na bancada, mas atenção: não polvilhe a bancada com farinha (isso pode deixar o pão ressecado).
  5. Modele a massa numa bola e volte para a tigela. Cubra com um pano de prato úmido (ou filme) para que não resseque enquanto fermenta. Deixe descansar por cerca de 2 horas, ou até dobrar de tamanho.
  6. Passado o tempo de fermentação é hora de modelar os pães. Transfira a massa para a bancada e corte ao meio com uma espátula de padeiro (ou faca). Aplaine cada pedaço delicadamente, sem perder o formato oval. Dobre as laterais maiores em direção do centro e aperte bem a emenda com as pontas dos dedos. Role os pães delicadamente na bancada para deixar o formato oval, típico do pão australiano.
  7. Polvilhe uma assadeira grande com fubá e disponha os pães um ao lado do outro, deixando espaço entre cada um — eles ainda vão crescer. Cubra novamente com o pano úmido (ou filme) e deixe descansar por mais 1 hora.
  8. Faltando 20 minutos do tempo da segunda fermentação, preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
  9. Com uma peneira, polvilhe fubá na superfície dos pães. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos até ficarem dourados. Retire a assadeira do forno e, com cuidado, transfira os pães para uma grelha. Deixe esfriar antes de cortar. Sirva a seguir.

Fonte: Panelinha

Pão Italiano sem sova

Receita de pão italiano sem sova

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • ¼ de colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo
  • 1 ¼ colher (chá) de sal
  • 1 ½ xícara (chá) de água filtrada
  • farinha de trigo para polvilhar a bancada
  • farinha de trigo integral para polvilhar

Modo de preparo

  1. Numa tigela grande, misture a farinha com o fermento e o sal. Acrescente toda a água de uma só vez e misture vigorosamente com uma espátula para incorporar e desmanchar os grumos de farinha.
  2. Cubra com filme e deixe a massa fermentar por 12 ou até, no máximo, 18 horas (se preferir, prepare a massa no dia anterior e deixe fermentando durante a noite). Evite mexer a tigela e proteja a massa de variações de temperatura – esse é um pão sem sova, é a ação da água que vai formar as cadeias de glúten. Deixe a massa quietinha, ela precisa trabalhar sozinha.
  3. Após o longo tempo de fermentação a massa cresce bastante, triplicando de volume; fica cheia de bolhas, mole e meio grudenta. Forre uma tigela rasa com um pano de prato limpo e polvilhe com bastante farinha de trigo integral – o  pão vai descansar e manter o formato na tigela enquanto o forno pré-aquece.
  4. Polvilhe a bancada com bastante farinha de trigo. Vire a tigela e raspe bem toda a massa com uma espátula de silicone. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa. Com a espátula de padeiro, dobre a massa sobre ela mesma, nas quatro direções de fora para dentro. Com um movimento rápido da espátula, vire a massa deixando a emenda para baixo e modele o pão: apoie uma das mãos na lateral da massa e, com a outra, passe a espátula sob a massa, girando para formar uma bola.
  5. Transfira a massa para a tigela forrada com pano de prato, deixando a emenda para cima – dessa forma o pão fica com a parte lisinha para cima ao ser desvirado dentro da panela. Deixe o pão descansar por mais 30 minutos, esse é o tempo exato para o forno pré-aquecer.
  6. Coloque uma panela média, com a tampa, dentro do forno e preaqueça a 230 ºC (temperatura alta). Nós usamos uma caçarola de cerâmica com 24 cm de diâmetro, você também pode usar uma panela de inox, ferro ou pedra (que não tenha nenhuma parte que possa derreter no forno).
  7. Com cuidado, retire a panela de dentro do forno e polvilhe o fundo com farinha de trigo integral (ou, se preferir, unte a panela com azeite). Vire o pão de uma só vez para dentro da panela, tampe e leve ao forno para assar por 25 minutos.
  8. Passados os 25 minutos, abra a tampa e deixe o pão assar por mais 20 minutos, ou até dourar. Retire a panela do forno e, com cuidado, transfira o pão para uma grade. Deixe esfriar completamente antes de cortar as fatias e servir.

