Dica de culinária: como deixar o café passado mais gostoso?

Quem aí ama tomar um café passado? Neste post, você confere dicas incríveis para escolher um bom café, preservar o seu sabor e preparar um café passado ainda mais gostoso

Dicas de culinária

Atualizado em 18/05/2022

Como deixar o café ainda mais gostoso

Quem aí ama acordar e sentir aquele cheirinho de café fresco ou passar um cafezinho durante a tarde para espantar o sono e seguir com as tarefas do dia?

Quem ama café sabe, um bom grão pode trazer boas lembranças e até marcar momentos. E por isso, que neste post trouxemos algumas dicas incríveis para deixar o seu café passado ainda mais gostoso!

Se você é um amante de café não pode perder essas dicas!

Escolha um café de qualidade

A primeira dica deste post é: escolha um bom café!

Grão de café

Se você puder, compre o café moído na hora, ele geralmente é encontrado em cafeterias, padarias ou até mesmo em empresas que comercializam produtos naturais. Mas se você quer um café fresco de verdade, de preferência para a compra do café em grão, para moer somente na hora de passar o café. 

Caso você opte por comprar o café em grão, será preciso comprar alguns aparelhos específicos que podem ser comprados em lojas de utensílios. Mesmo sendo um pouco mais trabalhoso, vale muito a pena, pois o café moído na hora deixará o sabor e o aroma da sua bebida ainda melhor.

Fique atento a embalagem

Quando for comprar o café, opte por uma marca que conste na embalagem a frase “100% arábica”. Esta frase indica que a seleção dos grãos foi feita de forma criteriosa, onde a colheita é feita de forma manual e apenas os grãos maduros são escolhidos.

Além de estar atento às informações que constam na embalagem, é importante ficar atento à própria embalagem: de preferência aos cafés da embalagem a vácuo, pois elas preservam mais o aroma e sabor do grão moído.

Dê olho na água

Na hora de preparar o seu cafezinho é importante ficar de olho na temperatura da água, para não queimar o grão. O ideal é que a água esteja em pré-ebulição (90ªC), aquele momento que começa a formar bolinhas ao redor da panela, mas a água ainda não começou a ferver. Não esqueça de sempre usar água filtrada, pois água da torneira tem muito cloro o que pode influenciar no gosto do café.

Escolha o coador ideal

Você é do time coador de pano ou do time filtro de papel? 

Ambos podem ser utilizados, pois não comprometem a qualidade do café, mas o filtro de papel é mais higiênico e prático. 

Se você optar por usar o coador de pano, não esqueça de lavá-lo logo após o uso. Mas se você prefere o filtro de papel é preciso alguns cuidados:

  • Não esqueça de dobrar o filtro de papel nos locais demarcados, essas dobras ajudam o café a passar pelo filtro mais rápido evitando que fique amargo;
  • Antes de colocar o café no filtro de papel e começar o preparo do café, é importante escaldar o filtro. Nas laterais do filtro de papel, jogue um pouco da água quente, esse processo ajuda a tirar o gosto de papel, assim evitando que influencie no gosto final do café.

Coando o café

Se você acha que é só colocar o café no coador e jogar a água está muito enganado.

O processo de coagem é muito importante para o sabor final da bebida.

O ideal é que você não coloque a água de uma única vez, é importante fazer uma pré-infusão antes:

  • Depois do coador escaldado, coloque a quantidade de café desejada e jogue um pouco de água, apenas o suficiente para umedecer o pó e deixe a água escorrer. Esse processo ajuda a hidratar o café, o que ajuda a dar mais sabor à bebida.

Depois da pré-efusão, despeje o restante da água em movimentos circulares, que irão ajudar o grão a se movimentar fazendo a filtragem mais rápida.

Ah! Sabe quando o café já está terminando de passar e fica um bom tempo aquele restinho de café pingado do coador? É importante tirar o café antes desse momento, pois essas últimas gotas de café podem estar mais amargas e acabar influenciando no sabor do café que foi passado antes.

Cuidado ao adoçar o café

Adoçar ou não adoçar? eis a questão…

Os amantes de café falam que colocar açúcar na bebida tira todo o potencial de sabor e que um café bem preparado dispensa qualquer tipo de adoçante, inclusive eles indicam que pelo menos uma vez, se prove o café sem açúcar para sentir realmente o gosto da bebida.

Mas se você ama café, mas precisa adoçar, é indicado que você coloque açúcar ou adoçante só depois da bebida preparada

Armazenamento

Tanto o café moído como o café em grão devem ser armazenados em uma embalagem com boa vedação e em temperatura ambiente, para não perder aroma e nem o sabor. 

Se você optou por comprar o café já moído, não esqueça de dar preferência para as embalagem a vácuo e depois de aberto feche bem a embalagem, e consuma o café em até 3 semanas.

Incrementando o café

Mulher colocando leite no café passado

Se você quer ter um café ainda mais aromatizado,você pode experimentar colocar canela em pau ou uma semente de cardamomo, misturado ao café e coar normalmente, isso vai ajudar a trazer ainda mais sabor e aroma para a sua bebida.

E você, como costuma passar o seu café? Tem mais dicas para deixar o cafezinho da manhã ou da tarde ainda mais gostoso? Compartilhe com a gente nos comentários!

E caso você queira variar a forma como prepara seu café, confira o post com 7 receitas para saborear esta bebida, que é a queridinha dos brasileiros.

Se gostou do post compartilhe nas redes sociais e com os amantes de café que você conhece!

Até a próxima!

Quer receber nossas novidades por e-mail?

Assine nossa newsletter e receba as melhores dicas de culinária e receitas grátis em seu email.

Deixe uma resposta