Dica de culinária: Como acertar no ponto do macarrão?

Você ainda tem dúvidas de qual é o ponto ideal do macarrão? Neste post, você confere 05 dicas para acertar no ponto da massa e deixar o seu prato mais gostoso!

Dicas de culinária

Atualizado em 08/10/2021

Dicas de como acertar no ponto do macarrão

Para algumas pessoas cozinhar é um grande desafio, afinal é uma arte que envolve muitas especificidades: tem a combinação de sabores que deve ser correta, os pesos e medidas para cada receita, o tempo de cozimento que não pode nem passar e nem faltar, entre outras coisinhas que devem ser vista durante o preparo de uma receita.

Você deve estar pensando que estou falando de receitas bem elaboradas, mas na verdade, até um ovo frito tem seu ponto certo e quem já fez macarrão e acabou deixando a massa toda grudada por ter deixado passar do ponto, sabe que nem tudo que parece simples é fácil de fazer.

Aqui no Cooky você acha várias dicas de culinária que podem facilitar a sua vida na cozinha e hoje vamos ajudar você com dicas de como acertar no ponto do macarrão.

Cozimento

A primeira dica é essencial para que o seu macarrão alcance o ponto desejado. Antes de colocar a massa para cozinhar, você deve se certificar de que a água está fervendo. O ideal é que você cozinhe a massa em uma panela grande, utilizando um litro de água para cada 100 gramas de massa.

Fio de óleo ou pitada de sal?

Depois que a água ferver e antes de colocar a massa para cozinhar adicione 1 colher de sopa de sal para cada 2 litros e meio de água, isso vai ajudar a deixar o macarrão bem temperado. 

Uma observação importante! Se você colocar o sal antes da água ferver ela vai demorar para ficar com aquelas bolhas grandes que vão ajudar o seu macarrão a não grudar, e não esqueça que depois de colocar o sal, você deve esperar a água ganhar fervura novamente antes de colocar o macarrão.

Ah! Nem pense em colocar óleo na água do macarrão! O óleo cria uma camada impermeabilizante, o que faz com que o molho não penetre na massa.

Dê olho na embalagem

Você costuma olhar a embalagem do macarrão antes de cozinhar a massa? Se a sua resposta é não, é melhor você ficar atento as descrições da embalagem na próxima vez em que for cozinhar uma bela massa. Pois, cada massa tem um tempo de cozimento diferenciado. Na embalagem, você encontrará a informação de quanto tempo sua massa deve ficar cozinhando para obter o ponto ideal. Lembre-se: a massa fresca precisa de menos tempo para atingir o ponto correto!

Ponto “Al Dente”

O ponto ideal do macarrão é o famoso “Al Dente”. O ponto Al Dente nada mais é do que quando a massa está cozida, mas ainda assim, firme. Portanto, durante o cozimento, pegue uma massa e corte-a, se a massa ainda estiver com uma coloração branca no meio, você deve esperar por mais alguns minutinhos. Quando estiver cozida por dentro, é sinal de que a massa está na consistência correta. Em seguida, desligue o fogo e escorra a água. 

Durante o cozimento, é essencial que você mexa a massa para que ela não grude no fundo da panela.

Molho primeiro, massa depois

Sim, ao preparar um delicioso macarrão, você deve deixar o molho pronto antes da massa atingir o ponto ideal. Isso porque o tempo utilizado no preparo do molho é maior do que o tempo utilizado para cozinhar a massa. Se a massa ficar pronta antes do molho, pode ser que ela resseque ou fique grudenta.

Outras dicas de como acertar no ponto do macarrão!

Antes de escorrer o macarrão reserve um pouco da água para preparar o molho. Essa água é cheia de amido e ela vai ajudar a dar o ponto e a engrossar o molho. Outra dica muito importante é que você não deve resfriar o macarrão, a única exceção é quando fazemos salada de macarrão, mas nos outros casos nada de jogar água fria na massa.

Você pode encontrar outras dicas para fazer o macarrão perfeito no vídeo abaixo, onde a Rita Lobo ensina dicas de como acertar no ponto do macarrão e ainda fala um pouco sobre as medidas certas e os tipos de massa.

Conclusão

Pronto! Agora que você sabe todos os truques de como preparar um macarrão perfeito, que tal se aventurar nessas 10 receitas fáceis de molho surpreendentes que vão dar um sabor incrível para sua massa?

Mas antes, queremos saber: Você já segue algumas destas dicas? Tem mais alguma técnica de como acertar no ponto do macarrão?

Deixe sua opinião nos comentários! Ela é muito importante para nós!

Até a próxima dica de culinária!

Deixe uma resposta