Fonte: Panelinha

Pão integral

Receita de pão integral

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 2 xícaras (chá) de leite em temperatura ambiente
  • 3 colheres (chá) de fermento em pó (fermento para bolo)
  • 1 colher (chá) de sal
  • Óleo para untar a fôrma

Modo de preparo

  1. Preaqueça o forno a 200 °C (temperatura média). Atenção: espere 20 minutos, após ligar o forno, para começar a separar os ingredientes – o preparo é bem rápido e o forno deve estar quente para o fermento agir e o pão crescer. 
  2. Separe uma fôrma de bolo inglês de 22 cm x 10 cm. Com uma folha de papel-toalha, espalhe uma camada fina de óleo na parte interna para untar. 
  3. Numa tigela grande coloque as farinhas de trigo branca e integral. Adicione o sal, o fermento e misture bem. Junte o leite, aos poucos, e vá misturando com uma espátula para incorporar. Mexa até formar uma massa lisa e um pouco grudenta. Não precisa sovar! 
  4. Transfira a massa para a fôrma untada e nivele a superfície com a espátula. Com uma faquinha bem afiada, faça um corte na superfície da massa, ao longo de todo o comprimento do pão – isso ajuda o pão a crescer de maneira uniforme. 
  5. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por cerca de 50 minutos, até ficar dourado e formar uma casquinha crocante. 
  6. Retire do forno e desenforme sobre uma grelha – se o pão ficar na fôrma ou sobre uma superfície lisa pode acumular vapor e amolecer a casca. Deixe esfriar antes de servir, as fatias também ficam uma delícia tostadas na frigideira ou torradeira.

Fonte: Panelinha

Pão com farinha de linhaça dourada

Receita de pão com farinha de linhaça dourada
Foto: Divulgação/Tudo Receitas

Ingredientes

  • 2 xícaras farinha de linhaça dourada
  • 5 claras ovos
  • 2 ovos
  • ½ xícara água (120 ml)
  • 5 colheres de sopa óleo vegetal
  • 1 colher de sopa fermento químico
  • 1 colher de chá sal

Modo de preparo

  1. Preaquecer o forno em 180º C. Misturar a farinha de linhaça, o sal e o fermento em uma tigela.
  2. Em outra tigela, bater os ovos com as claras de ovos até espumar. Acrescentar óleo e água, Bater novamente.
  3. Despejar os ingredientes da segunda tigela na primeira tigela dos ingredientes secos. Misturar.
  4. Untar e polvilhar a forma de pão com óleo vegetal e farinha de linhaça. Despejar a massa por cima.
  5. Levar ao forno para assar por 30 a 35 minutos. Após assar, desenformar em uma grelha. Esperar esfriar para cortar, caso contrário poderá esfarelar.

Fonte: Mundo Boa forma

Pão fofinho de aveia com linhaça

Receita de pão fofinho de aveia com linhaça
Foto: Divulgação/Ana Maria Braga

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de linhaça
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de aveia
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento biológico seco
  • 2 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (sobremesa) de sal
  • 2 ovos levemente batidos
  • 2 colheres (sopa) de margarina sem sal derretida em 360 ml de leite morno

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes secos, adicione os ovos e, aos poucos e enquanto amassa até desprender das mãos, vá acrescentando a margarina derretida no leite.
  2. Cubra com um pano e deixe crescer por 30 minutos.
  3. Modele o pão, disponha em assadeira untada e enfarinhada, cubra e deixe crescer por mais 15 minutos.
  4. Leve ao forno médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar.

Fonte: Ana Maria Braga

Pão sem glúten de liquidificador

Receita de pão sem glúten de liquidificador
Foto: Divulgação/Cyber Cook

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar light
  • 1 colher (café) de sal
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 unidades de ovo
  • 3 colheres (sopa) de polvilho azedo
  • 2 xícaras (chá) de farinha de arroz
  • 2 colheres (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de sementes de linhaça
  • 1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de preparo

  1. Coloque tudo no liquidificador, começando pelos líquidos, deixe separada a semente de linhaça.
  2. Depois de tudo bem misturado, acrescente o fermento em pó e, por fim, a linhaça.
  3. Coloque a mistura em uma forma de bolo inglês untada e polvilhada (se fizer em forma de silicone, só untada com um fio de azeite).
  4. Leve ao forno pré aquecido a 220ºC, por cerca de 40 min.

Fonte: Cyber Cook

Conclusão

Além das receitas acima, aqui no site do Cooky, você pode achar muitas outras opções como receitas de pão de cebola vegano, pão de batata e muitas outras que você acha neste post com 5 receitas de pão para vocês fazer em casa, e diversas opções de pão de queijo que você pode ver neste post com 8 receitas de pão de queijo que vão surpreender o seu paladar.

Com essas opções você vai conseguir preparar um café da manhã delicioso, só cuidado para não perder a hora do trabalho! E aproveite para compartilhar este post com seus amigos, assim, todo mundo pode ter um café da manhã mais que especial com um bom pão fresquinho!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta